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dc.creatorAquino, Iná Jana Souza de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8219969947401061por
dc.contributor.advisor1Otranto, Celia Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6452959271161723por
dc.contributor.referee1Souza, José dos Santos-
dc.contributor.referee2Macedo, Jussara Marques de-
dc.date.accessioned2017-03-16T14:00:14Z-
dc.date.issued2016-02-18-
dc.identifier.citationAquino, Iná Jana Souza de. A formação de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma faceta da política nacional da formação de professores. 2016. [169 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [lSeropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1460-
dc.description.resumoA legislação que rege a formação de professores no Brasil é marcada pela descontinuidade, tanto no que diz respeito ao locus dessa formação como em relação às propostas pedagógicas surgidas e implantadas ao longo do tempo. No que tange ao lócus da formação de professores, começamos pelas “aulas régias” no século XIX até o advento dos “Institutos de nível superior” no século XX. No século XXI foram criados, no ano de 2008, pela Lei nº 11.892, (BRASIL, 2008) os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia (IFs), foco da nossa pesquisa, com a obrigatoriedade de oferecer 20% de suas vagas para atender aos cursos de licenciatura e programas especiais de formação pedagógica, destinados à formação de professores para a educação básica, instituindo, desta forma, um novo espaço para formar professores em todo Brasil. Os Institutos Federais fazem parte da política pública para educação profissional técnica e tecnológica, que reconfigurou a Rede Federal de Educação Profissional no país. A partir deste contexto, buscamos investigar de que maneira os IFs estão cumprindo a determinação legal de formar professores, tomando como objeto de nossa pesquisa as licenciaturas ofertadas por estas Instituições, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo geral do estudo é descrever as características da criação e oferecimento dos cursos de Formação de Professores IFs, envolvendo questões ligadas: à legislação vigente, aos profissionais envolvidos e à infraestrutura oferecida para o oferecimento desses cursos. Quanto à metodologia,trata-se de uma pesquisa de natureza básica, que aborda o problema de forma qualitativa, com reflexões a respeito da qualificação do corpo docente, dificuldades para abertura dos cursos, localização, impactos na qualidade, dentre outros. Utilizamos como instrumentos para coleta de dados: revisão bibliográfica, busca em sites oficiais, pesquisa nos documentos internos dos IFs, questionários, entrevistas e caderno de campo. A partir da análise do material coletado verificou-se que os cursos de licenciatura foram criados levando em consideração, principalmente, a legislação que obriga os IFs a oferecerem no mínimo 20% das vagas para os cursos de licenciatura, os recursos humanos e a infraestrutura disponíveis. Verificamos ainda que o corpo docente, responsável pelas disciplinas pedagógicas, em sua maioria é composto por profissionais sem formação na área de educação ou de ensino, o que a nosso ver dificulta o estabelecimento de um debate mais profundo a respeito das questões pedagógicas. Entretanto, encontramos na Instituição algumas iniciativas que visam tornar esse debate mais presente, tanto nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, quanto no discursos dos coordenadores. Acreditamos que os Cursos de Licenciatura no IFRJ estão em processo de busca de identidade, pois ainda encontramos professores e coordenadores com discursos muito dissonantes no que tange às questões pedagógicas.por
dc.description.abstractThe legislation that conducts the formation of teachers in Brazil is marked by discontinuity, both with regards to the locus of such training and in relations to the emerged pedagogical proposals that were implemented over time. Regarding the locus of teacher formation, we started with the "regal classes" in the nineteenth century to the advent of "higher education institutes" in the twentieth century. In the twenty-first century were created in 2008 by law nº 11,892, (BRAZIL, 2008) the Federal Institutes of Science Education and Technology (IFs), the focus of our research, with the obligation to offer 20% of their vacancies to degree courses and special programs for teacher training, in order to train the teachers for basic education, establishing a new space to form new teachers throughout Brazil. The Federal Institutes are part of public policy for technical and technological professional education, which reconfigured the Federal Professional Education Network in the country. From this context, we seek to investigate how the Federal Institutes of Education, Science and Technology are carrying out the legal requirement to train teachers, taking as the object of our research the degrees offered by these institutions in Rio de Janeiro State. The overall aim of the study is to describe the features of creation and offering of Teacher Training courses in the Federal Institutes of Rio de Janeiro State, involving some issues related to the current law, the professionals involved and the offered infrastructure for offering these courses. About the methodology we can say that it’s a research of basic nature, which addresses the problem qualitatively, with reflections on the qualifications of the faculty, difficulty opening the course, location and quality impacts among others. We used as instruments for data collection: literature review, research on official websites, the Institutes’s internal documents research, questionnaires, interviews and field notebook. From the analysis of the collected material it was found that the degree courses have been created taking into account mainly the legislation requiring IFs to offer at least 20% of vacancies for degree courses, human resources and available infrastructure. We also found that faculty responsible for pedagogical subjects mostly consists of professionals without training in education or teaching, which in our view difficult to establish a deeper debate about the pedagogical issues. However, we find the institution that some initiatives aimed at making the debate more present, both in the pedagogical projects of the courses, and in the speeches of the coordinators. We believe that the Teacher Training Courses in IFRJ are still looking for their identity because coordinators and teachers speeches are still very dissonant about pedagogical issueseng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2017-03-16T14:00:14Z No. of bitstreams: 1 2016 - Iná Jana Souza de Aquino.pdf: 2377398 bytes, checksum: c635fc536cd85552add91e64af1b2a46 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-16T14:00:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Iná Jana Souza de Aquino.pdf: 2377398 bytes, checksum: c635fc536cd85552add91e64af1b2a46 (MD5) Previous issue date: 2016-02-18eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 10 de dezembro de 2012 a. Seção 1. p. 10. ______. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 02 de julho de 2015. Seção 1, p. 8. BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. Busca e movimento. Campinas, SP: Editora Papirus, 1996. ______.Políticas contemporâneas de formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 105, p. 1139-1166, set/dez. 2008. ______. Anfope em movimento 2008-2010. Brasília, DF: Liber Livro, 2011. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Relatório de Gestão PARFOR. 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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeacher Training, , ,eng
dc.subjectFederal Instituteseng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectEducational Policyeng
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectInstitutos Federaispor
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectPolítica Educacionalpor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleA formação de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma faceta da política nacional da formação de professorespor
dc.title.alternativeThe teacher formation in Federal Education Institutes, Science and Technology: a facet of national policy of teacher formationeng
dc.typeDissertaçãopor
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