???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1262
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVilela, João Antônio de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4217477715544857por
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Lenicio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9874743182713749por
dc.contributor.referee1Frangiorge, Lenicio-
dc.contributor.referee2Zaú, André Scarambone-
dc.date.accessioned2016-10-07T11:25:20Z-
dc.date.issued2011-10-10-
dc.identifier.citationVILELA, João Antônio de Lima. A Pedagogia de projetos na práxis da educação ambiental, no ensino técnico em agropecuária no IFTM - Campus Uberlândia. 2011. 74 f. Dissertação (Programação de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1262-
dc.description.resumoA pesquisa com a temática Educação Ambiental aliada à pedagogia de projetos surgiu da necessidade de desenvolver um trabalho pedagógico que valorizasse a participação de educando e do educador no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivos estudar a contribuição da pedagogia de projetos na práxis da Educação Ambiental para a formação de Técnicos em Agropecuária do IFTM - Campus Uberlândia; verificar de que forma a proposta de trabalhos com projetos de Educação Ambiental determina um caráter transformador nas práticas dos estudantes, em relação à comunidade escolar. Utilizamos a pesquisa-ação para desenvolver os projetos de Educação Ambiental, pois essa metodologia estabelece estreita associação com uma ação ou com a resolução de problemas de modo cooperativo ou participativo. Participaram da pesquisa 120 estudantes - 60 das 2ª séries e 60 das 3ª séries do curso de agropecuária do IFTM, os quais desenvolveram seis projetos, sendo eles: Tratamento de Água e esgoto, Reflorestamento de APP (Área de Proteção Permanente), Problemas Ambientais no IFTM, Sustentabilidade, Desperdício, e Proposta de Implantação de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos. Os conhecimentos adquiridos com a aplicação da pedagogia de projetos na práxis da Educação Ambiental no IFTM contribuíram para desenvolver na comunidade escolar uma tomada de consciência sobre a importância da sustentabilidade na utilização dos recursos naturais. Esta pesquisa proporcionou uma nova forma de ensinar, possibilitando a construção de um novo olhar sobre a maneira de trabalhar os conteúdos, rompendo os paradigmas da pedagogia tradicional, por meio da criatividade e autonomia dos estudantes.por
dc.description.abstractThe research concerning Environmental Education in association with the Pedagogy of Projects originated from the necessity of developing a pedagogical work which valued the participation of the student and teacher in the teaching-learning process. This work was aimed to study the contribution of the application of Pedagogy of Projects in the praxis of Environmental Education for the formation in Farming Technicians at IFTM – Campus Uberlândia under the focus of sustainable dimension; verify in which way the proposal of works with projects of Environmental Education determines a transforming character in the practice of students, in relation to the scholar community. Action-research was used in order to develop the Environmental Education projects, because this methodoly has strong relations with an action or with the resolution of problems in a cooperative or participative way. Participated in the research 120 students – 60 from 2nd high school and 60 from 3rd high school of the Farming course of IFTM, who developed 6 projects: Water and Sewage treatment, PEPA (Permanent Environmental Protection Area) Reforesting project, the Environmental problems at IFTM, Sustainability at IFTM, Disposal at IFTM, and of proposal of Solid residue Management at IFTM. The knowledge gained with the application of Pedagogy of Projects in the praxis of Environmental Education at IFTM contributed to develop in the scholar community an awareness process about the importance of sustainability in the use of natural resources. This research has prompted a new way of teaching, enabling the construction of a new look on the way of working the subjects, breaking up the paradigms of traditional pedagogy, through creativity and autonomy of students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2016-10-07T11:25:20Z No. of bitstreams: 1 2011 - João Antonio de Lima Vilela.pdf: 5449457 bytes, checksum: 8ea1eef4359358286afd4bf39023ac77 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-07T11:25:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - João Antonio de Lima Vilela.pdf: 5449457 bytes, checksum: 8ea1eef4359358286afd4bf39023ac77 (MD5) Previous issue date: 2011-10-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4882/2011%20-%20Jo%c3%a3o%20Antonio%20de%20Lima%20Vilela.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19646/2011%20-%20Jo%c3%a3o%20Antonio%20de%20Lima%20Vilela.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26007/2011%20-%20Jo%c3%a3o%20Antonio%20de%20Lima%20Vilela.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32400/2011%20-%20Jo%c3%a3o%20Antonio%20de%20Lima%20Vilela.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38772/2011%20-%20Jo%c3%a3o%20Antonio%20de%20Lima%20Vilela.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45178/2011%20-%20Jo%c3%a3o%20Antonio%20de%20Lima%20Vilela.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51536/2011%20-%20Jo%c3%a3o%20Antonio%20de%20Lima%20Vilela.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58034/2011%20-%20Jo%c3%a3o%20Antonio%20de%20Lima%20Vilela.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.references6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais. Brasília: Mec, SEF, 1998. ______. Agenda 21 Nacional. 2. ed. Vol.1. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Parâmetros em Ação, meio Ambiente na Escola: Guia do Formador. Brasília: MEC/SEF, 2001. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO: Coordenação de Educação Ambiental. Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA). Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO: Coordenação de Educação Ambiental. Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA). Brasília: MEC/SEF, 2002. BRASIL. Congresso Nacional. Lei 9.795, de 27 de abril de 1999. Brasília, 1999. Disponível em:< http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/doc/lei.doc>. Acesso em: 26 jun. 2001. BRASIL. Leis. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: LDB & Lei do fundo de Manutenção e Desenvolvimento do ensino Fundamental e de Valorização do magistério: Lei do FUNDEF. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicação, 2001. BRUGGER, P. Educação ou Adestramento Ambiental? Ilha de Santa Catarina: Letras Contemporâneas, 1994. CRESPO, S. Educar para a Sustentabilidade: A Educação Ambiental no Programa da Agenda 21. In: NOAL, F. Tendências da Educação Ambiental Brasileira. 2. ed. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2000, pp. 13-36. DIAS, G. F. Atividades Interdisciplinares de educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Gaia, 1994. ______. Educação Ambiental: Princípios e práticas. 6. ed. São Paulo: Gaia, 2000. DEMO, P. Participação é conquista. São Paulo: Cortez, 1988. DÍAZ, A. P. Educação Ambiental como Projeto. 2. ed. Porto Alegre: Artemed Editora, 2002. FAZENDA, I. C. A. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: Efetividade ou Ideologia? São Paulo: Edições Loyola, 1982. FREIRE, P. Educação e Mudança. 3. ed., São Paulo: Paz e Terra, 1981. FREIRE. P. Pedagogia da autonomia saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 51 GADOTTI, M. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática,1994. ______. Educação para e pela cidadania. In: RATTNER, H. (org). Brasil no limiar do século XXI: alternativas para a construção de uma sociedade sustentável. São Paulo: Edusp, 2000. GAYFORD, C. Trends in Environmental Education Research in England. In: Educação teoria e Prática. Rio Claro: UNESP, Vol. 9, n º 16, jan-jun.-2001, pp. 17-23. HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança na Educação: Os projetos de Trabalho. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. São Paulo: Artmed, 1998. JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. LEITE, L. H. A. A Pedagogia de Projetos em Questão. Texto produzido a partir da palestra no curso de Diretrizes da Rede Municipal de Belo Horizonte, promovido pelo CAPE/SMED em dezembro 1994. LIMA, G. F. C. Crise Ambiental, Educação e Cidadania: os desafios da sustentabilidade emancipatória. In: LAYARGUES, P. at al (org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002. pp. 109-141. LOUREIRO; C. F. B: Educação Ambiental e Movimentos Sociais Na Construção da Cidadania Ecológica e Planetária. In: LAYARGUES. P. at al (org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002, pp. 69-98. MORIN, E. Complexidade e ética da solidariedade. In: CASTRO, G. de; CARVALHO, E. de A; ALMEIDA, MC de (coord.). Ensaios de complexidade. Porto Alegre: Sulina, 1997, pp 15-24. OLIVA, J. A. Educação Ambiental na Escola. In: Textos da série Educação Ambiental do programa Salto para o Futuro. Brasília: SEF/SEED/MEC, 2000, pp.10-12. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: Secretaria de Educação MEC/SEF, 1999. RODRIGUES, A. M. Produção e Consumo do e no Espaço: Problemática Ambiental Urbana. São Paulo: Hucitec, 1998. RODRIGUES, R. M. A. Avaliação e proposta de reestruturação do Turismo praticado na Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia (MG). 2004. 48 f. Monografia (graduação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004. SACHS, I. Espaços, Tempos e Estratégias do Desenvolvimento. São Paulo: Vértice, 1986. SATO, M. Environmental Education Actitities in Brazil. In: Environmental Education, 4.46, Sumer, pp.24-28, 1992. SATO, M. Educação para o Ambiente Amazônico. 1997. 246 f. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2002. THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez Editora, 2003. UNESCO, Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade: Educação e Conscientização. Brasília: Ed. IBAMA, 1999.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Profissionaleng
dc.subjectProfessional studyeng
dc.subjectPedagogy of Projectseng
dc.subjectPedagogia de Projetospor
dc.subjectMeio Ambientepor
dc.subjectEnvironmentpor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleA Pedagogia de projetos na práxis da educação ambiental, no ensino técnico em agropecuária no IFTM – Campus Uberlândiapor
dc.title.alternativeThe pedagogy of projects in the environmental education praxis, in the farming teacher at IFTM – Campus Uberlândiaeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - João Antonio de Lima Vilela.pdf2011 - João Antonio de Lima Vilela5.32 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.