???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6270
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Mediações da biblioteca para enfrentar fake news: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campos Belos (GO)
Other Titles: Library mediations to face fake news: a study at the Federal Institute of Education, Science and Technology Goiano - Campos Belos (GO)
???metadata.dc.creator???: Carmo, Michelle Souza do 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Simone Batista da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Simone Batista da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Takaki, Nara Hiroko
???metadata.dc.contributor.referee3???: Juca, Leina Claudia Viana
???metadata.dc.description.resumo???: As fake news ganham terreno fértil, em especial, com as mídias sociais que acabam por afetar negativamente diversos setores da nossa sociedade O objetivo desta pesquisa é investigar de que maneiras as mediações realizadas pela biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – campus Campos Belos (GO) junto aos alunos desse Instituto podem contribuir para a construção de uma atitude crítica frente às notícias que circulam, especificamente em relação à identificação e à recepção de fake news. O caminho metodológico se constituiu por meio das técnicas de pesquisa-ação, que tem seu cunho social ao integrar pesquisador e participantes de forma empírica e interventiva na problemática para refletir e melhorar as práticas sociais e educacionais. A pesquisa contou com a participação de dez alunos frequentadores da biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do campus Campos Belos (GO), onde foram realizadas 4 (quatro) mediações. A análise dos dados gerados nas mediações teve cunho interpretativo, e foi fundamentada na base teórica da pesquisa, que discute os conceitos de verdade, informação, fraude e crítica. Nesse contexto teórico, busquei prezar esta pesquisa sob a vertente que defende a educação como fator primordial ao estímulo de mediações e o uso dos recursos tecnológicos que visem a construção de um sujeito criticamente letrado. Pude concluir que os alunos apresentaram desenvolvimento crítico a partir das mediações realizadas para produção de dados. Outra conclusão relevante a se pontuar é a importância da biblioteca como espaço ativo de formação que tem informação e que pode contribuir para a construção de conhecimentos.
Abstract: Fake news has gained fertile ground, especially with social media that end up negatively affecting different sectors in our society. This research aims at investigating in which ways mediations carried out by the library of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás - Campos campus Belos (GO) with the students of this Institute can contribute to the construction of a critical attitude towards the news that circulates, specifically in relation to identifying and consuming fake news. The methodological path was constituted by means of action-research techniques, which have their social character when integrating researcher and researched in an empirical and interventional way, in the problem, to reflect and improve social and educational practices. The research was developed with ten students frequent visitors at the library of the Federal Institute of Education, Science and Technology - Campus Campos Belos (GO), where 4 (four) mediation meetings took place. Data analysis had an interpretive nature and was based on the theoretical basis of the research, which discusses the concepts of truth, information, fraud and criticism. Upon this theoretical context, I value this research from the perspective that defends education as a primary factor in stimulating mediations and the use of technological resources for the development of critical literacies. I was able to conclude that the mediations caused the students to develop their critical literacy. Another relevant conclusion to be pointed out is the importance of the library as an active education site at school which can contribute to the construction of knowledge.
Keywords: Avaliação de notícias
Mediação da Biblioteca
Instituto Federal Goiano - Campos Belos (GO)
News assessment
Library Mediation
Federal Goiano Institute - Campos Belos (GO)
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: CARMO, Michelle Souza do. Mediações da biblioteca para enfrentar fake news: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campos Belos (GO). 2020. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6270
Issue Date: 2-Jul-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Michelle Souza do Carmo.Pdf6.84 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.