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dc.creatorSilva, Marizete Andrade da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4983800954558754por
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee1Oliveira, Lia Maria Teixeira de-
dc.contributor.referee2Santos, Rafael dos-
dc.date.accessioned2017-01-04T10:59:43Z-
dc.date.issued2015-10-08-
dc.identifier.citationSilva, Marizete Andrade da. Os processos socioeducativos na construção da educação do campo entre os agricultores camponeses de Vila Pavão – ES. 2015. [115 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1353-
dc.description.resumoEste estudo disserta sobre a construção da Educação do Campo no município de Vila Pavão – ES e tem como objetivo identificar a influência política, econômica e social que o Centro Municipal de Educação Agroecológica “Agostinho Batista Veloso” proporciona para as comunidades de agricultores camponeses, enfatizando os saberes sociais e as demandas específicas por políticas públicas. De caráter qualitativo, o estudo utilizou - se da metodologia da história oral, observando a necessidade de empregar, refletir práticas e representações, compreender experiências que foram constituídas em um momento histórico específico,contribuindo para revelar, entre inúmeras questões, a construção cultural e a identidade de um grupo. A pesquisa operou com os seguintes instrumentos e técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas gravadas, análise bibliográfica e documental e observações vivenciadas na escola investigada. Participaram da pesquisa educandos e educandas, educadores e educadoras, integrantes das comunidades que a escola abrange e lideranças municipais. Os resultados do estudo evidenciam que muitas práticas desenvolvidas pela instituição, como a valorização dos saberes sociais, dialogam com o que preconiza o Movimento por uma Educação do Campo, mas é preciso integrá-las ao currículo, assim como o resgate das práticas agroecológicas e o fomento à formação polít ica. Ainda sob condições adversas, o projeto de Educação do Campo no município de Vila Pavão possui experiências muito ricas que precisam associar-se as outras lutas dos camponeses a fim de se construir uma proposta educativa que irá convergir para as necessidades reais desses sujeitos.por
dc.description.abstractThis study lectures about the Education Construction of the field in the county of Vila Pavão - ES and has the goal to indentify the political, economic and social influence that the Municipal Agroecological Education Center "Agostinho Batista Veloso" provides to the peasant farmers comunities, emphasizing the social knowledge and the specific demands by public politics. Of qualitative features, the study used the methodology of the oral history, observing the need to employ, reflect practices and representetions, to comprehend the experiences that were build in a specific historic moment, contributing to reveal, between contless questions, a cultural construction and the identity of a group. The research operated with the following instruments and techniques to gather information: semi-structured recorded interviews, bibliography analisys and documentary and experienced observations in the investigated school. Teachers, students, members of the comunites that covers the school and county leaders participated in the research. The results of the reseach study show that many practices that weredeveloped by the institution, such as the appreciation of the social knowledge with what it advocates the Movement for a Countryside Education, but it is needed to include it in the curriculum. As the agroecological practices rescue and the development of the political formation. Yet under adverse conditions the project of Field ducation in the county of Vila Pavão has very rich experiences that need to connect to the other peasant farmer´s fight to build a educational proposal that converge the real needs of these people.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2017-01-04T10:59:43Z No. of bitstreams: 1 2015 - Marizete Andrade da Silva.pdf: 4930541 bytes, checksum: 8d8d5a36f6e2d56cb3e37822becaef5d (MD5)eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCountryside Educationeng
dc.subjectPeasant Farmerseng
dc.subjectPublic Politiceng
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectAgricultores Camponesespor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleOs processos socioeducativos na construção da educação do campo entre os agricultores camponeses de Vila Pavão – ESpor
dc.title.alternativeEducational Processes in the Construction of Education Among Peasant Farmersin Vila Pavão - ESeng
dc.typeDissertaçãopor
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