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dc.creatorAlmeida, Tamara França de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4857015394540696por
dc.contributor.advisor1Pletsch, Márcia Denise-
dc.contributor.referee1SOUZA, Flávia Faissal de-
dc.contributor.referee2SANTOS, José Henrique dos-
dc.date.accessioned2016-10-18T18:57:50Z-
dc.date.issued2016-02-24-
dc.identifier.citationALMEIDA, Tamara França de. Análise dos indicadores e políticas de inclusão escolar na Baixada Fluminense. 2016. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu - RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1309-
dc.description.resumoNo ano de 2008 o governo federal implementou a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva com o intuito de assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação iniciando uma reorganização dos sistemas de ensino com vista ao atendimento das diretrizes propostas. Diante deste atual panorama, este estudo buscou investigar a reestruturação da educação especial nas redes de ensino de sete municípios da Baixada Fluminense (Belford Roxo, Duque de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados e São João de Meriti) objetivando delinear o perfil da educação especial nesta região. A pesquisa realizou um mapeamento do atendimento educacional especializado nestes sistemas educacionais por meio de dados de matrículas oficiais disponibilizados no banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e no Observatório da Educação especial e Inclusão escolar: Práticas Curriculares e Processos de Ensino e aprendizagem (OBEE), este último financiado pelo programa Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Obeduc/Capes). Como metodologia de análise utilizamos os pressupostos da pesquisa colaborativa em consonância com os referenciais da pesquisa qualitativa a partir da análise dos documentos federais e locais sobre as propostas denominadas inclusivas sendo desenvolvida uma análise descritiva a partir dados coletados. Os resultados entre outros aspectos indicaram o atendimento educacional especializado realizado em salas de recursos multifuncionais e classes especiais, sendo a deficiente intelectual o maior público alvo atendido nestes espaços. Assim, esta pesquisa além de promover reflexões sobre o processo de inclusão escolar, apurou, a partir da análise destes indicadores, o perfil da educação especial nas redes públicas municipais da Baixada Fluminense.por
dc.description.abstractIn 2008, the federal government implemented the National Policy for special education with the inclusive education perspective with the intention of guaranteeing the scholar inclusion for enabled/disabled students, global developing disorders and gifted/high owners/highly gifted starting a teaching reorganization system bearing in mind the attendance of the guidelines. In face of this contemporary scenery, this research had investigated the special school process of remodeling mainly in seven municipalities in Baixada Fluminense (Belford Roxo, Duque de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados e São João de Meriti) aiming to outline the special scholars education profile. The research also realized a survey about the educational specialized in these educational systems by official registering information available in the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) database and also in Observatório da Educação especial e Inclusão escolar: Práticas Curriculares e Processos de Ensino e aprendizagem (OBEE), the last one supported by Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Obeduc/Capes). As analysis methodoly we have used the research colaborative prerequisites in consultation with the qualitative referencial information from the federal and local documents analysis about the proposals also named as inclusive being from that point of view developed a descriptive analysis from the collected information. These results among other aspects had shown that the educational and specialized attend realized in classrooms with multifunctional resources and special classes, being the mental disabled people the larger aim- public attented in those spaces. Thus, this investigation besides promoting reflections about the including scholar system, developed, from these indicators, the special education school profile in the public and municipal system in Baixada Fluminense.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2016-10-18T18:57:50Z No. of bitstreams: 1 2016 - Tamara França de Almeida.pdf: 2042813 bytes, checksum: 161e11c4e66251eb57f7b5f6f57a7f52 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-18T18:57:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Tamara França de Almeida.pdf: 2042813 bytes, checksum: 161e11c4e66251eb57f7b5f6f57a7f52 (MD5) Previous issue date: 2016-02-24eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducational inclusion policieseng
dc.subjectspecial educationeng
dc.subjecteducational and specialized serviceeng
dc.subjectPolíticas de inclusão escolarpor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectAtendimento educacional especializadopor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleAnálise dos indicadores e políticas de inclusão escolar na Baixada Fluminensepor
dc.title.alternativeIndicator analysis and school policies in Baixada Fluminense-RJeng
dc.typeDissertaçãopor
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