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dc.creatorCursino, Marcus Wilson Tardelly Lopes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685965345452550por
dc.contributor.advisor1Soares, Ana Maria Dantas-
dc.contributor.referee1Soares, Ana Maria Dantas-
dc.contributor.referee2Oliveira, Lia Maria Teixeira de-
dc.contributor.referee3Barbe, Tatiane da Costa-
dc.date.accessioned2022-03-29T19:21:47Z-
dc.date.issued2019-09-16-
dc.identifier.citationCURSINO, Marcus Wilson Tardelly Lopes Cursino. A educação ambiental na prática pedagógica cotidiana no ensino fundamental da Escola Municipal São José, Comunidade de São José - Parintins/AM. 2019. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5492-
dc.description.resumoBuscou-se, com este trabalho, desenvolver dinâmicas de educação ambiental numa escola de Ensino Fundamental, levando em consideração o cotidiano, a relação dos alunos com o meio ambiente e a identificação dos problemas ambientais, na perspectiva de que assunto desenvolvido e abordado em sala passe a ter significado e aplicação. Partiu-se do princípio de que para que possamos trabalhar esta dinâmica em sala de aula é necessário haver uma apropriação do conceito e de práticas da interdisciplinaridade. Desta maneira, o objetivo deste estudo foi o de investigar as representações sociais dos estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal São José sobre meio ambiente, e, a partir desse conhecimento, desenvolver atividades interdisciplinares de Educação Ambiental. A pesquisa foi do tipo qualitativa, utilizando-se da técnica da roda de conversa e procedimentos técnicos da pesquisa participante, onde os alunos são mais do que sujeitos passivos da pesquisa e sim construtores da sua realidade. Após a participação dos alunos na roda de conversa, categorizou-se as representações sociais sobre meio ambiente em Antropocêntrica, Globalizante e Naturalista e, a partir da compilação das entrevistas, identificou-se os problemas ambientais reconhecidos pelos alunos na escola e comunidade. As atividades interdisciplinares propostas fundamentaram sua estruturação a partir do tema central, da correlação com as disciplinas e com o conteúdo programático, além da contextualização do cotidiano. Como resultado, constatou-se que as representações dos alunos eram a Globalizante e a Naturalista e a partir das representações sociais e dos problemas ambientais apresentados foram elaboradas as atividades interdisciplinares sobre as temáticas: Meio Ambiente, Lixo e Água. Durante todo o processo da pesquisa observou-se o cotidiano, tornando o pesquisador familiar ao contexto da escola, permitindo notar detalhes que por vezes passam despercebidos e/ou que não são reconhecidos. Conclui-se que utilizar-se das representações sociais como instrumento de conhecer o universo consensual e a partir disto propor atividades interdisciplinares, pode ser um dos meios que podemos empregar em Educação Ambiental, uma vez que se leva em consideração o cotidiano e o conhecimento escolar.por
dc.description.abstractThis work aimed to develop environmental education dynamics in a elementary school, taking into consideration the daily life, the students' relationship with the environment and the identification of environmental problems, from the perspective that the subject developed and approached in the classroom has meaning and application. It was assumed that in order for us to work in this dynamic classroom, there must be an appropriation of the concept and practices of interdisciplinarity. Thus, the aim of this study was to investigate the social representations of students of Elementary School of São José Municipal School about the environment, and from this knowledge, develop interdisciplinary activities of Environmental Education. The research was qualitative, using the conversation wheel technique and technical procedures of the participant research, where the students are more than passive subjects of the research but builders of their reality. After the students' participation in the conversation circle, the social representations about the environment were categorized in Anthropocentric, Globalizing and Naturalist and, from the compilation of the interviews, the environmental problems recognized by the students in the school and community were identified. The proposed interdisciplinary activities based their structuring on the central theme, the correlation with the disciplines and the syllabus, and the contextualization of daily life. As a result, it was found that the students' representations were the Globalizing and the Naturalist and from the social representations and the environmental problems presented were developed the interdisciplinary activities on the themes: Environment, Waste and Water. Throughout the research process, daily life was observed, making the researcher familiar to the school context, allowing to notice details that sometimes go unnoticed and / or are not recognized. It is concluded that using social representations as an instrument to know the consensual universe and from this proposing interdisciplinary activities, can be one of the means we can use in Environmental Education, since it takes into account the daily life and school knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-03-29T19:21:46Z No. of bitstreams: 1 2012 - Fernando Silva Coutinho.pdf: 1565256 bytes, checksum: fa86149eaa8f833e793ee6922e65ec5b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-29T19:21:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012 - Fernando Silva Coutinho.pdf: 1565256 bytes, checksum: fa86149eaa8f833e793ee6922e65ec5b (MD5) Previous issue date: 2012-02-13eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/68646/2019%20-%20Marcus%20Wilson%20Tardelly%20Lopes%20Cursino.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALBUQUERQUE, J. D. R. de. Agricultura Familiar: análise comparativa da produção de hortaliças na várzea e terra firme de Parintins, AM. Dissertação de Mestrado. 2016. BARBIERI, J. C.; SILVA, D. D. Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental: Uma trajetória comum de muitos desafios. Revista de Administração Mackenzie, Sâo Paulo, v. 12, n. Edição Especial, p. 51-82, Maio/Junho 2011. ISSN 1678-6971. BEZERRA, A. A. Fragmentos da historia da educação ambiental (EA). Revista Eletrônica Dialógica, Manaus, v. 1, n. 3, p. 1-7, Julho/Dezembro 2007. ISSN 1809-9041. BIANCHEZZI, C., SILVEIRA, D. O. da. Vozes do Religioso: Memórias e Histórias da Diversidade Religiosa do Baixo-Amazonas. XXVIII Simpósio Nacional de História. Florianópolis – SC, p 1 – 13, 2015. BÖNMANN, P. A. Realidades das Escolas do Campo: Um Olhar Crítico Sobre Espaços Físicos, Descasos, Construção De Políticas Públicas e Proposta Pedagógica. 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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMeio Ambientepor
dc.subjectRepresentações Sociaispor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectSocial Representations and Interdisciplinarityeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA educação ambiental na prática pedagógica cotidiana no ensino fundamental da Escola Municipal São José, Comunidade de São José - Parintins/AMpor
dc.title.alternativeEducation in the daily pedagogical practice in the elementary school of the São José Municipal School, Community of São José - Parintins/AM.eng
dc.typeDissertaçãopor
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