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dc.creatorHeleno, Lizandra Rodrigues de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2294835157897842por
dc.contributor.advisor1Sant'Anna, Sabrina Marques Parracho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9949041625827224por
dc.contributor.referee1Sant'Anna, Sabrina Marques Parracho-
dc.contributor.referee2Machado, Carly Barboza-
dc.contributor.referee3Amaral, Adriana Facina Gurgel do-
dc.contributor.referee4Villas Bôas, Glaucia Kruse-
dc.date.accessioned2021-05-03T01:44:01Z-
dc.date.issued2017-07-17-
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dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4596-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar de que maneira o Teatro Mário Lago pode encenar os conflitos políticos, culturais, e identitários na Vila Kennedy, a partir de dois momentos históricos: a fundação do Teatro e a instalação da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no território. Inaugurado no período da ditadura militar, o teatro foi construído num galpão da CEHAB (Companhia Estadual de Habitação) cedido pelo então governador, Faria Lima, atendendo à reivindicação de um grupo de moradores. Embora fosse bastante precário para os padrões esperados para aquele tipo de equipamento artístico, o Teatro representava a oportunidade de inserir a Vila Kennedy, localizada na Zona Oeste do Rio, no circuito artístico e cultural da cidade. Entra em cena a disputa pela representação local através da gestão do equipamento por atores sociais pertencentes a instituições públicas e comunitárias, os quais se dividem em duas polaridades associativas. O Jornal do Brasil cindia as reivindicações entre autênticos representantes da comunidade e grupos ligados à ARENA (Aliança Renovadora Nacional). A partir da instalação da UPP, mudanças vêm ocorrendo no território de um modo geral, o que também se reflete no Teatro Mário Lago. Desta forma, os projetos, as rupturas, os conflitos, as agregações e os acordos que atravessam a história do Teatro e de seus atores sociais delimitam um caminho profícuo para questões que circulam entre as artes, as culturas, os grupos, a política e o território.por
dc.description.abstractThe present work aims to analyze how the Mário Lago Theater can stage political, cultural and identity conflicts in Vila Kennedy, from two historic moments: the Foundation of the Theatre and the installation of the UPP (Pacifying Police Unit) in the territory. Opened in the period of the military dictatorship, the Theatre was built in a shed of the CEHAB (State housing Company) ceded by the then Governor, Faria Lima, given the claim of a group of residents. Although it was quite precarious to the expected standards for that kind of stage equipment, the Theater represented the opportunity to enter the Villa Kennedy, located in the West of the River, in the artistic and cultural circuit of the city. In comes the local representation through the equipment management by social actors belonging to public and Community institutions, which are divided into two polarities associative. The newspaper ―Jornal do Brazil‖ mark the claims between authentic representatives of the community and groups connected to the ARENA (National Renewal Alliance Party). From the installation of the UPP, changes have been taking place in the territory in general way, which is also reflected in the Theater Mário Lago. In this way, the projects breaks, conflicts, aggregations and agreements through the history of the Theatre and its social actors delimit a fruitful path for circulating between the arts, cultures, societies, politics and territory.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-05-03T01:44:01Z No. of bitstreams: 1 2017 - Lizandra Rodrigues de Souza Heleno.pdf: 4430084 bytes, checksum: 75024935e240446916f9ef4bc061d127 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-03T01:44:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Lizandra Rodrigues de Souza Heleno.pdf: 4430084 bytes, checksum: 75024935e240446916f9ef4bc061d127 (MD5) Previous issue date: 2017-07-17eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectculturapor
dc.subjectpolíticaspor
dc.subjectterritóriopor
dc.subjectcultureeng
dc.subjectpoliticseng
dc.subjectterritoryeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleNo palco e no chão da Vila Kennedy: O Teatro Faria Lima / Mário Lago como espaço de disputas políticas e culturais no território que circula entre o “não-oficial” e a favelapor
dc.title.alternativeOn stage and on the floor of the Vila Kennedy: the Faria Lima/Mário Lago Theater as political and cultural disputes space in the territory that rounds between the "unofficial" and the slum.eng
dc.typeDissertaçãopor
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