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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O Doutorado em Agronomia - Ciência do Solo da UFRRJ: percepção dos egressos sobre o programa e seu perfil sócio profissional
Other Titles: The Doctorate in Agronomy - Soil Science of UFRRJ: perception of graduates about the program and their socio-professional profile
???metadata.dc.creator???: Silva, Michele Paulain Gonçalves 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Zonta, Everaldo
First advisor-co: Moreira, Vagner Rangel
???metadata.dc.contributor.referee1???: Zonta, Everaldo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pereira, Marcos Gervasio
???metadata.dc.contributor.referee3???: Cometti, Nilton Nélio
???metadata.dc.description.resumo???: O impacto gerado na sociedade por um Programa de Pós-Graduação stricto sensu, seja pela formação de profissionais qualificados, seja pelos resultados da aplicação de suas pesquisas, representa o cumprimento dos objetivos institucionais do programa e serve como forma de avaliar sua eficiência e eficácia. A pesquisa com egressos (ex-alunos) constitui importante fonte de informação e valiosa ferramenta de avaliação da qualidade institucional e do impacto social. A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) recentemente reestruturou a sua política de avaliação dos Programas de Pós-Graduação para o próximo quadriênio (conclui em 2020), valorizando significativamente o destino dos egressos e os impactos sociais dos programas. Todavia, observa-se uma carência de estudos relacionados ao tema, sendo raras as instituições que os realizam. Em seus 53 anos de existência, o Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Ciências do Solo (PPGA-CS), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, não realizou esse estudo de forma compreensiva, não avaliando, portanto, se seus egressos estariam aplicando, nas suas atividades profissionais, os conhecimentos adquiridos no curso e, ainda, se o mundo do trabalho estaria absorvendo esses profissionais. Nesse contexto, esta pesquisa teve como escopo caracterizar a trajetória acadêmica, a atuação profissional após a conclusão do curso, as percepções a aspectos diversos sobre o PPGA-CS e a satisfação com a formação recebida. Para tanto, realizou-se um estudo de caso de caráter descritivo-exploratório, quali-quantitativo, com uma população de 154 doutores titulados pelo programa, entre os anos de 2001 - 2016. O delineamento metodológico compreendeu as pesquisas bibliográfica e documental e os resultados foram avaliados pela Análise de Conteúdo. Em linhas gerais, constatou-se que a maioria dos egressos (80%) está em plena atividade laboral, atuando na área para qual se qualificaram; ocupando postos de trabalho, principalmente, nas instituições de ensino e pesquisa, além de estar satisfeita com a formação recebida; qualificando o programa de ótimo à excelente. Este resultado está em acordo com a última avaliação da CAPES, que coloca o PPGA-CS entre poucos programas de pós-graduação na subárea de ciência do solo classificados em nível de excelência com nota 6, sendo o máximo 7.
Abstract: The impact in the society of a stricto sensu Graduate Program, whether by qualifying professionals or by the results of their research application, represents the fulfillment of the institutional objectives of the graduate program, and is a way to evaluate their efficiency and effectiveness. The research with alumni is an important source of information and a valuable tool for assessing the institutional quality and social impact. The Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) has recently revised its evaluation policy for the Postgraduate Programs, for the next four-year period (ending in 2020), significantly valuing the destination of graduates and the social impacts of the programs. However, studies, related to the subject are lacking and the institutions that perform them are rare. In its 53 years of existence, the Postgraduate Program in Agronomy - Soil Science (PPGA-CS), of the Federal Rural University of Rio de Janeiro, had not carried a throughout evaluation, therefore it did not evaluate whether the graduates were applying the knowledge acquired during the course to their professional activities, and if these professionals were being absorbed by the jobs market. In this context, this research aimed to characterize the academic trajectory, the professional performance after completing the course, the perceptions to different aspects of the PPGA-CS and satisfaction with the training received. A descriptive-exploratory, qualitative-quantitative case study was carried out with a population of 154 doctorate which graduated from 2001 to 2016. The methodological design comprised bibliographical and documentary research, and the results were evaluated by the Content Analysis. In general, it was verified that the majority of graduates are in full employment, and working in the area to which they qualified; occupying jobs, mainly in educational and research institutions, and they are satisfied with the training received; thus, qualifying the program from great to excellent. This evaluation is in line with CAPES' latest assessment that places the PPGA-CS among a few Brazilian graduate programs in the Soil Science sub-area, classified at the level of excellence with a score 6, where the maximum is 7.
Keywords: Perfil de egressos
Avaliação de pós-graduação
Doutores em Ciência do Solo
Profile of graduates
Postgraduate evaluation
Doctorate in Soil Science
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SILVA, Michele Paulain Gonçalves. O Doutorado em Agronomia - Ciência do Solo da UFRRJ: percepção dos egressos sobre o programa e seu perfil sócio profissional. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5498
Issue Date: 29-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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