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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A experiência de integração curricular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso Campus/Cáceres. 2009.
Other Titles: The experience of curriculum integration at the Federal Institute of Education, Science and Technology Campus Mato Grosso/Cáceres. 2009.
???metadata.dc.creator???: Rodrigues, Denise Dalmás 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, José dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: Com a Reforma Educacional foram inevitáveis as mudanças nas escolas brasileiras, sobretudo, no sistema curricular integrado da educação profissional. Tais mudanças avocaram transformações nos envolvidos, em especial no corpo docente, que se viu obrigado a reformular sua práxis e amoldar suas ações frente às reformas curriculares. O presente estudo objetivou verificar como foi tratada a integração curricular pelos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus de Cáceres (IFMT/Campus Cáceres), no processo de reestruturação da proposta pedagógica do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo que se utilizou de questionários, observação, levantamento de material bibliográfico e análise de documentos primários produzidos pela instituição pesquisada para coleta de dados. A partir da análise dos dados coletados, verificamos que os docentes do IFMT/Campus Cáceres praticam parcialmente a integração curricular no seu cotidiano escolar e resistem às mudanças propostas pelos documentos oficiais. Apesar de pensarem que a integração do currículo é benéfica ao ensino-aprendizagem não a praticam em função da ausência de qualificação e discussões acerca dessa prática. Diante da análise empreendida, concluímos que a comunidade escolar deve estar consciente, qualificada e apta para enfrentar as transversalidades decorrentes da obrigação imprescindível de se operacionalizar, implementar e efetivar a integração curricular na práxis pedagógica do IFMT/ Campus Cáceres, minimizando o distanciamento entre a formação geral e a formação técnica, o que geraria avanços consideráveis no processo de ensino/aprendizagem.
Abstract: With the Education Reform was inevitable changes in Brazilian schools, especially in the system integrated curriculum of professional education. Such changes call back the changes involved, particularly the teachers, who were forced to rethink their practice and shape their actions in the face of curriculum reform. This study aimed to verify how it was handled by teachers of the Federal Education, Science and Technology Campus Cáceres (IFMT/Campus Cáceres), curriculum integration in the process of restructuring of the educational proposal of technical course in integrated farming to high school and technical course in computer integrated into school. The research was qualitative, descriptive and was used questionnaires, observation, collection of publications and analysis of primary documents produced by the institution to collect data. From the analysis of data collected, we found that IFMT/Campus Cáceres teacher s practice partially curriculum integration in their school routine and they resist changes proposed by official s documents. Although they think that the integration of the curriculum is beneficial to the teaching-learning however, they don t practice due to lack of qualification and discussions about this practice. In view of this analysis, we concluded that the school community should be aware, skilled and able to meet the obligation arising from the essential transversality to operationalize, to implement and to effect the curriculum integration in the practice of teaching IFMT/Campus Cáceres, minimizing the gap between general training and technical training and thus generating considerable advances in the teaching learning.
Keywords: trabalho e educação
integração curricular
ensino médio
ensino técnico
ensino agrícola
work and education
curriculum integration
middle education technical education
agricultural education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Educação Agrícola
???metadata.dc.publisher.program???: Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: RODRIGUES, Denise Dalmás. The experience of curriculum integration at the Federal Institute of Education, Science and Technology Campus Mato Grosso/Cáceres. 2009.. 2010. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/53
Issue Date: 6-May-2010
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

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