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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Fatores que influenciam a evasão na universidade pública - o caso do curso de Zootecnia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Other Titles: Factors that influence dropout at the public university - the case of the Zootechnics course at the Rural Federal University of Rio de Janeiro
???metadata.dc.creator???: Wittmann, Diego Dantas 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Nádia Maria Pereira de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Nadia Maria Pereira de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Arruda, Maria da Conceição Calmon
???metadata.dc.description.resumo???: Os estudos acerca da evasão na educação superior envolvem fatores de ordem social, psicológica, política, administrativa, econômica, bem como pedagógica. Observa-se que inúmeros autores vêm destacando as dificuldades de acesso e permanência na educação superior no Brasil, apesar das políticas educacionais implementadas de 2003-2015 terem criado vários programas de ações afirmativas, voltados para ampliação do acesso e permanência de uma camada da população historicamente excluída nas universidades públicas. Após agosto de 2016 se observou um decréscimo destas ações como proposta de governo, ficando assim, um expressivo contingente fora da universidade e um grupo de alunos que não consegue nela permanecer e concluir seu curso de graduação. Nesse estudo delimitou-se a análise deste fenômeno no curso de Zootecnia da UFRRJ, por ser um curso histórico da Instituição, devido às linhas de pesquisa do PPGEA e por este curso apresentar uma expressiva evasão. O objetivo geral do estudo foi caracterizar as causas da evasão estudantil no curso de Bacharelado em Zootecnia da UFRRJ, no período de 2013 a 2018. O primeiro capítulo apresentou um levantamento bibliográfico acerca dos estudos sobre a evasão escolar no Brasil, buscando caracterizar a problemática da pesquisa, aprofundando os estudos na educação superior, em cursos de graduação, através dos seguintes autores: Cislaghi (2008), Costa (2009), Cunha e Morosini (2013), Gisi (2006), Peixoto et al. (2000), Polydoro (2000), Silva Filho et al. (2007), entre outros. Ainda no capítulo um se descreveu a metodologia utilizada neste estudo, tendo como base os seguintes autores: Lakatos e Marconi (2007) e Gamboa (2013). A metodologia utilizada foi a pesquisa teórica e documental. Nos demais capítulos procedeu-se a análise de documentos oficiais da UFRRJ, buscando caracterizar historicamente, legalmente e academicamente o curso de Zootecnia da UFRRJ. A seguir foi caracterizado o fenômeno da evasão no Curso de Graduação em Zootecnia da UFRRJ, acompanhando a turma matriculada em 2013.1 até sua conclusão em 2018.1. A limitação do estudo deveu-se às dificuldades de realizar pesquisa de campo face à pandemia do Covid-19. Os resultados apontaram que o curso possui um alto nível de evasão. Essa dissertação relacionou possíveis causas deste fenômeno e proposições de superação com base em vários estudos sobre o tema.
Abstract: The studies on evasion in higher education social, psychological, political, administrative, economic, as well as pedagogical factors. It is observed that numerous authors have highlighted the difficulties of access and permanence in higher education in Brazil, despite the educational policies implemented in 2003-2015 having created several affirmative action programs, aimed at expanding the access and permanence of a layer of the population historically excluded in public universities. After August 2016 there was a decrease in these actions as a government proposal, thus leaving a significant contingent outside the university and a group of students who cannot stay there and complete their undergraduate course. The study delimited the analysis of this phenomenon in the Animal Science course at UFRRJ, as it is a historical course of the institution, due to the lines of research of the PPGEA and because this course presents an expressive dropout. The general objective of the study was to characterize the causes of student dropout in the Bachelor of Animal Science course at UFRRJ, from 2013 to 2018. The first chapter presented a bibliographic survey about studies on school dropout in Brazil, seeking to characterize the issue of research, deepening studies in higher education, in undergraduate courses, through the following authors: Cislaghi (2008), Costa (2009), Cunha and Morosini (2013), Gisi (2006), Peixoto et al. (2000), Polydoro (2000), Silva Filho (2007), among others. Also in chapter one, the methodology used in this study was described, based on the following authors: Lakatos and Marconi (2007) and Gamboa (2013). The methodology used was theoretical and documentary research. In the other chapters, the analysis of official UFRRJ documents was carried out, seeking to characterize the UFRRJ's Animal Science course historically, legally and academically. Next, the phenomenon of dropout in the Undergraduate Course in Animal Science at UFRRJ was characterized, following the class enrolled in 2013.1 until its conclusion in 2018.1. The limitation of the study was due to the difficulties of conducting field research in the face of the Covid-19 pandemic. The results showed that the course has a high level of dropout. This dissertation listed possible causes of this phenomenon and proposals for overcoming it based on several studies on the subject.
Keywords: Evasão na educação
Curso de Graduação de Zootecnia
políticas afirmativas
Evasion in Education
Graduate Course in Animal Science
Affirmative Policies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: WITTMANN, Diego Dantas. Fatores que influenciam a evasão na universidade pública – o caso do curso de Zootecnia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2021. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6436
Issue Date: 20-Oct-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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