???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1255
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Maria do Carmo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1057481097954714por
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Julia Salim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879405110464044por
dc.contributor.advisor-co1Coelho, Ligia Martha Coimbra da Costa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4550861408643613por
dc.contributor.referee1Costa, Marly de Abreu-
dc.contributor.referee2Lopes, Carlos Wilson Gomes-
dc.contributor.referee3Santos, Akino-
dc.date.accessioned2016-10-06T12:56:06Z-
dc.date.issued2004-02-06-
dc.identifier.citationFERREIRA, Maria do Carmo. Ensino de Parasitologia no curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: um estudo descritivo. 2004. 129 f. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Instituto de Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2004.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1255-
dc.description.resumoO ensino de Parasitologia Veterinária no mundo tem se revelado importante tema de investigação, fato comprovado pelo grande número de artigos publicados em revistas científicas. Entretanto, ainda são raros estes estudos no Brasil. O presente trabalho teve como objetivos explicitar de que forma as mudanças em relação ao conhecimento e, conseqüentemente, sobre o ensino-aprendizagem, podem estar se refletindo na vivência didático-pedagógica, do ensino de Parasitologia Veterinária, no Curso de Graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Utilizou-se, como metodologia, o estudo descritivo, sendo a pesquisa desenvolvida com os docentes do Departamento de Parasitologia Animal e discentes do referido curso, no período de outubro de 2000 a dezembro de 2001. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários aos discentes, entrevistas com os docentes e observação de aulas teóricas e práticas. O estudo se organizou em três capítulos articulados. No primeiro, buscou-se compreender a relação existente entre o conhecimento produzido pela universidade e a sociedade, bem como a trajetória desta instituição, a crise vivenciada hoje e as propostas para a sua renovação. No segundo, procurou-se entender o processo de ensino aprendizagem na universidade, reconhecendo-o como complexo. No terceiro, vincularam-se as temáticas dos dois primeiros capítulos, costurando-as aos resultados encontrados. São reveladas as visões dos discentes e docentes, bem como a configuração das aulas teóricas e práticas no confronto professoraluno- conhecimento para o ensino de Parasitologia Veterinária da UFRRJ A análise dos resultados mostrou que os docentes são considerados profissionais competentes no trabalho que vêm realizando. Em alguns casos, observou-se que seria importante realizar a adequação melhor do tempo das aulas teóricas e práticas. As aulas práticas se mostraram como o espaço mais democrático do fazer pedagógico, no que diz respeito à possibilidade de uma ação educacional progressista. Entre os discentes, os resultados mostraram dificuldades na organização dos estudos, mas, mesmo assim, eles possuem consciência da importância do conhecimento em Parasitologia para o seu exercício profissional. A prova foi considerada a melhor forma de avaliação, embora não fosse a única. A realização da avaliação prática, com consulta, utilização de CD-ROM e apostilas específicas, foi iniciativa elogiada pelos alunos. Na concepção dos docentes, as atribuições do professor universitário vão além do mero ensinar, estando todos envolvidos com pesquisa e, mesmo sem terem tido uma formação pedagógica específica, consideram-se educadores. Revelaram, também, a necessidade de mudanças no ensino, frente às novas realidades sociais. Conclui-se que existe uma conjugação de concepções pedagógicas conservadoras e emancipadoras, e que transformar o ensino em campo de pesquisa seria um dos caminhos para a renovação e ampliação da Parasitologia na UFRRJ.por
dc.description.abstractVeterinary Parasitology teaching has becoming an important issue by several scientific magazines publications. However these studies are rare in Brazil. The current research had the purpose to set out the way knowledge changes and therefore the teaching-learning, can be reflecting on the pedagogic-didactic experience of the Veterinary Parasitology teaching in the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Veterinary Medicine Graduation Course. The descriptive study was the methodology used. The research was developed with the Animal Parasitology Department Teachers and the Veterinary Medicine Students, from October 2000 to December 2000. The data was obtained by applying student questionnaires, teachers interviews and theoretical and practical classes survey. It was divided into three articulated chapters. First we look for the relation between the university knowledge and the society, the University history, the today University crisis and its renewal proposals. Second we tried to understand the teaching-learning process in the University. In the third chapter we linked the themes from the first and second to the questionnaires results. They reveal teachers and students points of view as well as the way practical and theoretical classes can dialogue with the teacher-student-knowledge in the UFRRJ Veterinary Parasitology teaching context. The results analysis indicate the teachers are considered competent at their functions. A better theoretical and practical classes time management is required in some cases. The practical classes became the most democratic forum for the pedagogical doing and a more progressive educational action. The results also indicate a study organization difficulty among the students, nevertheless they are aware of the parasitology knowledge importance for their professional lives. Testing was considered the best evaluation method. Practical evaluation with free consultation, CD ROM and specific revision aid utilization were initiatives praised by the students. The university teacher attributions go beyond the simply teaching by teachers points of view. They are all involved with research and, although they don´t have a pedagogic specific education, they consider themselves as full educators. Teaching changes, due to the new social realities, are also mentioned as an important necessity. A conjugation of conservative and emancipative pedagogic conceptions exists and the transforming of the teaching into a research field would be a direction to renew and amplify the Parasitology in UFRRJ.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2016-10-06T12:56:06Z No. of bitstreams: 1 2004 - Maria do Carmo Ferreira.pdf: 732238 bytes, checksum: 3529c6b0217ed6fa6db3e6fa39514831 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-06T12:56:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2004 - Maria do Carmo Ferreira.pdf: 732238 bytes, checksum: 3529c6b0217ed6fa6db3e6fa39514831 (MD5) Previous issue date: 2004-02-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4812/2004%20-%20Maria%20do%20Carmo%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19476/2004%20-%20Maria%20do%20Carmo%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25809/2004%20-%20Maria%20do%20Carmo%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32218/2004%20-%20Maria%20do%20Carmo%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38554/2004%20-%20Maria%20do%20Carmo%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/44954/2004%20-%20Maria%20do%20Carmo%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51372/2004%20-%20Maria%20do%20Carmo%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57778/2004%20-%20Maria%20do%20Carmo%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Veterináriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Veterináriaspor
dc.relation.referencesANASTASIOU, L. G. C. Construindo a docência no ensino superior: relação entre saberes pedagógicos e saberes científicos. In: ROSA, D. E. G.; SOUZA, V. C. (Org.). Didáticas e práticas de ensino: Interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 173-204. BARBIERI, I. Apresentação. In: LÁZARO, A. (Org.). Visão e ação: A universidade no século XXI. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1999. p. 7-13. BOURDIEU, P. O poder simbólico. Introdução. Lisboa: Difel, 1989. 145 p. BOURDIEU, P. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. 151 p. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. BUARQUE, C. Na fronteira do futuro: o projeto UNB. Brasília: Universidade de Brasília, 1989. 108 p. BUARQUE, C.; NUNES, I. B. Universidade permanente - gestão do conhecimento para atualização profissional, informação tecnológica e educação superior. Disponível em: <http://www.sesu.br>. Acesso em: 22 ago. 2002. CARDOSO, T. F. L. Sociedade e desenvolvimento tecnológico: uma abordagem histórica. In: GRISPUN, M. P. S. Z. (Org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999. p. 183-230. CASTANHO, M. E. L. M. A criatividade na sala de aula universitária. In: VEIGA, I. P. A.; CASTANHO, M. E. L. M. (Org.). Pedagogia universitária: a aula em foco. 2. ed., Campinas: Papirus, 2000a. p. 75-89. CASTANHO, M. E. L. M. Professores e Inovações. In: CASTANHO, S. E. M.; CASTANHO, M. E. L. M. (Org.). O que há de novo na educação superior: Do projeto pedagógico a prática transformadora. Campinas: Papirus, 2000b. p. 75-92. CASTANHO, S. E. M. A Universidade entre o sim, o não e o talvez. In: VEIGA, I. P. A.; CASTANHO, M. E. L. M. (Org.). Pedagogia universitária: a aula em foco. 2. ed. Campinas: Papirus, 2000c. p. 13-48. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983. 158 p. CHARLE, C.; VERGER, J. A história das Universidades. São Paulo: UNESP, 1996. 131 p. 99 COLES, G. The future of veterinary parasitology. A UK view. Parasitology Today, v. 16, n. 2, p. 83, 2000. CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 17., 2001, São Paulo. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Parasitologia Veterinária, 2001. 168 p. CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 18., 2003, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Parasitologia Veterinária, 2003. 172 p. CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA, 15., 2002. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Parasitologia Veterinária, 2002. 144 p. CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA. Ensino. Disponível em: <http://www.cfmv.org.br/portal/ensino.php>. Acesso em: 15 jan. 2003. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Relação de cursos recomendados e reconhecidos. Disponível em: <http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet?acao=pesquisa rGrandeArea>. Acesso em: 05 nov. 2003. CORDERO DEL CAMPILLO, M.; ROJO-VAZQUEZ, F. A.; DIEZ-BAÑOS, P.; CASTANOÑ-ORDÓÑEZ, L.; PEREIRA-BUENO, J. N.; DIEZ-BAÑOS, N.; HIDALGOARGUELLO, R. Teaching veterinary parasitology throughou the world. Veterinary Parasitology, v. 19, n. 1-2, p. 1-12, 1986. CORTELLA, M. C. A escola e o conhecimento. Fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 1998. v. 5, 166 p. (Coleção Perspectiva). CUNHA, M. I. Conta-me agora! As narrativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, v. 23, n. 1-2, p. 14-18, 1997. CUNHA, M. I. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM Editora, 1998. 230 p. CUNHA, M. I. Inovação como perspectiva emancipatória no ensino superior: mito ou possibilidade? In: Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. 189 p. DANTAS, F.; RIBEIRO, C. T.; LÁZARI, C. S.; ZANIN, E. J. O.; RODRIGUES, F. F.; SILVEIRA, G. C.; BARCELOS, I. D. E. S.; OLIVEIRA, J. P.; PATROCÍNIO, L. G.; GOMES, M. G.; MENDONÇA, M. R. M. F.; VILELA, T. M.; JÚNIO, V. A. Avaliação quali-quantitativa das disciplinas curriculares: A experiência da Universidade Federal de Uberlândia. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 25, n. 1, p. 27-35, 2001. DEMO, P. Desafios da universidade. In: Desafios modernos da educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1993. cap. IV, p. 126-189. DEMO, P. Avaliação qualitativa. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 1999. v. 25, 102 p. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo). 100 DEMO, P. Educar pela pesquisa. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2000. 120 p. (Coleção Educação Contemporânea). DEMO, P. Pobreza política. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2001. v. 27, 109 p. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo). DEMO, P. Complexidade e aprendizagem. A dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2002a. 195 p. DEMO, P. Os desafios da educação universitária: pesquisa e ética na ciência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA, 12., 2002, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 2002b. (Mesa Redonda). ECKERT, J. WAAVP/Pifiezer award for excellence in teaching for veterinary parasitology: quo vadis? Veterinary Parasitology, v. 88, n. 1-2, p. 117-125, 2000. EYSKER, M. The Ultrecht model of teaching veterinary medicine and the role of veterinary parasitology. Veterinary Parasitology, v. 108, n. 4, p. 273-281, 2002. FONSECA, A. H.; PEREIRA, M. J. S. Classificação e morfologia de Protozoa e Rickettsiae de importância em Medicina Veterinária. Rio de Janeiro: UFRRJ, 2001. 28 p. (Apostila de aulas da disciplina de Parasitologia II). FONSECA, A. H.; PEREIRA, M. J. S. Classificação e morfologia de nematóides em Medicina Veterinária. Seropédica: UFRRJ, 2002. 1 CD-ROM. Versão 1.01. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, Coleção Leitura, 1996. 165 p. FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000. 134 p. GASSER, R. B.; BEVERIDGE, I.; SANSGTER, N. C.; COLERMAN, G., Veterinary parasitology teaching in eastern Australia. Veterinary Parasitology, v. 108, n. 4, p. 295-307, 2002. GELBERT, S. O. Quem educa quem? In: MELO, J. A. C. (Org.). Educação: razão ou paixão. Rio de Janeiro: Panorama/ENSP, 1993. 108 p. GERMINIANI, C. L. B. A história da medicina veterinária no Brasil. Archives of Veterinary Science, v. 3, n. 1, p. 1-8, 1998. GHIRALDELLI Jr., P. Didática e teorias educacionais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000a. 115 p. GHIRALDELLI Jr., P. Filosofia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000b. 108 p. GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais transformadores: Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 254 p. 101 GOERGEN, P. Ciência, sociedade e universidade. Educação e Sociedade. v. 19, n. 63, p. 53- 69, 1998. GONÇALVES, E. L. Os objetivos da educação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 22, n. 2-3, p. 9-18, 1998. GOTTESTEIN, B.; ECKERT, J. Various approaches of teaching veterinary parasitology. Veterinary Parasitology, v. 108, n. 4, p. 267-272, 2002. HOBBS, R. P.; THOMPSON, R. C. A.; LYMBERY, A. J. Parasitology. In: THOMPSON, R. C. A.; LYMBERY, A. J.; HOBBS, R. P. (Org.). Teaching of parasitology to students of veterinary medicine and biomedical sciences. Veterinary Parasitology, v. 108, n. 4, p. 283- 290, 2002. KRAMER, L.; GENCHI, C. Teaching of veterinary parasitology: the Italian perspective. Veterinary Parasitology, v. 108, n. 4, p. 317-322, 2002. KRECEK, R. C. Resolution on teaching veterinary parasitology: World Association for the Advancement of Veterirary Parasitology (WAAVP). Veterinary Parasitology, v. 108, n. 4, p. 333-335, 2002. LAMPERT, J. Os dois Brasis. 5. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969. 277 p. LÁZARO, A. Visão e ação: a universidade no século XXI. Rio de Janeiro: UERJ, 1999. v. 4, 120 p. (Coleção Universidade). LESSA, C. A universidade e a pós-modernidade: o panorama brasileiro. Universidade e Sociedade, v. 9, n. 19, p. 15-24, 1999. LIBÂNEO, J. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. Revista da ANDE, v. 3, n. 6, p. 11-19, 1983. LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública. A pedagogia crítico-social dos conteúdos. 18. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002. 149 p. LUCKESI, C. C.; BARRETO, E.; COSMA, J.; BAPTISTA, N. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 10. ed. São Paulo: Cortez, 1998. 232 p. MARCOVITCH, J. A universidade impossível. São Paulo: Futura, 1998. 182 p. MASETTO, M. T. O professor universitário e a sua formação pedagógica. In: BICUDO, M. A. V.; SILVA JÚNIOR, C. A. (Org). Formação do educador e avaliação educacional. São Paulo: UNESP, 1999. v. 2, p. 167-196. MAYOR, F. Prefácio. In: UNESCO (Org.). Política de mudança e desenvolvimento no ensino superior. Rio de Janeiro: Garamond, 1999. p. 7-14. MORAIS, J. F. R. A criticidade como fundamento humano. In: VEIGA, I. P. A.; CASTANHO, M. E. L. M. (Org.). Pedagogia universitária: A aula em foco. Campinas: Papirus, 2000. p. 51-74. 102 MORETTO, R.; MANSUR, O. C. Avaliando a avaliação. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 23, n. 1, p. 5-10, 1999. MORETTO, R.; MANSUR, O. C. Ser professor: As múltiplas dimensões da docência. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 24, n. 2, p. 5-8, 2000. MORIN, E. Ciência com consciência. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. 350 p. MUKARATIRWA, S. Undergraduate teaching of veterinary parasitology in Africa. Veterinary Parasitology, v. 108, n. 4, p. 291-294, 2002. NANSEN, P. Parasitology crossing borders. Veterinary Parasitology, v. 81, n. 2, p. 159-165, 1999. OLIVEIRA-SIQUEIRA, T. C. F.; AMARANTE, A. Parasitologia animal. Animais de Produção. Rio de Janeiro: EPUB, 2001. 150 p. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Política de mudança e desenvolvimento no ensino superior. Rio de Janeiro: Garamond, 1999. 100 p. PEIXOTO, M. A. P.; SILVA, R. N. M. Estratégias de aprendizagem em alunos de Medicina: pré-teste. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 23, n. 1, p. 18-25, 1999. PENTEADO, S. T. Identidade e poder na universidade. São Paulo: Cortez, 1998. 118 p. PEREIRA, S. G.; BARROS G. C.; COSTA, A. N. Reflexões sobre a prática docente no ensino de medicina veterinária. Revista do CFMV, v. 6, n. 19, p. 58-61, 2000. RIBEIRO, D. Confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. 590 p. RISTOFF, D. I. Universidade em foco: reflexões sobre a educação superior. Florianópolis: Insular, 1999. 240 p. ROSA, S. S. Brincar, conhecer, ensinar. São Paulo: Cortez, 1998. 85 p. SANDEMAN, R. M. Parasites, parasitology, parasitologistes. International Journal of Parasitology, v. 31, n. 2001, p. 853-857, 2000. SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1999a. 350 p. SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 11. ed. Porto: Afrontamento, 1999b. 59 p. SANTOS, B. S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política da transição paradigmática. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001. v. 1, 415 p. 103 SAVIANI, D. Escola e democracia: Teorias da educação, curvatura de vara, onze teses sobre educação e política. 32. ed. Campinas: Autores Associados, 1999. v. 5, 104 p. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo). SCHWARTZMAN, S. A ciência da ciência. Ciência Hoje, v. 2, n. 11, p. 54-59, 1984. SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 5., 1996, Canela. Anais... Canela: Conselho Federal de Medicina Veterinária, 1996. 227 p. SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 6., 1997, Recife. Anais... Recife: Conselho Federal de Medicina Veterinária, 1997. 121 p. SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 7., 1998, Campo Grande. Anais... Campo Grande: Conselho Federal de Medicina Veterinária, 1998. 151 p. SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 8., 1999, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Conselho Federal de Medicina Veterinária, 1999. 111 p. SNYDERS, G. Pedagogia progressista. Coimbra: Livraria Almedina, 1974. 148 p. SOUSBBY, L. WAAVP and Pfiezer award for excellence in teaching veterinary parasitology. Veterinary Parasitology, v. 54, n. 1-3, p. 23-26, 1994. STROMBERG, B. E. Teaching veterinary parasitology: the North American perspective. Veterinary Parasitology, v. 108, n. 4, p. 327-331, 2002. THEODOROPOULOS, G.; LOUMOS, V. Parasitoly tutoring system: a hypermedia computer-base application. Computer Metods Programs Biomedical, v. 42, n. 2, p. 113- 118, 1994. THOMPSON, R. C. A. Veterinary Parasitology: looking to the next millennium. Parasitology Today, v. 15, n. 8, p. 320-325, 1999. THOMPSON, R. C. A.; LYMBERY, A. J.; HOBBS, R. P. Teaching of parasitology to students of veterinary medicine and biomedical sciences. Veterinary Parasitology, v. 108, n. 4, p. 283-290, 2002. TRINDADE, H. Universidade, ciência e Estado. In: TRINDADE, H. (Org.). Universidade em ruínas: na república dos professores. Petrópolis/Porto Alegre: Vozes/Cipedes, 1999. p. 9-23. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Roteiro de aulas práticas. Zoologia Médica e Parasitologia - IB 124. Seropédica: Imprensa Universitária, 1996. 35 p. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Comissão de concursos de seleção da Universidade Rural. Seropédica: Revista Rumos, 1999a. 38 p. 104 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Programa Analítico da disciplina de Zoologia Médica e Parasitologia I - IB 503. Seropédica: Imprensa Universitária, 1999b. 3 p. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Programa Analítico da disciplina de Parasitologia II - IB 501. Seropédica: Imprensa Universitária, 1999c. 3 p. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. I Seminário de Avaliação do Curso de Medicina Veterinária. Seropédica: Curso de Medicina Veterinária, 2000. (Propostas apresentadas em plenária. Documento não publicado). VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G.; FONSECA, M. Aula universitária e inovação. In: VEIGA, I. P. A.; CASTANHO, M. E. L. M. (Org.). Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000. p. 161-191. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). VERCRUYSSE, J.; ECKERT, J. Teaching in undergraduate veterinary parasitologyin some European countries. Veterinary Parasitology, v. 108, n. 4, p. 309-315, 2002. VERSTER, A. Taeching Veterinary Parasitology. Veterinary Parasitology, v. 54, n. 1-3, p. 269-281, 1994. VIEIRA-BRESSAN, M. C. R. Teaching of undergraduate veterinary parasitology: the South American perspective. Veterinary Parasitology, v. 108, n. 4, p. 323-326, 2002.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectundergraduate teachingeng
dc.subjectteaching-learningeng
dc.subjectpedagogic education.eng
dc.subjecteducação superiorpor
dc.subjectensinar e aprenderpor
dc.subjectfazer didático-pedagógicopor
dc.subject.cnpqParasitologiapor
dc.titleEnsino de Parasitologia no curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: um estudo descritivopor
dc.title.alternativeTeaching of Parasitology on the graduation course of the Veterinary Medicine of the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: a descriptive studyeng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Veterinárias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004 - Maria do Carmo Ferreira.pdfMaria do Carmo Ferreira715.08 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.