???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1468
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLavor, Letícia Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8197400280491368por
dc.contributor.advisor1Villardi, Beatriz Quiroz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613664703389917por
dc.contributor.referee1Freitas, Jorge Augusto de Sá Brito e-
dc.contributor.referee2Teixeira, Maria Gracinda Carvalho-
dc.date.accessioned2017-03-20T14:27:11Z-
dc.date.issued2013-03-26-
dc.identifier.citationLAVOR, Letícia Dias. A avaliação de desempenho individual como instrumento de gestão estratégica de pessoas: o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 2013. 187 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1468-
dc.description.resumoEste trabalho refere-se ao tema Gestão Estratégica de Pessoas, tem como temática a avaliação de desempenho individual (ADI) numa instituição pública ligada à área da cultura e vem ao encontro de uma inquietação da pesquisadora para, enquanto gestora, avaliar seus pares e subordinados e ser avaliada com base em um instrumento de avaliação de desempenho individual que parece ter sido percebido pelos funcionários como instrumento apenas para concessão de gratificação ou punição, estando assim dissociado de sua função primordial que é a de servir como feedback para todo o sistema de gestão. Diante do exposto, uma questão central de pesquisa foi colocada: quais são as diretrizes para a elaboração de um instrumento de avaliação de desempenho individual para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que seja percebido pelos servidores como uma ferramenta de gestão pertinente à realidade da organização? A abordagem metodológica desta pesquisa foi qualitativa e para coletar dados empíricos foi realizada uma entrevista de grupo focal. Concluiu-se que para se elaborar um instrumento de ADI que seja percebido como instrumento de gestão pertinente à organização faz-se necessário uma política de comunicação unificadora que dissemine os objetivos de seu planejamento estratégico, os seus macroprocessos e seus indicadores. Concluiu-se, ainda, que a elaboração da ADI deve ser liderada por técnicos cuja capacitação seja reconhecida pelo corpo funcional e ter por base as responsabilidades e atribuições dos servidores, que precisam também ser mapeadas e traduzidas num novo Plano de Cargos e Carreira.por
dc.description.abstractThis work relates to the theme Strategic People Management, has as its theme the assessment of individual performance (ADI) a public institution linked to the area of culture and comes against a researcher for the unrest, while managing, evaluating their peers and subordinates and be evaluated based on an assessment instrument performance individual who seems to have been perceived by employees as a tool only for grant of gratuity or punishment, thus being decoupled from its primary function is to serve as feedback for any management system. Given the above, a central research question was posed: What are the guidelines for the preparation of an instrument to assess individual performance for the Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) that is perceived by servers as a management tool relevant the reality of the organization? The methodological approach of this research was to collect qualitative and empirical data we conducted a focus group interview. It was concluded that in order to develop a tool that ADI is perceived as a management tool relevant to the organization it is necessary a policy of unifying communication to disseminate the goals of its strategic plan, its macro-processes and their indicators. We conclude further that the development of the ADI should be led by technicians whose training is recognized by the workforce and be based on the duties and responsibilities of the servers, which must also be mapped and translated into a new Job and Career Planeng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2017-03-20T14:27:11Z No. of bitstreams: 1 2013 - Letícia Dias Lavor.pdf: 4101656 bytes, checksum: 3fa8834f7856c16ec86e11e23f14b43a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-20T14:27:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Letícia Dias Lavor.pdf: 4101656 bytes, checksum: 3fa8834f7856c16ec86e11e23f14b43a (MD5) Previous issue date: 2013-03-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5106/2013%20-%20Let%c3%adcia%20Dias%20Lavor.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19802/2013%20-%20Let%c3%adcia%20Dias%20Lavor.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26101/2013%20-%20Let%c3%adcia%20Dias%20Lavor.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32510/2013%20-%20Let%c3%adcia%20Dias%20Lavor.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38924/2013%20-%20Let%c3%adcia%20Dias%20Lavor.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45340/2013%20-%20Let%c3%adcia%20Dias%20Lavor.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51722/2013%20-%20Let%c3%adcia%20Dias%20Lavor.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58196/2013%20-%20Let%c3%adcia%20Dias%20Lavor.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesABBAD, Gardênia da Silva; LIMA, Geny Bárbara do Carmo e VEIGA, Maria Raimunda Mendes da. Implantação de um sistema de desempenho:métodos e estratégias. Revista de Administração. São Paulo, v.31, n.3, p. 38-52, Jul-Set/1996. ABRUCIO, Fernando Luiz. Desafios contemporâneos para a reforma da administração pública brasileira. In : PETERS, B. Guy; PIERRE. J (Org). Administração Pública Coletânea. Local : ENAP Editora: Unesp, 2010. Capítulo 24 AGUIAR, Victor Rafael Laurenciano; MEDEIROS, Claudio Melquiades. Entrevistas na pesquisa social: o relato de um grupo de foco nas licenciaturas. Trabalho apresentado no III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, realizado pela PUC do Paraná, Brasil, de 26 a 29 de outubro de 2009. ALBUQUERQUE, Lindolfo Galvão; OLIVEIRA, Patrícia Morilha de. Competências ou cargos: uma análise de tendências das bases para o instrumental de Recursos Humanos. Caderno de Pesquisas em Administração. São Paulo, v.8, n. 4, p. 11-25, out-dez, 2001. ANTONELLO, Claudia Simone. A metamorfose da aprendizagem organizacional : uma revisão crítica. In: RUAS, Roberto Lima; ANTONELLO, Claudia Simone e BOFF, Luiz Henrique (Org). Os novos horizontes da Gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. cap.1, p. 12-33. BARBOSA, Lívia. Meritocracia à Brasileira: o que é desempenho no Brasil? Revista do Serviço Público. Ano 47, v. 120, n.3, p. 59-102, Set/Dez, 1996. BECKER, Brian E.; HUSELID, Mark A.; ULRICH, Dave. Gestão estratégica de pessoas com Scorecard: interligando pessoas, estratégia e performance. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001. p 15-99. BECKER, Grace Vieira e LACOMBE, Beatriz Maria Braga. Gestão, Inovação e Competências: conciliando ideias no estudo dos empreendedores de incubadora da base tecnológica. In : RUAS, Roberto Lima; ANTONELLO, Claudia Simone e BOFF, Luiz 105 Henrique (Org). Os novos horizontes da Gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. p. 168-186. BERGAMINI, Cecília Whitaker. Novo exame preocupado da avaliação de desempenho. Revista de Administração. São Paulo. v. 18, n.2, p 5-11, abr./jun. 1983. ___________________________; BERALDO, Deobel Garcia Ramos. Avaliação de Desempenho Humano na Empresa. São Paulo: Atlas, 1983. BITENCOURT, Claudia Cristina. A gestão de competências como alternativa de formação e desenvolvimento nas organizações: uma reflexão crítica baseada na percepção de um grupo de gestores. In: RUAS, Roberto Lima; ANTONELLO, Claudia Simone; BOFF, Luiz Henrique (Org). Os novos horizontes da Gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre : Bookman, 2005. cap.7, p. 132-149. BITTENCOURT, Maryângela Aguiar; ZOUAIN, Deborah Moraes. Escolas de Governo e a profissionalização do Servidor Público: estudo dos casos da escola de Serviço Público do Estado do Amazonas – ESPEA e da Fundação Escola de Serviço Público Municipal de Manaus – FESPM. Revista de ADM.MADE. Rio de Janeiro, ano 10, v 14, n.2, p.75-94, 2010. BOYATZIS, Richard E. The comptent manager : a model for effective performance. New York : Wiley, 1982. BRANDÃO, Hugo Pena; GUIMARÃES, Tomás de Aquino. Gestão de competência e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto ?. Revista de Administração de Empresas – RAE. São Paulo: FGV. v.41, n. 1, p. 8-15, jan./mar. 2001. ____________________; ZIMMER, Marco Vinício; PEREIRA, Carolina Guarçoni; MARQUES, Fernanda; COSTA, Helder Viana; CARBONE, Pedro Paulo; ALMADA, Valéria Ferreira. Gestão de desempenho por competência : integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus. Revista de Administração Pública – RAP. Rio de Janeiro: FGV. v. 42, n.5, p.875-898, set/out.2008. 106 BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto: Juarez de Oliveira. Série Legislação Brasileira 4. São Paulo: Saraiva, 1990. ______. Decreto n. 2.290/1938. Expede o regulamento de promoções dos funcionários públicos civis Disponível em : <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaNormas.action?numero=2290&tipo_norma=DEC&data=19380128&link=s> Acesso em 27 de fevereiro de 2013. ______. Decreto-Lei n. 579, de 30 de julho de 1938. Dispõe sobre a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP). Disponível em :<https://conlegis.planejamento.gov.br/conlegis/legislacao/index.htm>. Acesso em 10/10/2011. ______. Decreto-Lei n. 200, de 25 de fevereiro de 1967. Dispõe sobre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências. Disponível em : <http://w3.ufsm.br/proplan/images/stories/file/decreto-lei%20200-67.pdf. >Acesso em 8 de março de 2013. ______. Decreto-Lei n. 80.602, de 24 de outubro de 1977. Regulamenta a aplicação dos institutos da Progressão Funcional e do Aumento por Mérito, a que se referem a Lei nº 5.645, de 10 de dezembro de 1970, e o Decreto-lei nº 1.445, de 13 de fevereiro de 1976, e dá outras providências. Disponível em <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaNormas.action?numero=80602&tipo_norma=DEC&data=19771024&link=s >. Acesso em 08/03/2013 _______. Decreto 84669, de 24 de abril de 1980. Regulamenta o instituto da progressão funcional a que se referem a Lei nº 5.645, de 10 de dezembro de 1970, e o Decreto-lei nº 1.445, de 13 de fevereiro de 1976, e dá outras providências. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1980-1989/D84669.htm> . Acesso em 08/03/2013. ______. Lei n. 8112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. 107 Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8112cons.htm> Acesso em 08/03/2013. ______. Emenda Constitucional n. 19, de 04 de junho de 1998. Modifica o regime e dispõe sobre princípios e normas da Administração Pública, servidores e agentes políticos, controle de despesas e finanças públicas e custeio de atividades a cargo do Distrito Federal, e dá outras providências.Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc19.htm>. . Acesso em 08/03/2013. ______. Decreto n. 5707, de 23 de fevereiro de 2006. Dispõe sobre a instituição da Política e das Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990. DOU de 24/02/2006, nº 40, Seção 1, p. 3. ______ . Prefeitura Municipal de São Paulo. Lei n. 14173, de 26 de junho de 2006. Estabelece indicadores de desempenho relativos à qualidade dos serviços públicos no município de São Paulo e dá outras providências. http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/804973/lei-14173-06-sao-paulo-sp. Acesso em 08/03/2013. ______. Decreto n. 7.133, de 19 de março de 2010. Regulamenta os critérios e procedimentos gerais a serem observados para a realização das avaliações de desempenho individual e institucional e o pagamento das gratificações de desempenho. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7133.htm>. Acesso em 05/05/2012. ______. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Portaria n. 433, de 29 de dezembro de 2010. Dispõe sobre os critérios e procedimentos específicos de avaliação de desempenho individual e institucional ; de atribuição da Gratificação de desempenho de Atividade Cultural – GDAC e de atribuição da Gratificação de Desempenho do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo . DOU de 31/12/2010, nº 251, Seção 1, p. 39 108 ______. Poder Judiciário de Santa Catarina, Resolução 11-GP, de 07 de março de 2011. Regulamenta a progressão funcional dos servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina Revoga a Resolução n.º 002/95-GP, de 21 de março de 1995, alterada pela Resolução n.º 023/96-GP, de 27 de agosto de 1996. Disponível em <.http://www.tj.sc.gov.br/institucional/diretorias/drh/secacomfunc/resolucoes/res1101.htm>. Acesso em 08/03/2013. BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A reforma do estado dos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Cadernos MARE da reforma do estado. Brasília : Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, 1997. Caderno 1. 58 p. Disponível em http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/publicacao/seges/PUB_Seges_Mare_caderno01.PDF>. Acesso em 05/06/2011. CARBONE, Pedro Paulo ; BRANDÃO, Hugo Pena ; LEITE, João Batista Diniz. Gestão por competências e gestão do conhecimento. Rio de Janeiro : FGV, 2005. CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICIPIOS. Nova Administração Pública: Gestão Municipal e Tendências Contemporâneas. Coletânea Gestão Pública Municipal. Gestão 2009-2012. Brasília : CNM, vol. 6. 2008, 64 p. Disponível em <http://www.amcg.org.br/uploads/files/06NovaAdministracaoPublica.pdf>. Acesso em 05/06/2011. COSTA, Frederico Lustosa da. Condicionantes da Reforma do Estado. In: MARTINS, Paulo Emílioe PIERANTI, Octavio Penna. (Org.). Estado e Gestão Pública – Visões do Brasil Contemporâneo Rio de Janeiro: FGV, 2ª Edição, 2007. cap. 6. p.133-158 CRUZ NETO, Otávio MOREIRA, Marcelo Rasga; SUCENA, Luiz Fernando Mazzei. Grupos focais e pesquisa social qualitativa: o debate orientado como técnica de investigação. Trabalho apresentado no XIII Encontro da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, realizado em Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, de 4 a 8 de novembro de 2002. Disponível em <http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/pdf/2002/Com_JUV_PO27_Neto_texto.pdf > Acesso em 03/02/2012. 109 DEMO, Pedro. Metodologia para quem quer aprender. São Paulo: Atlas, 2008. DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: Teorias e Abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. DINIZ, Eli. Empresariado, Estado e Políticas Públicas no Brasil: novas tendências no limiar do novo milênio. In: Seminário Internacional de Ciência Política. Porto Alegre. Resumos... Porto Alegre: PPGCP/UFRGS e Associação Universitária do Grupo de Montevidéu, 2001. 30 p. Disponível em <http://www.ie.ufrj.br/aparte/pdfs/elidiniz_empresariado_e_politicas_publicas.pdf> . Acesso em 20/06/2011. DURAND, Thomas. L'alchimie de la compétence. Revue française de gestion, n. 160, p. 261-292, 2006. DUTRA, Ademar; SOUZA, Márcia da Costa P. Sales; AMBONI, Nério; MARQUEZI, Tania Maria C. Avaliação de desempenho: histórico, teorias e implantação. In DUTRA, Ademar; MIROSKI, Christiane (Org). Gestão Estratégica de Pessoas: teoria e reflexão na prática de cases. Florianópolis: Insular, 2008. cap 5, p. 163-195. DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelos, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002. _________________. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004 FADUL, Elvia; SOUZA, Antonio Ricardo. Analisando a interface entre o gerencialismo, a criação das agências reguladoras e a inovação institucional. 30º Encontro da ANPAD. Anais da ANPAD. Salvador, Brasil, 2006. 15p. FISCHER, André Luiz. Um resgate conceitual e histórico dos modelos de gestão de pessoas, In: FLEURY, Maria Tereza Leme Fleury (org.) As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002. p 11-34. 110 FLEURY, Maria Tereza Leme Fleury; FLEURY, Afonso. Construindo o Conceito de Competência. RAC, Curitiba, v.5, p 183-196, 2001. Edição Especial. GONDIM, Sonia Maria Guedes. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Revista Padéia, São Paulo, v 12. n. 24. p. 149-161, 2003. GOULART, S.; CARVALHO, C.A. O pesquisador e o design da pesquisa qualitativa em administração. In: VIEIRA, Marcelo Milano Falcão Vieira; ZOUAIN, Deborah Moraes. Pesquisa Qualitativa em Administração: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. p. 119-140. GRILLO, Antonio Nicolló. Avaliação de desempenho: a experiência brasileira na Administração Pública. Revista de Administração IA- USP. São Paulo, v.17, n.1, p. 24-38. Jan/mar. 1982. HAMEL, Gary ; PRAHALAD, Coimbatore Krishnarao. Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campos, 1995. IPHAN - INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (Brasil). Planejamento Estratégico. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=14677&retorno=paginaIphan>. Acesso em: 05/01/2012. _______ (Brasil). Planejamento Estratégico. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/portal/baixaFcdAnexo.do?id=1702>. Acesso em: 05/01/2012 _______ (Brasil). Memorando nº 01/2012- Unidades de Avaliação e Unidades Administrativas GDAC. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/intranet/montaProcedimentoInterno.do?idSecao=10789&sigla=Iphan&retorno=paginaIphan . Acesso em: 05/01/2012 LACOMBE, Beatriz Maria Braga; ALBUQUERQUE, Lindolfo Galvão. Avaliação e mensuração de resultados em gestão de pessoas: um estudo com as maiores empresas 111 instaladas no Brasil. Revista de Administração, São Paulo, v.43, n.1, p. 5-16. jan./mar. 2008. LE BOTERF, Guy. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre : Artmed, 2003. LOTTA, Gabriela Spanghero. Avaliação de desempenho na área pública: perspectivas e propostas frente a dois casos práticos. RAE Eletrônica, vol 1 n. 2, jul-dez/2002 LUCENA, Maria Diva da Salete. Avaliação de Desempenho: métodos e acompanhamento. São Paulo: Mc Graw Hill do Brasil, 1977. MOTTA, Paulo Roberto. Formação de liderança. Caderno de Administração da Justiça: Planejamento Estratégico. Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal, 4ª Região, 2009. módulo 6. p. 2-69. Disponível em <http://www.trf4.jus.br/trf4/upload/editor/apg_PAULO_MOTTA_NOVO.pdf> .Acesso em 08/06/2011. NARDUCCI, Viviane; VILLARDI, Beatriz Quiroz; DUBEUX, Veranise. Uma Proposta de Análise Quantitativa da Avaliação de Desempenho por Competências para minimizar as restrições culturais do Poder Judiciário ao Modelo de Administração Pública Gerencial: O Caso de um Tribunal de Justiça. 30º Encontro da ANPAD, Anais da ANPAD, 2006. Salvador, Brasil. p 1-17. NASSUNO, Marianne. Demissão por insuficiência de desempenho na reforma gerencial: avanços e desafios. Cadernos da ENAP. Brasília: ENAP, n. 29, p. 3-16. 1998. Disponível em < http://www.enap.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=259>. Acesso em 29/06/2011. NOGUEIRA, Roberto Passos. Novas Tendências Internacionais da Força de Trabalho do Setor Público: o Brasil comparado com outros países. Observa RH, Brasília : UnB, p. 1-11 Agosto, 2005. Disponível em < http://www.opas.org.br/rh/admin/documentos/rpn_port.pdf> Acesso em 29/06/2011. 112 PAULA, Ana Paula Paes de. Administração pública brasileira entre o gerencialismo e a gestão social. RAE, v. 1, n.45, p. 36-49. Jan/Mar, 2005. PECI, Alketa; PIERANTI, Octavio Penna e RODRIGUES, Silvia. Governança e new public management: convergências e contradições no contexto brasileiro. O&S, v.15, n.46, p. 39-55. Jul./Set. 2008. PEIXER, Élcio; BARATTO, Jussara Salete; CARVALHO, Desiree de Souza Freccia de. Avaliação de Desempenho do Servidor Público. Unisul Virtual. Set.2008. PONTES, Benedito R. Avaliação de Desempenho: uma abordagem sistêmica. 5. ed. São Paulo: Editora LTr., 1991. PORTER, Michel. Vantagem competititva : criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989. PORTO, Cléa Cristina; FERNANDES, Jeanete Marques; LEÃO, Lúcia Margarida; OLIVEIRA, Rosimeri Lourdes. Surgimento, evolução e perspectivas da gestão de pessoas. In DUTRA, Ademar; MIROSKI, Christiane (Org). Gestão Estratégica de Pessoas: teoria e reflexão na prática de cases. Florianópolis: Insular, 2008, p. 19-62. REIS, Germano. Avaliação 360 graus. São Paulo:Atlas, 2000 RODRIGUES, Junia Marçal. Remuneração e competências: retórica ou realidade? RAE, Minas Gerais, vol 46, p. 23-34, 2006. Edição Especial ROESCH, Sylvia Maria Azevedo; BECKER, Grace Vieira; MELLO, Maria Ivone de. Projeto de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 2. ed. São Paulo: Atlas. 1999. RUAS, Roberto Lima. Gestão por competências: uma contribuição à estratégia das organizações. In: RUAS, Roberto Lima; ANTONELLO, Claudia Simone; BOFF, Luiz Henrique (Org). Os novos horizontes da Gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. Cap. 2, p.34-55. 113 RUEDIGER, Marco Aurelio; RICCIO, Vicente. Grupo focal: método e análise simbólica da organização e da sociedade. In:VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; ZOUAIN, Deborah Moraes (org). Pesquisa qualitativa em Administração. Rio de Janeiro: FGV, 2006. p 151-172 SANTANA, Miriam Ilza. A vinda da corte Portuguesa para o Brasil. Disponível em: <http://www.infoescola.com/historia/a-vinda-da-corte-portuguesa-para-o-brasil/>. Acesso em: 10/10/2011 SARAIVA, Luiz Alex Silva e BAPTISTA, Rozália Del Gáudio Soares. Comunicação e Ideologia na Empresa : Análise de discursos em uma organização do setor siderúrgico. Revista Gestão Organizacional, vol. 2, n. 1,p. 63- 76, jan./jun. – 2009 SARAVIA, Enrique. Introdução à teoria da política pública. In: SARAVIA, Enrique e FERRAREZI, Elisabete. Políticas Públicas: Coletânea. Brasília: ENAP. 2006. Cap. 1, p-21-42. Disponível em <http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=2857>. Acesso em 01/04/2011. SECCHI, Leonardo. Modelos organizacionais e reforma da administração pública. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.43, n.2, p. 347-369. mar./abr. 2009. SILVA, Francielle Molon; MELLO, Simone Portella Teixeira de. A noção de competência na gestão de pessoas: reflexões acerca do setor público. Revista do Serviço Público. ENAP: Brasília. Abr/jun, 2011. SILVA, Francisco Carlos da Cruz. Controle Social: Reformando Administração para a Sociedade. Organizações & Sociedade. Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia: Salvador, v.9, n.24, p. 115-137, mai/ago, 2002. SUZUKI, Juliana Akiko Noguchi; GABBI, Ligia Villas Boas. Desafios da Avaliação de Desempenho no Setor Público: o caso da Prefeitura de São Paulo. 2009. Disponível em <http://www.consad.org.br/sites/1500/1504/00001294.pdf>. Acesso em 05 de maio 2012. 114 THOMAS, David, R. A general inductive approach for analyzing qualitative evaluation data. American Journal of Evaluation. Sage: maio, 2008. Disponível em <http://www.sagepublications.com> Acesso em 20 de agosto de 2012. UNICAMP. Processo de avaliação : uma ferramenta para a gestão de pessoas. Proposta desenvolvida pelo grupo técnico de avaliação constituído pela Portaria 64/05/UNICAMP. São Paulo, 2005. Disponível em : <http://www.pg.unicamp.br/uploads/anexos/anexo_cad-1-2006.pdf > .Acesso em 27de fevereiro de 2013. WOOD JR. Thomaz; PICARELLI FILHO, Vicente. Remuneração estratégica : a nova vantagem competitiva. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1999. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre:Bookman, 2005. ZARIFIAN, Philippe. Objectif compétence: pour une nouvelle logique. Paris : Editions Liaisons, 1999. __________________. O modelo da Competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo: Senac, 2003.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPublic Administrationeng
dc.subjectStrategic People Managementeng
dc.subjectIndividual Performance Evaluationeng
dc.subjectQualitative Analysiseng
dc.subjectAdministração Públicapor
dc.subjectGestão Estratégica de Pessoaspor
dc.subjectAvaliação de Desempenho Individualpor
dc.subjectIPHANpor
dc.subjectAnálise Qualitativapor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.titleA avaliação de desempenho individual como instrumento de gestão estratégica de pessoas: o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacionalpor
dc.title.alternativeThe evaluation of individual performance as an instrument of strategic management of people: the National Historical and Artistic Heritage Instituteeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Letícia Dias Lavor.pdf2013 - Letícia Dias Lavor4.01 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.