???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5789
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Os impactos do ensino agropecuário do Instituto Federal do Amazonas na Comunidade Indígena Ticuna Umariaçú em Tabatinga-AM
Other Titles: The impacts of agricultural education of the Federal Institute of Amazonas on the Ticuna Umariaçú Indigenous Community in Tabatinga-AM
???metadata.dc.creator???: Mota, Márcio Antônio Lourenço 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mattos, José Roberto Linhares de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mattos, José Roberto Linhares de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Melo, Elisângela Aparecida Pereira de
???metadata.dc.description.resumo???: Essa pesquisa procura analisar os possíveis impactos do ensino Técnico Agropecuário no contexto da vida em comunidade indígena de atuação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Campus Tabatinga, na modalidade Proeja, tendo em vista a formação de profissionais indígenas que pudessem contribuir com o processo de desenvolvimento econômico e segurança alimentar do povo Ticuna. O lócus da pesquisa refere-se à comunidade indígena Ticuna do Umariaçú que se encontra localizada no município de Tabatinga-AM, situada no contexto de Amazônia, na tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru, na Mesorregião do Alto Solimões. A metodologia utilizada para desenvolver esta pesquisa baseia-se no enfoque epistemológico da fenomenologia pela ênfase dada ao mundo da vida cotidiana. A abordagem qualitativa nos permite ter uma visão mais ampla de um cenário do fenômeno social, isto é, estimulando a pesquisa de forma livre sobre o tema, objeto e conceitos. A técnica utilizada pauta-se no Estudo de Caso, o qual possibilita a análise do fenômeno social em questão de forma sistêmica (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). O método leva a compreensão a partir da própria realidade, obtendo dados através de entrevistas, questionário socioeconômico e observação participante. Participaram desta pesquisa, 09 (nove) alunos egressos indígenas do curso técnico em agropecuária na modalidade proeja, todos da etnia Ticuna, 07 (sete) lideranças indígenas Ticunas do Umariaçú; 02 (dois) professores do Ifam que atuam na área técnica da agropecuária; 01 (um) coordenador do curso de agropecuária. Os resultados desta pesquisa vêm afirmar categoricamente a necessidade de formulação de políticas públicas mais específicas que atenda as peculiaridades da comunidade indígena, bem como a necessidade de oferecer capacitações profissionais técnicas que realmente possam investir de forma mais efetiva no desenvolvimento econômico, para então proporcionar autonomia financeira e independência governamental. Portanto, conclui-se que o Ifam possa repensar novos cursos que sejam mais condizentes com a realidade sociocultural dos indígenas Ticuna nesse trapézio amazônico, possibilitando a inclusão social. Por fim, os estudos sugerem novas pesquisas, tendo em vista a complexidade que envolve a temática de formação profissional em nível médio de indígenas do Amazonas
Abstract: This research seeks to analyze the possible impacts of technical education in the context of life in an indigenous community of the Federal Institute of Education Science and Technology of Amazonas-IFAM, Campus Tabatinga, in Proeja mode, in view of the training of indigenous professionals who could contribute to the process of economic development and food security of the Ticuna people. The locus of the research refers to the Ticuna do Umariaçú indigenous community, which is located in the municipality of Tabatinga-AM, in the context of the Amazon, on the triple border Brazil, Colombia and Peru, in the Alto Solimões Mesoregion. The methodology used to develop this research is based on the epistemological approach of phenomenology by the emphasis given to the world of everyday life. The qualitative approach allows us to have a broader view of a scenario of the social phenomenon, that is, stimulating free form research on the theme, object and concepts. The technique used is based on the Case Study, which enables the analysis of the social phenomenon in question in a systemic way (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). The method leads to understanding from reality itself, obtaining data through interviews, socioeconomic questionnaire and participant observation. Participated in this research, 09 (nine) indigenous students graduating from the technical course in agriculture in the modality proeja, all of the ethnic group Ticuna, 07 (seven) indigenous leaders Ticunas do Umariaçú; 02 (two) Ifam teachers who work in the technical area of agriculture; 01 (one) coordinator of the agricultural course. The results of this research categorically affirm the need to formulate more specific public policies that meet the peculiarities of the indigenous community, as well as the need to offer technical professional qualifications that can actually invest more effectively in economic development, thus providing financial autonomy. and government independence. Therefore, it is concluded that Ifam can rethink new courses that are more in line with the socio-cultural reality of the Ticuna Indians in this Amazonian trapeze, enabling social inclusion. Finally, the studies suggest new research, considering the complexity that surrounds the theme of vocational training at medium level of indigenous people of the Amazon
Keywords: Impactos
Comunidade indígena
Indígena Ticuna
Impacts
Indigenous Community
Ticuna Indigenous
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MOTA, Márcio Antônio Lourenço. Os impactos do ensino agropecuário do Instituto Federal do Amazonas na Comunidade Indígena Ticuna Umariaçú em Tabatinga – AM. 2019. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5789
Issue Date: 12-Nov-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Márcio Antônio Lourenço Mota.pdf2019 - Márcio Antônio Lourenço Mota6.88 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.