???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1382
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoares, Suziane Hermes de Mendonça-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4716025741755936por
dc.contributor.advisor1Amâncio, Cristhiane Oliveira da Graça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9457988323432593por
dc.contributor.referee1Fernandez, Annelise Caetano Fraga-
dc.contributor.referee2Fonseca, Maria Fernanda de Albuquerque Costa-
dc.date.accessioned2017-01-20T14:30:49Z-
dc.date.issued2015-12-21-
dc.identifier.citationSOARES, Suziane Hermes de Mendonça. Os laços da educação popular e da agroecologia na práxis da Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu/RJ. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1382-
dc.description.resumoO presente estudo busca compreender a Educação Popular como instrumento de fortalecimento cultural, de identidade e territorial, focalizando a cidade de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, que tem na Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu/RJ uma importante fonte de desenvolvimento da agricultura local. Essa pesquisa apresenta como problemática a Escolinha de Agroecologia como produto de um protagonismo de movimentos sociais e agricultores que utilizam em sua metodologia a educação popular como um catalisador de potencialidades das identidades, de autonomia, de entendimento do papel da agricultura familiar e da transformação social. Partindo desses princípios, essa dissertação apresenta como objetivo identificar e analisar a metodologia da educação popular e o desenvolvimento rural expressados pela territorialidade junto aos agricultores. Como metodologia utilizada no levantamento de dados, partiu-se da técnica “bola de neve” na realização das entrevistas; a análise de conteúdo auxiliou na discussão qualitativa. Ao pretender identificar uma territorialidade rural na região periurbana na construção de alternativas, foi encontrada uma proposta que permite aos agricultores uma práxis emancipadora e sustentável, que vem ajudando a traçar os rumos de um modelo de desenvolvimento territorial ruralpor
dc.description.abstractThis study investigated the Popular Education as cultural empowerment tool, identity and territorial cohesion, focusing on the city of Nova Iguaçu, state of Rio de Janeiro, which has the Little School of Nova Iguaçu Agroecology / RJ an important source of development local agriculture. This research shows how problematic the Little School of Agroecology as a product of a role of social movements and farmers using in their methodology popular education as one of the identities potential catalyst of autonomy, understanding the role of family farming and social transformation. Based on these principles, this dissertation presents to identify and analyze the methodology of popular education and rural development expressed by the territoriality to farmers. The methodology used in data collection, broke the technique "snowball" in the interviews; content analysis helped in the qualitative discussion. When you want to identify a rural territoriality in per urban area in the construction of alternatives it found a proposal that allows farmers an emancipatory praxis and sustainable, which is helping to chart the course of a rural territorial development modeng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2017-01-20T14:30:49Z No. of bitstreams: 1 2015 - Suziane Hermes de Mendonça Soares.pdf: 1656951 bytes, checksum: 7eaaf3d54d1c43ea5a6f2b208164473a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-20T14:30:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Suziane Hermes de Mendonça Soares.pdf: 1656951 bytes, checksum: 7eaaf3d54d1c43ea5a6f2b208164473a (MD5) Previous issue date: 2015-12-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4861/2015%20-%20Suziane%20Hermes%20de%20Mendon%c3%a7a%20Soares.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19530/2015%20-%20Suziane%20Hermes%20de%20Mendon%c3%a7a%20Soares.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25833/2015%20-%20Suziane%20Hermes%20de%20Mendon%c3%a7a%20Soares.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32258/2015%20-%20Suziane%20Hermes%20de%20Mendon%c3%a7a%20Soares.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38620/2015%20-%20Suziane%20Hermes%20de%20Mendon%c3%a7a%20Soares.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45004/2015%20-%20Suziane%20Hermes%20de%20Mendon%c3%a7a%20Soares.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51392/2015%20-%20Suziane%20Hermes%20de%20Mendon%c3%a7a%20Soares.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57878/2015%20-%20Suziane%20Hermes%20de%20Mendon%c3%a7a%20Soares.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicaspor
dc.relation.referencesABRAMOVAY, Ricardo. Paradigmas do Capitalismo Agrário em Questão.Hucitec/Edunicamp/ANPOCS - São Paulo. 2012. __________________. Juventude rural: ampliando as oportunidades, In: Raízes da Terra: parcerias para a construção de capital social no campo. Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Brasília – DF, Abril de 2005, Ano 1, nº 1. Disponível em: http://www.creditofundiario.org.br/materiais/revista/artigos/artigo05.htm. Acessado em 06/06/2015. _________________. Agricultura familiar e serviço público: novos desafios para a extensão rural.Cadernos de Ciência e Tecnologia, Brasília, DF, v. 15, n. 1, jan./abr. 1998. _________________. Paradigmas do Capitalismo Agrário em Questão. São Paulo: Hucitec/ANPOCS/UNICAMP, 1992. 275p. __________________ e VEIGA, José Eli. Novas Instituições para o Desenvolvimento Rural: o caso do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).IPEA, 1992. ALBUQUERQUE, U.P. e LUCENA, R.F.P. (orgs.). Métodos e técnicas na pesquisa etnobotânica. Recife, Editora Livro Rápido/NUPEEA,2004. ABRANCHES, Sergio Henrique. Política social e combate à pobreza. A teoria da prática. Rio de Janeiro. Jorge Zahar editor, 1987. ABREU, R. M. R. M. Plantas Psicoativas: Símbolos de Identidade Social. In: Odair Dias Gonçalves; Francisco Inácio Bastos. (Org.). 1{ ed. Rio de Janeiro: RelumeDumará, 1992, v. 1, p. 5-30. ACSELRAD, Henri e LEROY, Jean P. Novas premissas da sustentabilidade democrática. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, 1999. ALTIERI, M. A. Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. Rio de Janeiro: PTA/FASE, 2007. _____________. Agroecologia: a dinâmica produtiva a agricultura sustentável. Síntese universitária 54. Porto Alegre: UFRGS, 2001. _____________. El “estado del arte” de laagroecología y sucontribución al desarrollo rural en América Latina. In: CADENAS MARÍN, A. (ed.). Agricultura y desarrollosostenible. Madrid: MAPA, 1995. AMÂNCIO, Cristhiane O. G. O Sabor Agridoce da Reforma Agrária em Pernambuco: Refletindo Sobre a Experiência de Chico Mendes II e Nova Canaã em Tracunhaém, PE. 19/07/2006. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Ruraldo Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 102 ARROYO, Miguel. Educação e Exclusão da Cidadania. In: BUFFA, E. ; ARROYO, M.; NOSELLA; P. Educação e Cidadania: quem educa o cidadão? São Paulo: Cortez, 2007. AS-PTA. Agricultura Familiar e Agroecologia. Revista Agricultura. V. 1, nº 0. AS-PTA, 2011. Disponível em http://aspta.org.br/revista/v1-n0-seguranca-alimentar-a-agriculturafamiliar- aponta-o-caminho. Acessado em 15/08/2015. AVRITZER, L. Sociedade Civil, instituições participativas, e representação: da autorização à legitimidade da ação. Dados – Revista de Ciências Sociais, vol. 50, nº 03. Rio de Janeiro, 2007. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BAUMEL, Adriana; BASSO, Luiz Carlos. Agricultura familiar e a sustentabilidade da pequena propriedade rural. In: CAMARGO, Gisele; CAMARGO FILHO, Maurício; FÁVARO, Jorge Luiz (Org.) Experiências em desenvolvimento sustentável e agricultura familiar. Guarapuava – Paraná: Ed. Unicentro, 2004. BUAINAIN, A. M.; SOUZA FILHO, H.; SILVEIRA, J. M. Agricultura familiar e condicionantes da adoção de tecnologias agrícolas. In: LIMA, D.; WILKINSON, J. (Org.). Inovação nas tradições da agricultura familiar. Brasília, CNPq/Paralelo, 2002. BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1977. BOBBIO, Norberto (org). Dicionário de política. Brasília:Ed.UNB, São Paulo: Imprensa Oficial, 2000. Verbete: Poder. Pgs.933 a 942. BRAGA, T. M. Sustentabilidade e condições de vida em áreas urbanas: medidas e determinantes em regiões metropolitanas brasileiras. Revista Eure. Vol. XXXII, N. 96, Santiago de Chile, agosto de 2006. p. 47-71, 2006. (ISSN 0240-7161). BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo. Brasiliense, 2001. BRASIL, Lei 10.257 de 10 de julho de 2001. Plano Diretor Participativo da Cidade de Nova Iguaçu. Projeto de lei complementar de 12 de maio de 2008. Rio de Janeiro: Prefeitura do Município de Nova Iguaçu, 2008. CALDART, C. R. A escola do campo em movimento. In: Currículos sem frnteiras, v 3 , n. 1, jan/jun. 2003, disponível em www.curriculossemfornteiras.org.br, acessado em 14 de julho de 2015. CARNEIRO, Maria Jose. Agricultores familiares e pluriatividades: tipologias e políticas.In: Costa, L.F.C. ; Moreira, R.J.; Bruno, R. (org.) Mundo rural e tempo presente. Rio de Janeiro.Mauad, 1999. _________________(org). Da diáspora, identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. 103 CARNEIRO, M.J.; MALUF, R.S. (Orgs.) Para além da produção: multifuncionalidade e agricultura familiar. Rio de Janeiro : MAUAD, 2003. 230p. __________________ . Ruralidades Contemporâneas. Modos de viver e pensar o rural na sociedade brasileira. Rio de Janeiro. Mauad x Faperj, 2012. CANUTO, J. C.; SILVEIRA, M. A. da; MARQUES, J. F. O sentido da agricultura familiar para o futuro da agroecologia. Ciência & Ambiente, Santa Maria, v. 1, n.1, p. 57-63, 1994. COSTA, Cassiane da; FROEHLICH, José Marcos and CARPES, Ricardo owes. Masculinização rural: uma abordagem a partir da regionalização por sistemas agrários no Rio Grande do Sul. Rev. bras. estud. popul. [online]. 2013, vol.30, n.2, pp. 465- 483.Disponível em 0102-3098. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-30982013000200007, acessado em 08/04/2015. COUTO FILHO, Vitor de Athayde. Agricultura familiar e desenvolvimento territorial: um olhar da Bahia sobre o meio rural brasileiro. Brasília: MDA/NEAD, Rio de Janeiro: Garamond, 2007. DALLARI. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro, Ed. 34, v. 5,1997. DELGADO, N. G. Papel e lugar do rural no desenvolvimento nacional. Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, 2005. DEMO, Pedro. Formação de professores básicos. Em Aberto, Brasília, ano 12, nº 54, abr./jun. 1992. DURSTON, J. Que es el Capital Social Comunitário? Santiago Del Chile, Eclac/Cepal, 2000. EMATER/Nova Iguaçu. Engenheira Agrônoma da EMATER RIO. Documento de Sistematização da Escolinha de Agroecologia. Escritório local de Nova Iguaçu/RJ, 2013. EMATER RIO. Relatório de Atividades. Rio de Janeiro, 2014. EMBRAPA. Marco referencial em agroecologia. Brasília-DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2006. Disponível em: <http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/16733/1/inst_10.pdf>. Acesso em 18/01/2015. FAO. Anuário Estatístico da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Ed. Jun/2013. Disponível em <https://www.fao.org.br/AEFAOoadpaa.asp>. Acesso em 18/01/2015. FAVARETO, Arilson da Silva. Paradigmas do desenvolvimento rural em questão. São Paulo : Fapesp/Iglu, 2007. FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 15a Ed. Graal - RJ, 2000. 104 FRANCO, Luiz A. de Carvalho. A escola do trabalho e o trabalho da escola. São Paulo. 3 ª Ed.Cortez, 1991. FREIRE, P.“Utopia peregrina”. Revista Memória da Pedagogia: Paulo Freire: a utopia do saber. n. 4. São Paulo: Segmento-Dueto, 2005. _______________. Uma educação para a liberdade. Porto/Portugal: Textos Marginais, 1974. _______________. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Moraes, 1980. _______________. Educação como prática de liberdade. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1982. FROEHLICH, José Marcos. Desenvolvimento Territorial - Produção, Identidade e Consumo. Rio de Janeiro. Unijuí, 2012. GADOTTI, Moacir. Educação e Poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez editora, 1989. GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1990. GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura Sustentável. Porto Alegre: UFRGS, 2000. GOHN, Maria da Glória Marcondes. Movimentos Populares Urbanos e Democracia. Revista Serviço Social e Sociedade, nº 17, Cortez, São Paulo, 1988. GRAMSCI, Antônio. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. GRAZIANO, da Silva. Velhos e novos mitos do rural brasileiro. In: BRASIL RURAL - ENCONTRO DE PESQUISADORES E JORNALISTAS, 2001, São Paulo. Anais. São Paulo: USP, 2001. ____________________. O Novo Rural Brasileiro. Coleção Pesquisas 1. Campinas, SP: Instituto de Economia/Unicamp, 1999. ___________________. Progresso técnico e relações de trabalho na agricultura. São Paulo: HUCITEC, 1981 HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. HARVEY, David. Condição pós-moderna: Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo : Loyola, 1989. 105 HERRICK, James. Empowerment practice and social change: the place for New Social Movement Theory. Tabaha apresentado em The New Social Movement and Community Organizing Conference, University of Washington, Seattle, November 1995. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Dados sobre População do Brasil, PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), 2010. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Agropecuário 2006. Agricultura familiar. Primeiros resultados: Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação. Rio de Janeiro: IBGE, 2009. JACOBI, P. Meio Ambiente e Sustentabilidade. In: CEPAM (Org.). O município no século XXI: cenários e perspectivas. ed. especial. São Paulo, 1999. KAYSER. La renaissance rurale; sociologie des campagnes du monde occidental. Paris: Armand Colin, 1990. LAMARCHE, Hughes (coord) Agricultura Familiar: comparação internacional. Vol I. Uma realidade multiforme. Campinas: UNICAMP. 1993. Trad. Angela M. N. Tijiwa. (Coleção Repertórios) LAZARONI, Dalva (Coord.). Devoção e esquecimento: presença do barroco na Baixada Fluminense. Exposição de 19 de novembro a 16 de dezembro de 2001. Rio de Janeiro: Casa FrançaBrasil, 2001. LEITE, S.; CAZELLA, A.; LOPES, E.; ALENTEJANO, P.; MEDEIROS, L.; DELGADO, N. Políticas públicas, atores e desenvolvimento local/territorial: análise sobre três casos do meio rural brasileiro. Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, 2005. (Relatório de Pesquisa –convênio REDES/ FAO-LSP) LIMA, Elmo de Souza. Formação continuada de professores no semiárido: Ressignificando saberes e práticas. Teresina: EDUFPI, 2011. MACHADO, Felipe Silva. Dinâmica da agricultura periurbana no município de Nova Iguaçu (RJ). GeoPuc, Rio de Janeiro, v. 5, p. 1-31, 2010. MAGALHÃES, Maria Cristina Soares. Educação popular e Serviço Social. Revista Serviço Social e Sociedade, nº 6. São Paulo: Cortez editora, 1981. MARQUES, Eduardo C.. Estado e redes sociais: permeabilidade e coesão nas políticas urbanas no Rio de Janeiro. São Paulo: FAPESP, 2000. MENDES, F. C. Políticas e inovação para a agricultura urbana: estudos de caso de Nova Iguaçu (Rio de Janeiro- Brasil, Rio Cuarto (Córdoba - Argentina) e Sevilha (Andalúcia – Espanha). Tese de doutorado, UFRRJ, 2012. MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis - RJ: Vozes, 2002. 106 MOREIRA, Ruy. Campo e Cidade no Brasil Contemporâneo. Conferência no simpósio: Interfaces das representações urbanas em tempos de globalização. São Paulo: Agosto/2015. MOUGEOT, L. J. A. Urban agriculture: definition, presence, potential and risks. In: BAKKER, N.; DUBBERLING, M.; GUNDEL, S.; SABEL-KASCHELLA, U.; ZEEUW, H. (Ed.). Cidades que crescem cultivando alimentos: Agricultura urbana na agenda política. Feldafing: DSE, 2000. PETERSEN, P. (Org.). Agricultura familiar camponesa na construção do futuro. Rio de Janeiro: AS-PTA, 2012. PRADO, Walter. História social da baixada Fluminense: das sesmarias a foros de cidade. Rio de Janeiro: Ecomuseu Fluminense, 2000. RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. França. São Paulo: Ática, 1993. ROCHA, A. S. Representações ideais de um território”: dinâmica econômica e política, agentes e a produção de sentidos na apropriação territorial da Baixada Fluminense. Tese de doutorado, Rio de Janeiro:UFRRJ, 2014. RODRIGUES, A. O. De Maxambomba a Nova Iguaçu (1833-90’s): economia e território em processo . Dissertação de Mestrado, UFRJ, Rio de Janeiro, 2006. ROMANO, Jorge O. Empoderamento: enfrentemos primeiro a questão do poder para combater juntos a pobreza. In: International Workshop Empowerment and Right Based approach in Fighting Poverty Together. Rio de Janeiro, 2002. ROMEIRO, A. R. Meio ambiente e dinâmica de inovações na agricultura. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2002. SACK, R. Human Territorialyat: its theory e history. Cambrige: CambrigeUniversity Press, 2011. SADER, E. Quando os novos personagens entram em cena: experiências e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo - 1970-1980. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1988. SANTOS, Amaury da Silva dos e CURADO, Fernando Fleury. Perspectivas para pesquisa agroecológica : diálogo de saberes. Aracaju : Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2012. SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pósmodernidade. 9ª Ed. São Paulo: Cortez, 2003. SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002. SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. SCHENEIDER, Sergio. Teoria social, agricultura familiar e pluriatividade. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 18, nº 51, fevereiro/2003. 107 SCHMITT, Claudia Job. Transição Agroecológica e desenvolvimento rural: um olhar a partir da experiência brasileira. In: Agroecologia e os desafios da transição agroecológica/ Sergio Sauer e Moisés Villamil Balestro (orgs). 2ª Ed. São Paulo: Expressão popular, 2013. SCHWARTZMAN, Simon. Bases do autoritarismo brasileiro. Origens históricas: centro e periferia sob dominação portuguesa. Ed. Campus. 3ª Ed. Rio de janeiro, 1988. SHIKI, S. O futuro do cerrado: degradação versus sustentabilidade e controle social. Rio de Janeiro: FASE, 2003. SINGER. Paul. Uma Outra Economia é Possível: Paul Singer e a Economia Solidária. In: André Ricardo de Souza, Gabriela Cavalcante Cunha, Regina Yoneko Dakuzaku (orgs). São Paulo: Editora contexto, 2003. SOARES, M.T.S. Nova Iguaçu – Absorção de uma Célula Urbana pelo Grande Rio de Janeiro. Tese de livre docência à cadeira de Geografia Humana da Faculdade Nacional de Filosofia. Rio de Janeiro, 1960. Disponível em http://www.uff.br/vsinga/trabalhos/Trabalhos%20Completos/pdf, acessado em 03/02/2015. TENÓRIO, F. G. (Org.) Cidadania e desenvolvimento local. Rio de Janeiro: FGV; Ijuí: Ed. Unijuí, 2007. _______________. Um espectro ronda o terceiro setor, o espectro do mercado: ensaios de gestão social. 3 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Ática, 1987. VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968. WANDERLEY, M. de N. B. O camponês: um trabalhador para o capital. Cadernos de Difusão de Tecnologia, Brasília: Embrapa, v.2, n.1. p.13 -78, jan./abr.1995. ______________________. Jovens rurais de pequenos municípios de Pernambuco: que sonhos para o futuro. In: CARNEIRO, Maria José. CASTRO, Elisa Guaraná. Juventude Rural em perspectiva. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. _____________________. A ruralidade no Brasil moderno. Por un pacto social pelodesenvolvimento rural. Enpublicacion: ¿Una nuevaruralidaden América Latina?. Norma Giarracca.CLACSO, ConsejoLatinoamericano de Ciencias Sociales, Ciudad Autónoma de Buenos Aires,Argentina. 2001. ISBN: 950-9231-58-Disponible en: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/rural/wanderley.pdfpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectterritorialityeng
dc.subjectfamily farmingeng
dc.subjectTerritorialidadepor
dc.subjectAgricultura familiarpor
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectAgroecologypor
dc.subject.cnpqCiências Sociaispor
dc.titleOs laços da educação popular e da agroecologia na práxis da Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu/RJpor
dc.title.alternativeThe sorrows of popular education and agroecology in the praxis of Little School of Agroecology New Iguaçu/RJeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Suziane Hermes de Mendonça Soares.pdf2015 - Suziane Hermes de Mendonça Soares1.62 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.