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dc.creatorBorges, Leonardo Cunha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5823509951027503por
dc.contributor.advisor1Souza, Nádia Maria Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727por
dc.contributor.referee1Souza, Nádia Maria Pereira de-
dc.contributor.referee2Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.referee3Barbosa, Jane Rangel Alves-
dc.date.accessioned2023-01-20T20:52:20Z-
dc.date.issued2020-05-20-
dc.identifier.citationBORGES, Leonardo Cunha. Os desafios e as potencialidades do Campus Avançado Catalão do Instituto Federal Goiano - Refletindo sobre a avaliação institucional e a gestão. 2020. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6240-
dc.description.resumoO estudo contribuiu para repensar, desmitificar e reconstruir sentidos e significados na promoção de uma educação de qualidade para todos, refletindo sobre a Avaliação Institucional e a Gestão Educacional, bem como os grandes desafios a serem enfrentados na Área de Políticas Públicas. Com efeito, a Gestão Educacional e as Políticas de Avaliação são campos de ações que conduzem e regulam o processo educativo no País. Mas, com a crise econômica do capitalismo, houve as reestruturações no setor produtivo, as redefinições no papel e na atuação do Estado, por imposição de ajustes estruturais e um conjunto de circunstâncias e medidas que geraram perdas profundas na área da educação pública. Como consequência, nos últimos anos, enfrentamos inúmeros desafios nas políticas colocadas em prática no País com repercussões sérias na Política Educacional. Nesse sentido, o objetivo central do presente estudo foi apresentar de forma detalhada uma reflexão sobre a avaliação institucional e as concepções de gestão, bem como o processo de implantação dos novos Campus do IF Goiano nessa conjuntura. As informações que foram apresentadas auxiliam a conhecer detalhadamente o histórico dessa implantação e apontar quais foram os desafios e as potencialidades que foram vivenciadas pelos gestores do IF Goiano neste contexto. Exposto isso, tem-se que o presente trabalho lança mão de apontamentos teórico-metodológicos na tentativa de demonstrar a necessidade de se transformar a educação por meio de uma comunidade acadêmica atuante, a qual se constrói a história institucional através da mediação com a realidade política, econômica e social no âmbito das Instituições Federais de Ensino. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa (levantamento bibliográfico e documental), tendo como corpus o histórico da implantação do IF Goiano Campos Avançado Catalão. No entanto, o aporte teórico apresentado teve também teve como objetivo elucidar os referenciais históricos e conceituais na visão dos autores que são referência na discussão das temáticas: gestão educacional, autoavaliação institucional e avaliação institucional e gestão. Além disso foi importante relatar os principais fatos históricos relacionados à criação dos institutos federais, considerando as suas concepções de gestão e os aspectos legais, descrevendo de forma detalhada como foi a delineada a trajetória do desenvolvimento da Rede Federal de Ensino, o processo de expansão do IF Goiano e finalmente apresentar quais foram os desafios e os obstáculos enfrentados pelos gestores, bem como quais os resultados que foram alcançados durante todo o processo de implantação do Campus Avançado Catalão. Sendo que esses serão de suma importância para subsidiarem a elaboração e o aprimoramento do planejamento para compor o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), uma vez que ele contempla o IF Goiano como um todo e orienta o desenvolvimento institucional de acordo com as premissas e regulamentos determinados pelo Ministério de Educação (MEC).por
dc.description.abstractThe study contributed to rethink, demystify and reconstruct meanings and meanings in promoting quality education for all, reflecting on Institutional Evaluation and Educational Management, as well as the major challenges to be faced in the Public Policy Area. Indeed, Educational Management and Evaluation Policies are fields of action that lead and regulate the educational process in the country. However, with the economic crisis of capitalism, there were restructurings in the productive sector, redefinitions in the role and performance of the State , by imposing structural adjustments and a set of circumstances and measures that generated profound losses in the area of public education. As a consequence, in recent years, we have faced numerous challenges in the policies put into practice in the country with serious repercussions on Educational Policy. In this sense, the main objective of the present study was to present in detail a reflection on the institutional evaluation and management concepts, as well as the process of implanting the new IF Goiano Campus at this juncture. The information that was presented helps to know in detail the history of this implementation and to point out what were the challenges and potentials that were experienced by the managers of IF Goiano in this context. Having said that, the present work uses theoretical and methodological notes in an attempt to demonstrate the need to transform education through an active academic community, which builds institutional history through mediation with political reality. , economic and social within the scope of Federal Education Institutions. For that, a qualitative research (bibliographic and documentary survey) was carried out, having as corpus the history of the implantation of the IF Goiano Campos Advanced Catalan. However, the theoretical contribution presented also aimed to elucidate the historical and conceptual references in the view of the authors who are a reference in the discussion of the themes: educational management, institutional self-assessment and institutional assessment and management. Furthermore, it was important to report the main historical facts related to the creation of federal institutes, considering their management concepts and legal aspects, describing in detail how the development path of the Federal Education Network was outlined, the process of expansion of the IF Goiano and finally present what were the challenges and obstacles faced by managers, as well as what results were achieved during the entire process of implementing the Advanced Catalan Campus. Since these will be of paramount importance to support the preparation and improvement of the planning to compose the Institutional Development Plan (PDI), since it contemplates the IF Goiano as a whole and guides institutional development according to the premises and regulations determined by the MEC.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-01-20T20:52:20Z No. of bitstreams: 1 2020 - Leonardo Cunha Borges.pdf: 2354823 bytes, checksum: cfcd115fa19b3b437980dfeb8a072783 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-20T20:52:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Leonardo Cunha Borges.pdf: 2354823 bytes, checksum: cfcd115fa19b3b437980dfeb8a072783 (MD5) Previous issue date: 2020-05-20eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71816/2020%20-%20Leonardo%20Cunha%20Borges.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALGEBAILE, E.; RUMMERT, S. Mª; VENTURA, J. Educação da classe trabalhadora brasileira: expressão do desenvolvimento desigual e combinado. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 18, p. 717-738, 2013. AZEVEDO, J.M.L. Implicações da nova lógica de ação do Estado para a educação municipal. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 49-71, set. 2002. BARROSO, João. O reforço da autonomia das escolas e a flexibilização da gestão escolar em Portugal. In: FERREIRA, Naura S. Carapeto (Org). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2006. BELLONNI, I. A Função Social da Avaliação Institucional. In Sobrinho, J.D. e RISTOFF, D. I. (Organizadores). Universidade desconstruída – avaliação institucional e resistência. Florianópolis: Insular, 2000. BELLONNI, I; MAGALÃES, H.; SOLUSA. L. C. Metodologia da Avaliação em políticas públicas: uma experiência em educação profissional. São Paulo: Cortez, 2000. 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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInstitutos Federaispor
dc.subjectHistória Institucionalpor
dc.subjectAvaliação Institucionalpor
dc.subjectFederal Instituteseng
dc.subjectInstitutional Historyeng
dc.subjectInstitutional Evaluationeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleOs desafios e as potencialidades do Campus Avançado Catalão do Instituto Federal Goiano - Refletindo sobre a avaliação institucional e a gestãopor
dc.title.alternativeThe challenges and potential of the Catalan Advanced Campus of Instituto Federal Goiano - Reflecting on institutional evaluation and managementeng
dc.typeDissertaçãopor
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