???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1433
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRamos, Viviane Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4710791542938958por
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.referee1Sanchez, Sandra Barros-
dc.contributor.referee2Vieira, Josimar de Aparecido-
dc.date.accessioned2017-02-15T12:03:41Z-
dc.date.issued2011-03-02-
dc.identifier.citationRAMOS, Viviane Silva. Desenvolvimento local e território: uma reflexão sobre o papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2011. 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1433-
dc.description.resumoO presente estudo teve sua origem a partir da constatação de que os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, criados em 29 de dezembro de 2008, através da lei nº 11.892, têm atribuições ousadas e responsabilidades desafiadoras para com a sociedade brasileira. Por isso, se propôs analisar o papel desses Institutos Federais, levando em consideração as finalidades, características e objetivos traçados para esse novo modelo institucional, especialmente no que tange às temáticas do desenvolvimento local e do território, muito enfatizadas no texto legal. Diante disso, tomou-se como exemplo o caso do Campus Sertão, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul para verificar se suas atividades educativas vêm sendo realizadas em consonância com o que preconiza a referida lei. Para a consecução dos objetivos propostos, a pesquisa foi aplicada e utilizou a abordagem qualitativa, com caráter exploratório, através da pesquisa bibliográfica e do estudo de caso. Foi realizado um breve resgate histórico da educação profissional e tecnológica no Brasil, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e sua expansão, de como se deu a constituição dos Institutos Federais e, ainda, da trajetória do Campus Sertão desde a sua criação. Os conceitos de território e desenvolvimento local também foram estudados sob a ótica de vários autores que tratam desses temas, para maior entendimento no contexto dos dispositivos legais. Os resultados foram apresentados e discutidos através da reflexão sobre os artigos e incisos da lei de criação dos Institutos Federais que tratam, explícita ou implicitamente, da obrigação que estas instituições têm com o desenvolvimento socioeconômico e cultural local no seu território de abrangência. Além disso, foi abordado como o ensino, a pesquisa aplicada e a extensão vinham sendo desenvolvidos no Campus Sertão antes de sua integração ao Instituto Federal do Rio Grande do Sul e o que mudou nos dois anos que sucederam a implantação da nova institucionalidade. Encerrou-se com uma análise comparativa entre o que já vem sendo realizado pelo Campus e o que ainda é preciso ser melhor adequado no seu funcionamento a fim de atender plenamente às exigências legais e aprimorar sua atuação na promoção do desenvolvimento local e regional.por
dc.description.abstractThis work started from the perception that the Federal Institutes of Education, Science and Technology, created on December 29th, 2008, through the law number 11.892, have hard duties and challenge responsibilities concerning the Brazilian society. For this reason, we intended to analyze the role of these Federal Institutes, looking for the aims, characteristics, and drawn goals to this new institutional model, mainly regarding the themes about the local development and the territory, very discussed in the law. In face of that, we took as example to this study the school called Campus Sertão, from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul in order to verify if the educational activities are being done according to the referred law. With this in mind, the research was applied by the qualitative evaluation, with the exploratory research, through the case study, and the bibliographic research as well. A brief overview about the following topics was necessary: the history of the professional and technological education in Brazil; the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education as well as its spreading out; of how the Federal Institutes were constituted and, besides that, the history of Campus Sertão since its foundation. The concepts of territory and local development were also studied through several authors who carried about them, getting a better understanding within the law context. The results were presented and discussed all the way through the thinking about the articles and subsections from the Law Foundation of the Federal Institutes that deal, explicit or implicitly, with the commitment of these institutions to the socioeconomic and cultural local improvement in their enclosure area. In addition to that, this study was worried about how the teaching, the research and the extension worked out in the Campus Sertão before its incorporation to the Federal Institute of Rio Grande do Sul and what has changed during the two years after it became an Institute. Finally, a comparative analysis was shown between the achievements by the Campus and what is still considered necessary to be done in its working method in order to reach the law demands and improve its essential role to the local and bounded growth.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2017-02-15T12:03:41Z No. of bitstreams: 1 2011 - Viviane Silva Ramos.pdf: 1273367 bytes, checksum: fa39fb3f9fb99d110b14407139946745 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-15T12:03:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Viviane Silva Ramos.pdf: 1273367 bytes, checksum: fa39fb3f9fb99d110b14407139946745 (MD5) Previous issue date: 2011-03-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60962/2011%20-%20Viviane%20Silva%20Ramos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABRAMOVAY, R. Bases para a formulação da política brasileira de desenvolvimento rural: agricultura familiar e desenvolvimento territorial. Brasília: IPEA, 1998. 25 p. ANDRADE, M.C. A questão do território no Brasil. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 2004. 135 p. BORIN, E.C.P. O SEBRAE e os Arranjos Produtivos Locais: O Caso de Nova Friburgo/RJ. 2006. 247 f. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: <http://www.ippur.ufrj.br/download/pub/ElaineCavalcantePeixotoBorin.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2010. CAMPANHOLA, C.; SILVA, J.G. Desenvolvimento local e a democratização dos espaços rurais. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.17, n.1, p.11-40, jan./abr. 2000. CANDIOTTO, L.Z.P. Uma reflexão sobre ciência e conceitos: o território na geografia. In: RIBAS, A.D.; SAQUET, M.A.; SPOSITO, E.S. Território e Desenvolvimento: diferentes abordagens. Francisco Beltrão: Unioeste, 2004. CAPORALI, R. (org.); VOLKER, P. (org.). Metodologia de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais: Projeto Promos/Sebrae/BID. Versão 2.0. Brasília: Sebrae, 2004. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2003. 166 p. DEMO, P. Complexidade e aprendizagem: a dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2002. 200 p. ______. Participação é conquista. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2009. 176 p. FISCHER, T. Gestão do desenvolvimento e poderes locais: marcos teóricos e avaliação. Salvador: Casa da Qualidade, 2002. 334 p. FONSECA, C. S. História do Ensino Industrial no Brasil. Rio de Janeiro: Escola Técnica, 1961. FRAGOSO, A. Contributos para o debate teórico sobre o desenvolvimento local: Um ensaio baseado em experiências investigativas. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 5, p. 63- 83, 2005. GARCIA, S.R.O. “O fio da história: a gênese da formação profissional no Brasil”. In: Trabalho e Crítica. São Leopoldo: Unisinos, 2000. GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999. 208 p. GONZÁLEZ, R.R. La escala local del desarrollo: definición de aspectos teóricos. In: Revista de Desenvolvimento Econômico, ano I, n. 1, Salvador, nov. 1998. 50 GUARNERI, L.S; SANTOS, A.M.M.M. Características Gerais do Apoio a Arranjos Produtivos Locais. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 12, p. 195-204, set. 2000. HAESBAERT, R. A multiterritorialidade do mundo e o exemplo da Al Qaeda. In: Terra Livre, n. 18, São Paulo, AGB, 2002. p. 37- 46. ______. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2004. 400 p. JARA, C. J. A sustentabilidade do desenvolvimento local. Recife: IICA, 1998. KINNEAR, T.; TAYLOR, J. Marketing research: an applied approach. New York: McGraw-Hill, 1987. LIMA, M. C.; OLIVO, S. (Orgs.). Estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso: na construção da competência gerencial do administrador. São Paulo: Thomson, 2007. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 99 p. MALHOTRA, N.K. Marketing research: an applied orientation. New Jersey: Prentice-Hall, 1993. MARTINS, H.H.T.S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 289-300, maio/ago. 2004. MARTINS, S.R.O. Desenvolvimento Local: questões conceituais e metodológicas. Revista Internacional de Desenvolvimento Local. v. 3, n. 5, p. 51-59, set. 2002. MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 1994. MINAYO, M.C.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Caderno de Saúde Pública 9(3), p. 239-262, 1983. OLIVEIRA, F. Aproximações ao enigma: o que quer dizer desenvolvimento local? São Paulo, Pólis; Programa Gestão Pública e Cidadania/EAESP/FGV, 2001. 40p. OLIVEIRA, M.M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007. 184 p. PACHECO, E. Os institutos federais e o projeto nacional. Disponível em <http:// wiki.sj.cefetsc.edu.br/wiki/images/6/6b/Artigo_Elizier.pdf >. Acesso em 10 mar. 2009. PECQUEUR, B. Le devéloppement local. Paris: Syros, 2000. (Colecção Alternatives Economiques). PERRONE, L. Metodi quantitativi della ricerca sociale. Milão: Feltrinelli, 1977. PRÉVOST, P. El desarrollo local y las cooperativas. Cuadernos de Desarrollo Rural, Bogotá, nº 37, segundo semestre 1996. 51 RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993. 270 p. RAUEN, F.J. Roteiros de Investigação Científica. Tubarão: Unisul, 2002. REIS, J. Os Espaços da Indústria: a regulação económica e o desenvolvimento local em Portugal. Porto: Edições Afrontamento, 1992. 276 p. RICHARDSON, R.J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999. 336 p. ROZAS, G. Pobreza y desarrollo local. In: Excerpta, Universidad de Chile, n. 7, 1998. SAMPIERI, R.H.; COLLADO, C.F.; LUCIO, P.B. Metodología de la investigación. México: McGraw-Hill, 1991. SANTOS, J. V. T. A construção da viagem inversa. Cadernos de Sociologia: ensaio sobre a investigação nas ciências sociais. Porto Alegre, v. 3, n. 3, p. 55-88, jan./jul. 1991. SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985. ______. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo: Hucitec, 1996. ______. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4 ed. São Paulo: Edusp, 2004. 392 p. SAQUET, M.A. O território: diferentes interpretações na literatura italiana. In: RIBAS, A.D.; SAQUET, M.A.; SPOSITO, E.S. Território e Desenvolvimento: diferentes abordagens. Francisco Beltrão: Unioeste, 2004. SILVA, C.J.R. (Org.); PACHECO, E.M.; PEREIRA, L.A.C.; VIDOR, A.M. Institutos Federais: Lei 11.892, de 29/12/2008 Comentários e Reflexões. Natal: IFRN, 2009. 70 p. SOUZA, M.J.L. O território: sobre espaço e poder. Autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, I.E.; CORRÊA, R.L.; GOMES, P.C.C.(Orgs.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001, p.77-116. TIZON, P. Le territoire au quotidien. In: DI MEO, G. Les territoires du quotidien. Paris: L’harmattan, 1995. p. 17-34. TRIPODI, T.; FELLIN, P.; MEYER, H. Análise da pesquisa social. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975. YIN, R.K. Case study research: design and methods. California: Sage Publications, 1994.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFederal Instituteeng
dc.subjectLocal Developmenteng
dc.subjectTerritoryeng
dc.subjectInstituto Federalpor
dc.subjectDesenvolvimento Localpor
dc.subjectTerritóriopor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleDesenvolvimento local e território: uma reflexão sobre o papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologiapor
dc.title.alternativeLocal and territorial development: a deep thinking about the role of the Federal Institutes of Education, Science and Technologyeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Viviane Silva Ramos.pdfDocumento principal1.24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.