???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5599
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O tucupi da Amazônia: contribuições culturais no processo de ensino-aprendizagem na formação do Técnico em Agropecuária
Other Titles: The tucupi of the Amazon: cultural contributions in the teaching-learning process in the training of the Agricultural Technician,
???metadata.dc.creator???: Pinheiro, Francisca de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gregório, Sandra Regina
First advisor-co: Ponciano, Nilton Paulo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gregório, Sandra Regina
???metadata.dc.contributor.referee2???: Stefanuto, Vanderlei Antonio
???metadata.dc.contributor.referee3???: Lima, Maria Francisca Morais
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho buscou analisar as contribuições da extensão enquanto metodologia alternativa para a aprendizagem na formação do Técnico em Agropecuária do IFAM/Campus Parintins, descreveu como o tucupi é produzido tradicionalmente e quais influências culturais estão presentes na sua produção. Caracterizou a produção do tucupi na localidade Vila Amazônia. Nesse sentido, os discentes do Curso Técnico em Agropecuária, Modalidade Subsequente, participaram de Oficina de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, acompanharam a produção in loco do tucupi em uma comunidade rural. Utilizou-se a extensão como meio para consolidação de conhecimentos entre a teoria e prática. Para avaliação da aprendizagem, utilizaram-se dois questionários T1 e T2, aplicados antes e depois da atividade de campo. Para contextualização da significância da atividade de extensão, os discentes participaram de uma Roda de Conversa. Os resultados obtidos pelos dados adquiridos durante a execução do projeto mostram que o uso da extensão como metodologia promove aprendizagem significativa. Trabalha a autonomia do aluno na construção de conhecimentos, além de promover socialização entre o meio acadêmico e a comunidade. O presente trabalho também caracterizou a produção do tucupi na Gleba de Vila Amazônia, área rural do município de Parintins, com isso agregou valor ao trabalho dos produtores de tucupi e promoveu valorização da cultura amazônica.
Abstract: This paper sought to analyze the contributions of extension as an alternative methodology for learning in the training of the IFAM / Campus Parintins Agricultural Technician, described how tucupi is traditionally produced and which cultural influences are present in its production. It characterized the production of tucupi in Vila Amazônia. In this sense, students of the Technical Course in Farming, Subsequent Modality, participated in Good Food Handling Practice Workshop, followed the production of tucupi in a rural community. Extension was used as a means to consolidate knowledge between theory and practice. For learning assessment, two T1 and T2 questionnaires were applied before and after the field activity. To contextualize the significance of the extension activity, the students participated in a Conversation Wheel. The results obtained from the data acquired during the project execution show that the use of extension as a methodology promotes meaningful learning. It works the student's autonomy in the construction of knowledge, besides promoting socialization between the academic environment and the community. The present work also characterized the production of tucupi in the Gleba of Vila Amazônia, rural area of Parintins, adding value to the work of tucupi producers and promoting appreciation of the Amazonian culture.
Keywords: cultura
estudantes
práxis
saberes
culture
knowledge
students
praxis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PINHEIRO, Francisca de Souza. O tucupi da Amazônia: contribuições culturais no processo de ensino-aprendizagem na formação do Técnico em Agropecuária. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5599
Issue Date: 24-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Francisca de Souza Pinheiro.pdf4.5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.