???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1197
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCabral, Manoel Batista Grifo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8235649432634379por
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.advisor2Sanchez, Sandra Barros-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5592332884126912por
dc.contributor.advisor-co1Lima, Wallace Luiz de-
dc.contributor.referee1Peluzio, João Batista Esteves-
dc.contributor.referee2Zonta, Everaldo-
dc.date.accessioned2016-09-12T16:49:34Z-
dc.date.issued2011-05-19-
dc.identifier.citationCABRAL, Manoel Batista Grifo. A pedagogia de projetos na aprendizagem participativa de alunos da educação profissional utilizando a produção de mudas de alface. 2011. 60 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1197-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada no Campus de Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo. Avaliou-se a aprendizagem pela utilização da Pedagogia de Projetos. A temática empregada foi a produção de mudas de alface em substratos alternativos, comumente empregados na olericultura regional, desenvolvida com alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio. O desenvolvimento se deu de forma teórico-prático com a participação interdisciplinar de servidores docentes e administrativos, cobrindo as bases transversais à problemática. Todas as etapas da produção foram planejadas, executadas e avaliadas com os discentes. A avaliação da aprendizagem foi realizada com o emprego de questionários estruturados temporalmente distribuídos. Ficaram caracterizados no processo de ensino-aprendizagem ganhos significativos dos discentes, observados nos resultados das avaliações realizadas, evidenciando a viabilidade na utilização da pedagogia de projeto no ambiente de estudo. O substrato de melhor desempenho foi o elaborado pelos alunos, sendo melhor inclusive que o comercial utilizado na regiãopor
dc.description.abstractThis research was done in the Campus of Alegre, Federal Institute of Education, Science and Technology of the State of Espirito Santo. We evaluated the learning by the use of Project Pedagogy. The theme used was the production of lettuce on alternative substrates, commonly used in horticulture regional, developed with students the first year of the course Farming Technician integrated into the school. The development took place in a theoretical and practical involvement with interdisciplinary teaching and administrative servers, covering the bases transverse to the problem. All production steps were planned, implemented and evaluated with the students. The learning evaluation was performed with the use of structured questionnaires distributed temporally. Were characterized in the teaching-learning gains of students observed the results of the evaluations, demonstrating the feasibility of pedagogy in the use of project learning environment. The substrate of improved performance was prepared by the students, and even better that the commercial use in the region.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2016-09-12T16:49:34Z No. of bitstreams: 1 2011 - Manoel Batista Grifo Cabral.pdf: 2116057 bytes, checksum: 0cb1f154d8dd97fcc16aff0de8262b09 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-12T16:49:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Manoel Batista Grifo Cabral.pdf: 2116057 bytes, checksum: 0cb1f154d8dd97fcc16aff0de8262b09 (MD5) Previous issue date: 2011-05-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13928/2011%20-%20Manoel%20Batista%20Grifo%20Cabral.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19304/2011%20-%20Manoel%20Batista%20Grifo%20Cabral.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25663/2011%20-%20Manoel%20Batista%20Grifo%20Cabral.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32052/2011%20-%20Manoel%20Batista%20Grifo%20Cabral.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38418/2011%20-%20Manoel%20Batista%20Grifo%20Cabral.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/44810/2011%20-%20Manoel%20Batista%20Grifo%20Cabral.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51214/2011%20-%20Manoel%20Batista%20Grifo%20Cabral.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57656/2011%20-%20Manoel%20Batista%20Grifo%20Cabral.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.references6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALVES, Railton Cezar Azevedo. A aprendizagem na educação dos alunos da EAF Senhor do Bonfim-BA através do método de duas abordagens de ensino: manejo irrigação e pastagens pela forma convencional e participação em projeto de pesquisa. Tese de Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2008. Disponível em: <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea>. Acesso em 20/mar/2011. BEZERRA, Fred Carvalho. Produção de mudas de hortaliças em ambiente protegido. Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2003. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Repensando a pesquisa participante – 3ª Edição. SP: Brasiliense, p.108, 1997. BRAZÃO, Márcia G. Manual de informações técnicas 2006. Hortec Tecnologia de sementes Ltda. Indaiatuba, SP. p. 87, 2006. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria Nacional de Educação Tecnológica. Retrospectiva Histórica da Escola Agrotécnica Federal de Alegre (ES). Brasília, 1992. 51p. _______. Manual da Escola Fazenda. CENAFOR, 1973. CAMARGO, L. S. As hortaliças e seu cultivo. 3 ed. Campinas: Fundação Cargill, 1992. 252p. COLOMBO, João Nacir. Emprego da “Pedagogia de Projetos” com base na avaliação do desempenho de cultivares de pimentão e berinjela sob manejo convencional e orgânico. Tese de Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Programa de Pós- graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2006. Disponível em: <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea>. Acesso em 20/mar/2011. CORTEZ, L. A. B., et. al. Resfriamento de frutas e hortaliças. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2002. p.17-35. CRUZ, C. D. Programa GENES: estatística experimental e matrizes. Viçosa: UFV, 2006. 285p. CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática – 4ª Edição – Campinas, SP: Papirus, p. 111-113, 1994. DELAPRANE, Francisco Braz. Utilização da metodologia de projetos na formação dos alunos do IFES- Campus Santa Tereza/ES: uma Experiência com Adubação Verde. Tese de Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Programa de Pós-Graduação em 43 Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2009.Disponível em.< http://www.ufrrj.br/ppgea>. Acesso em 20/mar/2011. DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 8ª ed., Campinas,SP.Autores Associados, 2007. EMBRAPA AGROBIOLOGIA. Sistema integrado de produção agroecológica [Filme-vídeo]. Rio de Janeiro, EMBRAPA, 2005. Disponível em: <http://www.agrosoft.org.br/ agropag/211598.htm>. Acesso em 29/nov/2009. ESTEBAN, Maria Tereza. JANSSEN, Felipe da Silva. HOFFMANN, Jussara. Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo – 6ª Edição. Porto Alegre: Mediação, p.12-14, 2008. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Práticas Interdisciplinares na escola, 2ª Edição – São Paulo: Cortez, p.17 e18, 1993. FERREIRA, M. E; CASTELLANE, P. D.; CRUZ, M. C. P. Nutrição e adubação de hortaliças. Piracicaba: POTAFOS, 1993. 487p. FILGUEIRA, F. A. R. Novo manual de olericultura: Agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. Viçosa: UFV, 2000. 402p. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa – São Paulo: Paz e Terra, p.31 e 47, 1996. _______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. RJ: Editora Paz e Terra, 1992. GADOTTI, M. Pedagogia da Terra e Cultura da Sustentabilidade. Revista Pátio, Porto Alegre, p. 10-13, 2001. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa - 4ª Edição – São Paulo: Atlas, p.39, 2002. GOMES, Josilda Junqueira Ayres, et al.Comparação química do composto orgânico de esterco bovino e leguminosas: leucena (Leucaena leucocephala ( Lan de Wit) e sombreiro (Clitoria fairchildiana Haward), Revista Brasileira de Agroecologia, ISSN: 1980-9735.3(1):78-84, (2008). Disponível em: <http://www.territoriosdacidadania.org.br/o/899894htm> . Acesso em 09/mar/2011. GRUSZYNSKI, C. Resíduo agro-industrial "casca de tungue" como componente de substrato para plantas, 2002. 100f. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) – Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, Faculdade de Agronomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002. HERNÁNDEZ, Fernando. A organização do currículo por projetos de trabalho – 5ª Edição. Porto Alegre: Artmed, p.184, 1998. 44 HERNÁNDEZ, Fernando & MONTSERRAT, Ventura. A organização do cuurrículo por projetos de trabalho, 5ª Ed. – Porto Alegre: Artmed, 1998. IBGE. Censo 2010 – População Urbana do País. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1766> Acesso em 27/jan/2011. JAPIASSU, Hilton. A pedagogia da incerteza. Rio de Janeiro: Imago, p.17, 1983. KUENZER, Acacia Zeneida. As políticas de formação: A constituição da identidade do professor sobrante. Educação & Sociedade – ano XX, nº 68. Dezembro de 1999. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a09v2068.pdf>. Acesso em 03/dez/2010. _________. Competência como Práxis: os Dilemas da relação entre Teoria e Prática na Educação dos Trabalhadores. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, 2004. KULLOK, M. G. B. Relação professor aluno: contribuições à prática pedagógica. Maceió: EDUFAL, 2002. p10 e p87. LEAL Marco Antônio de A., et al., 2007. Utilização de compostos orgânicos como substratos na produção de mudas de hortaliças. Horticultura Brasileira 25: 392-395. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/hb/v25n3/a14v25n3.pdf>. Acesso em 10/mar/2011. LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Pedagogia de Projeto, 1994. Disponível em: <www.senac.br/informativo/BTS/302/boltec302d.htm>. Acesso em 01/jun/2009. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. LINHARES, Célia, et al. Formação de Professores: pensar e fazer. 5ª Ed. SP, Cortez,1999. LOPES, Alice Casimiro. Os parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Médio e a submissão ao mundo produtivo: o caso do conceito de contextualização. Educação & Sociedade – Vol. 23, no. 80 - Campinas: 2002. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12938.pdf>. Acesso em 25/ago/2010. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. - 4. ed. – São Paulo: Atlas, 1999. MELLO, Guiomar Namo. Educação escolar brasileira: o que trouxemos do século XX? Porto Alegre: Artmed, p.51, 2004. MINAMI, K. Produção de Mudas de Alta Qualidade em Horticultura. São Paulo: TA Queiroz, 1995. 128p. _______.Produção de mudas de hortaliças de alta qualidade. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 18, suplemento, p. 162-163, 2000. 45 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/ SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (SETEC). (Re) significação do ensino agrícola da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília/DF: 2009. MOREIRA, Marco Antônio. Subsídios didáticos para o professor pesquisador em ensino de Ciências, v. 5, UFRGS: Porto Alegre, 2009. Disponível em: < http://www.if.ufrgs.br/~moreira/>. Acesso em 07/mar/2011. NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências – 7ª Edição – São Paulo: Érica, p.80 e 127, 2007. NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, p.142-143, 1999. NÓVOA, A., Vidas de Professores. 2º edição. Porto, Portugal. Porto Editora, 1995. PELUZIO, João Batista Esteves, et.al. Avaliação prévia dos discentes das primeiras séries do curso Técnico em agropecuária do Ifes- Campus de Alegre quanto a conhecimentos específicos em Cafeicultura de Alegre. Resumo apresentado na II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ifes Campus de Alegre, 2010. PENTEADO, Silvio Roberto. Manual Prático de Agricultura Orgânica-Fundamentos e Técnicas. Campinas, SP. Edição do Autor, p.167, 2009. PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: Unidade entre teoria e prática?. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 94, p. 58-73, 1995. SANCHEZ, Sandra Barros. Normas para Citações e Referências Bibliográficas. Aula Semana de Formação da Turma de Mestrado 2008 do Curso de Mestrado em Educação Agrícola – Programa de Pós- Graduação em Educação Agrícola, Universidade federal rural do rio de Janeiro, Seropédica, 2008. Disponível em.<http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2008-2/4sf/f.ppt>. Acesso em 05/abr/2011. SANTOS, Akiko. Didática sob a ótica do pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, p.91 e 92, 2003. ________. Educação Interdisciplinar: ampliando horizontes. Seropédica, RJ: EDUR, 2007, 128p. SANTOS, Carlos Alberto Gomes dos. Pedagogia de projetos como método de ensino: o desenvolvimento de maracujazeiro em condições de casa de vegetação. Tese de Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola)- Programa de Pós-Graduação em Educação 46 Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2005. Disponível em.< http://www.ia.ufrrj/ppgea>. Acesso em 20/mar/2011. SANTOS, Gabriel de Araújo. Novas Tecnologias para o Ensino em Ciências Agrárias. Palestra Semana de Formação da Turma 2008-2 do Curso de Mestrado em Educação Agrícola- Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2008. SCARPARE Filho, J. A. Mudas de frutíferas de alta qualidade. In: MINAMI, K.; TESSARIOLI NETO, J.; PENTEADO, S. R.; SCARPARE FILHO, J. A. Produção de mudas hortículas de alta qualidade. Piracicaba: USP/SEBRAE, 1994. p.16-21 SCHMITZ Jak, et al. Propriedades químicas e físicas de substratos de origem mineral e orgânica para o cultivo de mudas em recipientes. Revista Ciência Rural, v. 32 nº 6, p. 937- 944. Disponível em: <htt://www.scielo.br/scielo.php.ciên.ruralv.32 nº 6santamariadez2002.>. Acesso em 10/mar/2011. SECRETARIA ESCOLAR do IFES CAMPUS DE ALEGRE/ES- SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2010. SILVA, Edna Lúcia da. Metodologia da Pesquisa e Elaboração da Dissertação – 3ª Edição. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da UFSC, 2001. 121p. SHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. Pedagogia Dialética. São Paulo: Brasiliense, 1983. (Coleção os Pensadores). SMOLLE, Kátia Cristina Stocco. C. S. Aprendizagem significativa: o lugar do conhecimento. Aprender online, São Paulo, 2002, p.20-24. Disponível em: <http://www.fe.unb.br/pie/z aprendizagem%20significativa.htm>. Acesso em: 23 nov. 2010 SOUZA, Jacimar Luiz. Agricultura orgânica: tecnologias para a produção de alimentos saudáveis, vol. 1. Domingos Martins: EMCAPA, 1998. 189 p. SOUZA, José Junio. Utilização do método de projeto em experimento de avaliação de cultivares de milho verde para agroindústria na região de Morrinhos-GO. Tese de Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola)- Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2995. Disponível em: <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea>. Acesso em 20/mar/2011. VÁSQUEZ, Adolfo S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. 239,1968. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. Campinas, SP: Papirus, p. 106, 1989. WENDLING, Ivar & GATTO, Alcides. Substratos, adubação e irrigação na produção de mudas. Viçosa: UFV, 2002. 165p.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTechnical Educationeng
dc.subjectSubstrateseng
dc.subjectEducation.eng
dc.subjectEnsino Técnicopor
dc.subjectSubstratospor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA pedagogia de projetos na aprendizagem participativa de alunos da educação profissional utilizando a produção de mudas de alfacepor
dc.title.alternativeThe project pedagogy in participatory learningeducation professional students using seedlings lettuce productioneng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Manoel Batista Grifo Cabral.pdf2.07 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.