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dc.creatorCastro, Jeimis Nogueira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2698750353284406por
dc.contributor.advisor1Barbosa, Claudio Luis de Alvarenga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0135319486932855por
dc.contributor.referee1Souza, Nádia Maria Pereira de-
dc.contributor.referee2Rangel, Mary-
dc.date.accessioned2016-09-09T13:45:03Z-
dc.date.issued2011-09-27-
dc.identifier.citationCASTRO, Jeimis Nogueira de. A educação física no ensino agrícola: um estudo a partir das teorias da educação transformadoras da sociedade. 2011. 97 f. Dissertação (Programação de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1196-
dc.description.resumoEsta pesquisa procurou investigar a contribuição da Educação Física Escolar para o ensino profissional agrícola de nível médio. Para realizarmos essas investigações, buscamos uma fundamentação teórica sustentada pelas teorias da educação transformadoras da sociedade, entendendo a escola como uma instância mediadora, que por meio de sua ação pedagógica pode estabelecer relações de reciprocidade entre os indivíduos e a sociedade, podendo problematizar a realidade e trabalhar as contradições sociais, para modificá-las. Participaram dessa pesquisa 65 estudantes e 03 docentes, do Instituto Federal Fluminense – Campus Bom Jesus e do Colégio Estadual Rei Alberto I. Tivemos como objetivo desse estudo analisar a prática da disciplina Educação Física nas instituições de ensino profissional agrícola de nível médio do Estado do Rio de Janeiro sob a ótica de uma educação transformadora. Para isso, utilizamos uma metodologia com abordagem qualitativa, com uma pesquisa exploratória, buscando uma compreensão da realidade vivida socialmente. Os dados foram coletados por meio de questionários com perguntas fechadas, pelo fato desse instrumento permitir alcançar de forma rápida e simultânea mais pessoas; para amenizar algumas desvantagens do mesmo, utilizamos uma pergunta aberta. Ao aplicarmos os questionários, tivemos como meta, levantar informações de alguns questionamentos que levantamos na fundamentação teórica, que foi sobre os conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física; a percepção sobre o corpo; as atividades trabalhadas na sala de aula; o papel do professor e a percepção da Educação Física em relação às outras disciplinas presentes no currículo escolar. Os resultados que chegamos foram que as perspectivas de educação que mais aparecem nos discursos dos sujeitos incluídos na pesquisa, são as ligadas às teorias liberais da educação, que atuam de forma a aprimorar e/ou manter a sociedade vigente. Identificamos também que quando cruzamos as informações das respostas dos questionários dos docentes com as dos discentes, há algumas variações, mostrando que nem sempre os objetivos dos professores são percebidos e atingidos da maneira que eles planejam. A perspectiva de Educação Física Transformadora apareceu apenas nos discursos dos professores, mostrando que há uma tentativa por parte deles de desenvolverem um trabalho de aprofundamento das consciências dos estudantes, tornando-os mais participativos no exercício de uma prática social consciente e menos alienante. Quanto à percepção da Educação Física em relação às demais disciplinas presentes no currículo escolar, a visão dos participantes da pesquisa é positiva, entendendo a Educação Física como uma disciplina que transmite conteúdos relevantes e contribui para a formação crítica dos estudantes. Concluímos nossa pesquisa, com a certeza de que essa temática investigada não se esgota aqui, esclarecendo que não tivemos a pretensão de responder questões que merecem uma constante revisão crítica; apenas, buscamos indicar alguns caminhos, que futuramente mereçam ser retomados em outras pesquisaspor
dc.description.abstractThis research sought to investigate the contribution of physical education for vocational agricultural high school. To perform these investigations, we followed a theoretical foundation supported by theories of transformative education in society, understanding the school as a mediating body, which through its pedagogical action could establish relations of reciprocity between individuals and society, discuss the reality and work social contradictions in order to modify them. Participated in this study 65 students and 03 teachers from the "Instituto Federal Fluminense - Campus Bom Jesus" and "Colégio Estadual Rei Alberto I". We aimed as an object of this study the analysis of Physical Education practice in the institutions of vocational agricultural high school in the State of Rio de Janeiro from the perspective of a transformative education. We used a methodology with a qualitative approach with an exploratory, seeking an understanding of the society reality. Data were collected through questionnaires with closed questions, because this instrument allows to reach quickly and simultaneously more people; to ease some of the same disadvantages, we used an opening question. By applying the questionnaires, we had as a goal get information that raised some questions in theoretical foundation, which was worked on content in physical education classes, the perception of the body, the activities worked in the classroom, the teacher's role and the perception of physical education in relation to other disciplines present in the school curriculum. The results we got were that the prospects of education that most often appear in the speeches of the subjects included in the survey are linked to liberal education theories, that act to enhance and / or maintaining the existing society. We also identified that when we cross the information from questionnaire responses of teachers with the students, there are some variations, showing that not always the goals of teachers are perceived and affected the way they plan. The prospect of Physical Education Transforming appeared only in the speeches of teachers, showing that there is an attempt by them to develop an awareness of further work by the students, making them more involved in the exercise of a social practice conscious and less alienating. Regarding the perception of physical education in relation to other disciplines present in the school curriculum, the view of survey is positive, understanding the physical education as a discipline that conveys relevant content and contributes to the formation of critical students. We conclude our survey, with the certainty that investigating this issue goes beyond that, explaining that we did not intend just to answer questions that deserve a constant critical review, but we seek to indicate some ways, that in the future deserve to be taken up in other studiespor
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2016-09-09T13:45:03Z No. of bitstreams: 1 2011 - Jeimis Nogueira de Castro.pdf: 1379266 bytes, checksum: 4939cf8819422b5b824cddb953a7620d (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTransforming Educationeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectEducação Transformadorapor
dc.subjectEducação Física Escolarpor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectPedagogical Practicepor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleA educação física no ensino agrícola: um estudo a partir das teorias da educação transformadoras da sociedadepor
dc.title.alternativePhysical education in agricultural teaching: a study based on educational theories transforming the societypor
dc.typeDissertaçãopor
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