???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1429
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Utilização dos instrumentos pedagógicos da pedagogia da alternância no curso de Agropecuária do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Barra de São Francisco-ES
Other Titles: Use of pedagogical tools of the alternation pedagogy in the Agricultural course of the Federal Institute of Espírito Santo - Barra de São Francisco Campus - ES
???metadata.dc.creator???: Lopes, Jean Rubyo de Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Ramofly Bicalho dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Ramofly Bicalho dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Rafael dos
???metadata.dc.contributor.referee3???: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
???metadata.dc.description.resumo???: As diferenças organizacionais existentes entre as instituições apresentadas servem de apoio à compreensão do que se propõe como objeto deste estudo dissertativo: a viabilidade e eficácia da incorporação de instrumentos-didático-pedagógicos da Pedagogia da Alternância às propostas do Ifes – Campus Barra de São Francisco, com foco no que estes instrumentos da Pedagogia da Alternância possam agregar de benefícios à melhoria no ensino-aprendizagem e na qualidade de vida da população local. A justificativa que se apresenta é a necessidade de incorporação dos instrumentos da Pedagogia de Alternância, por constatar que falta ao curso de Técnico em Agropecuária vem se formatando de maneira muito mecanicista, faltando essa aproximação com as famílias dos acadêmicos, de maneira a fortalecer o desenvolvimento do curso e as possibilidades de atuação sustentável posterior à conclusão do mesmo. Compreendendo que toda mudança organizacional necessita de adequação, buscou-se indicar a utilização de instrumentos pertinentes à Pedagogia da Alternância no Ifes – Campus Barra de São Francisco. Fala-se em instrumentos, pois a sistematização dos conhecimentos e sua aplicabilidade à realidade do educando nos parecem uma idealização eficiente no contexto em que se propõe. A metodologia se ateve à investigação de documentos do curso técnico em Agropecuária do Ifes – Barra de São Francisco e em análise sobre as visitas desenvolvidas, bem como através do Plano de Implantação do referido campus e do curso. Concluiu-se que a instrumentalização indicada é viável, por perceber que a vivência dos alunos e suas experiências acadêmicas prévias se direcionavam a Pedagogia de Alternância.
Abstract: The organizational differences between the presented institutions support the understanding of what this dissertational study aims to discuss: the feasibility and effectiveness of incorporating didactic and pedagogical-tools of the Pedagogy of Alternation to the Ifes – Campus Barra de São Francisco (Education, Science and Technology Federal Institute of Espírito Santo) proposals, focusing on what these instruments of Pedagogy of Alternation can improve the teaching-learning and the life quality of the local population. The reason for this work is the need to incorporate the Alternation Pedagogy tools, noted that the Agricultural Technician course has become a very mechanistic way, missing this approach with the students' families, in order to strengthen the course development and the possibilities for further sustainable actions after its conclusion. Understanding that every organizational change requires adequacy, this work attempted to indicate the use of relevant tools of the Pedagogy of Alternation at Ifes – Campus Barra de São Francisco. Approaching on instruments because the knowledge systematization and its application to the student's reality seems an effective idealization in the context for what it is proposed. The methodology relies to research documents of the Ifes – Barra de São Francisco Agricultural Technician course and analysis about the visits made, as well as through the Implementation Plan of the campus and the course. It was concluded that the indicated instrumentalization is feasible, because the students’ knowledge and their previous academic experience led to Pedagogy of Alternation.
Keywords: Change
Adequacy
Instrumentalization
Feasibility
Reality
Mudança
Adequação
Instrumentos
Aplicabilidade
Realidade
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: LOPES, Jean Rubyo de Oliveira. Utilização dos instrumentos pedagógicos da pedagogia da alternância no curso de Agropecuária do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Barra de São Francisco-ES. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1429
Issue Date: 14-Dec-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Jean Rubyo de Oliveira Lopes.pdfDocumento principal1.43 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.