???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5243
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Thays Cristine Soares de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0599410990229494por
dc.contributor.advisor1Mattos, José Roberto Linhares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1508772914490157por
dc.contributor.referee1Mattos, José Roberto Linhares de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1508772914490157por
dc.contributor.referee2Mattos, Sandra Maria Nascimento de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632990540395574por
dc.contributor.referee3Matos, Maristela Bortolon de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2400291901351784por
dc.date.accessioned2021-11-19T13:26:31Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.citationCARVALHO, Thays Cristine Soares de. Projeto político pedagógico para a escola indígena da Comunidade Araçá do Munícipio de Amajari-RR: impactos e desafios. 2018.72 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, UniversidadeFederal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5243-
dc.description.resumoNesta dissertação, investigaram-se os possíveis desafios pedagógicos e administrativos da Escola Estadual Indígena Tuxaua Raimundo Tenente, da Comunidade Indígena Araçá, no Município do Amajari (RR). Optou-se por realizar uma pesquisa que, além de propiciar estudos e reflexões sobre as escolas indígenas e a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), possibilitasse uma ação no campo delimitado da pesquisa com o intuito de refletir sobre essa problemática, contribuindo, assim, para a elaboração de um documento legal e necessário que ainda não é realidade em grande parte das escolas indígenas brasileiras. O PPP faz parte do planejamento escolar. Ele orienta as práticas administrativas e docentes. Para construí-lo nesse contexto, é preciso, antes de tudo, refletir sobre a educação escolar indígena, cujo processo é marcado por especificidades e diversidades. Na pesquisa, foram envolvidos professores, estudantes, funcionários de apoio, moradores da comunidade e líderes indígenas. A metodologia adotada foi a da pesquisa-ação. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas. Elaboraram-se sete roteiros de entrevistas para serem aplicados aos sujeitos. Foram realizadas ainda oficinas e observações. Com o resultado alcançado, percebeu-se que, para se construir o Projeto Político Pedagógico numa escola indígena, num processo democrático, é preciso instaurar a organização do trabalho pedagógico de forma colaborativa, participativa e coletiva. Cabe afirmar que não é possível pensar e construir o Projeto Político Pedagógico para uma escola indígena, e não pensar em uma escola voltada para as reais necessidades e interesses da comunidade onde está inserida, dando resposta aos seus anseiospor
dc.description.abstractIn this dissertation, we investigated the possible pedagogical and administrative challenges for the indigenous school Tuxaua Raimundo Tenente, from the Araçá indigenous community, in the municipality of Amajari. It was decided to carry out a research that, in addition to providing studies and reflections on the indigenous schools and the construction of the Political Pedagogical Project, allowed an action in the field delimited of the research with the intention of reflecting on this problematic, thus contributing to the elaboration of a necessary legal document that is not the reality of so many schools that do not yet have the Pedagogical Political Project. Reflecting on indigenous school education is to consider an educational process with specificities and diversity. The Political Pedagogical Project is part of school planning, it guides administrative and teaching practices. The research was carried out in the municipality of Amajari in the Araçá indigenous community, Tuxaua Indigenous State School Raimundo Tenente. Teachers, students, employees, community dwellers and indigenous leaders were involved. To carry out the study, the methodology adopted was action research. the research was developed based on four stages. Seven interview scripts were prepared to be applied to the subjects. Workshops and observations were also carried out. With the result achieved, it was noticed that the Political Pedagogical Project, when being built within the democratic process in decision making, is concerned with establishing the organization of the pedagogical, collaborative, participative and collective work of the community's indigenous school. It is possible to postulate that it is not possible to think and construct the Political Pedagogical Project and not to think of a school focused on the real needs and interests of the indigenous communities, giving answers to the objectives aimed at the schooleng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-11-19T13:26:31Z No. of bitstreams: 1 2018 - Thays Cristine Soares de Carvalho.pdf: 3424834 bytes, checksum: 39fbc491ee1cfe854dca83be9cf8cc4c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-19T13:26:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Thays Cristine Soares de Carvalho.pdf: 3424834 bytes, checksum: 39fbc491ee1cfe854dca83be9cf8cc4c (MD5) Previous issue date: 2018-12-07eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67570/2018%20-%20Thays%20Cristine%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABDALLA, Maria de Fátima Barbosa. A construção do projeto político pedagógico e a formação permanente dos professores: possibilidades e desafios. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Quem sabe faz a hora de construir o Projeto Político Pedagógico da escola. Campinas, São Paulo: Papirus, 2007. BRASIL. Constituição Federal de 1988. Congresso Nacional: Brasília, 1988. BRASIL. MEC Lei nº. 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 1996. BRASIL. MEC. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília, DF: 1998. BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5, de 22 de junho de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. Brasília: Diário Oficial da União, DF, Seção I, p. 7, jun. 2012. BRASIL. Plano Estadual de Educação, Brasília, 2015. BRASIL. IBGE. https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013- agencia-de noticias/releases/14389-asi-ibge-mapeia-a-populacao-indigena. Acessado em 14/07/2018. BRASIL. IBGE. https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia indígena/os-numeros-da-populacao-indigena.html. Acessado em 14/07/2018. BUSSMANN, Antônia Carvalho. O projeto político pedagógico e a gestão da escola. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.) Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível.15.ed. Campinas: Papirus Editora, 1995. BUSSMANN, Antônia Carvalho. O projeto político pedagógico e a gestão da escola. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. 29ª. ed. Campinas: Papirus, 2013. CABRAL, Paulo Eduardo. Educação escolar indígena em Mato Grosso do Sul: algumas reflexões. Campo Grande: Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, 2002. p. 110. CAVAGNARI, Luzia Borsato. Projeto Político Pedagógico, autonomia e realidade escolar: estraves e contribuições. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de (orgs.). Escola: espaço do projeto político pedagógico. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013. CUNHA, Pierlangela Nascimento. A inserção da cultura indígena no currículo da escola na comunidade canauanim: um instrumento de resistência cultural ou um novo instrumento de dominação cultural?. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia)- Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. D´ANGELIS. Wilmar da Rocha. Aprisionando sonhos: A educação escolar indígena no Brasil-campinas, SP: Curt Nimuendaju, 2012. FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca. Planejamento participativo: uma maneira de pensá-lo e encaminhá-lo com base na escola. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. 29ª. ed. Campinas: Papirus, 2013. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FUNARI, Pedro Paulo; PIÑÓN, Ana. A temática indígena na escola: subsídios para os professores. São Paulo: Contexto, 2016. GADOTTI, Moacir. Projeto político pedagógico da escola cidadã. In: GADOTTI, Moacir. ROMÃO, José E. (Orgs). Autonomia da escola: princípios e propostas. 6. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2004. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14.ed. Rio de Janeiro: Jorge, Zahar Ed., 2001. MATOS, Maristela Bortolon. As culturas indígenas e a gestão das escolas da comunidade guariba, RR: uma etnografia. 2013. 268 f. Tese de Doutorado em Educação (programa de pós-graduação). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo-RS, 2013. MATTOS, José Roberto Linhares de. Educação comunitária e cálculo mental em atividades cotidianas. In: XIV Conferência Interamericana de Educación Matemática, 2015, Tuxtla Gutiérrez. XIV CIAEM, 2015. MATTOS, José Roberto Linhares de; NETO, Antonio Ferreira. In: BANDEIRA, Francisco de Assis; GONÇALVES, Paulo Gonçalo Farias. Etnomatemáticas pelo Brasil: aspectos teóricos, ticas de matema e práticas escolares. Curitiba: CRV, 2016. MATTOS, José Linhares. Matemática e Cultura em ação na Educação Escolar Indígena. In: MATTOS, José Roberto Linhares de; MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. Etnomatemática e práticas docentes indígenas. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. MATTOS, Sandra Maria Nascimento de; MATTOS, José Linhares de. Preservação ambiental e cultural na educação escolar indígena. In: MATTOS, José Roberto Linhares de; MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. Etnomatemática e práticas docentes indígenas. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. MEDEL, Cássia Ravena Mulin de Assis. Projeto político pedagógico: construção e implementação na escola. Campinas, SP: Autores associados, 2008. MEURER, Ane Carine. A articulação do Projeto Político Pedagógico da escola de ensino médio e do Projeto Político Pedagógico social: perspectiva dos alunos. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Quem sabe faz a hora de construir o Projeto Político Pedagógico da escola. Campinas, São Paulo: Papirus, 2007. PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o Projeto Político da escola. 9ª. ed. São Paulo: Cortez, 2017. PEREZ, Inayê Uliana. Elementos para o diagnóstico ambiental da Terra Indígena Araçá/RR: uma experiência junto ao projeto Wazaka’yé-Guyagrofor. Trabalho de conclusão de curso (Engenharia Ambiental) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Presidente Prudente, 2007. 121f. PINHO, Rachel Camargo de; MILLER, Robert Pritchard; UGUEN, Katell. Quintais Indígenas do “Lavrado” de Roraima: o exemplo da Terra Indígena Araçá. In: BARBOSA, Reinaldo Imbrozio e MELO, Valdir Ferreira (Org): Roraima: homem, ambiente e ecologia. Boa Vista, Roraima: FEMACT, 2010. p. 195-212. RAMOS, Alcida Rita. Sociedades indígenas. São Paulo: Ática, 1986. REPETTO, Maxim. A luta por Educação Escolar Diferenciada dos povos indígenas de Roraima. In: CARVALHO, Fábio Almeida; FERNANDES, Maria Luiza; REPETTO, Maxim. (orgs.). Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura Intercultural. Núcleo Insikiran/UFRR-Boa Vista: Editora da UFRR, 2008. REPETTO, Maxim. Movimentos Indígenas e conflitos territoriais no estado de Roraima. Boa Vista: Editora da UFRR, 2008. RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves. O sujeito reflexivo no espaço da construção do projeto político pedagógico. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; FONSECA, Marilia (orgs.). As dimensões do projeto político pedagógico. 9ª. ed. Campinas: Editora Papirus, 2012. RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de. A perspectiva multicultural no projeto político pedagógico. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de (orgs.). Escola: espaço do projeto político pedagógico. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013. RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves. Paradigma- relações de poder- projeto político pedagógico: dimensões indissociáveis do fazer educativo. In: VEIGA, Ilma Passos (org.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995. RORAIMA. Secretaria de Estado da Educação e Desporto. Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual indígena Tuxaua Raimundo Tenente, Amajari-RR. Em fase de elaboração, 2018. RORAIMA, Secretaria de Estado da Educação e Desporto. Divisão da Educação Indígena. Projeto Político Pedagógico para as Escolas Estaduais Indígenas e Referencial Curricular da Educação Básica das Escolas Estaduais Indígenas. Boa Vista-RR, 2018. SCANDIUZZI, Pedro Paulo. “Educação Indígena x Educação Escolar Indígena: uma Relação Etnocida em uma Pesquisa Etnomatemática”. São Paulo: Editora UNESP,2009 SILVA, Cláudia Cunha Torres. Educação Especial e Educação escolar indígena aproximações e distanciamentos legais. In: BONFIM, Anari Braz; COSTA, Vanderlei Ferreira. (orgs). Revitalização de língua indígena e educação escolar indígena inclusiva. Salvador: Empresa Gráfica da Bahia/EGBA,2014. SILVA, Mario Rodrigues da; MATTOS, José Linhares de. Princípios pedagógicos da educação indígena e da educação escolar indígena. In: MATTOS, José Roberto Linhares de; MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. Etnomatemática e práticas docentes indígenas. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. SOUSA, José Vieira. A identidade do sujeito social, ético e político e o projeto pedagógico da escola. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; FONSECA, Marilia (Orgs.). As dimensões do Projeto Político Pedagógico. 9ª. ed. Campinas: Editora Papirus, 2012. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 15. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2007. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2011. VASCONCELOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do Projeto Político Pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 15 ª ed. São Paulo: Ed. Libertad, 2013. VASCONCELLOS, Celso dos Santos Sobre o Processo de (Re)Elaboração dos PPPs das Escolas Municipais. In: Coordenação do Trabalho Pedagógico - Volume 2. São Paulo: Libertad, 2017. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação básica e educação superior: projeto político pedagógico. 3. ed. Campinas: Papirus, 2004. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. 29ª. ed. Campinas: Papirus, 2013. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico: novas trilhas para a escola. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; FONSECA, Marilia (Orgs.). As dimensões do projeto político pedagógico. 9ª. ed. Campinas: Editora Papirus, 2012. VEIGA, Ilma Passos Alencastro; ARAUJO, José Carlos Souza. O Projeto Político Pedagógico: um guia para formação humana. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Quem sabe faz a hora de construir o Projeto Político Pedagógico da escola. Campinas, São Paulo: Papirus, 2007. VEIGA, Ilma Passos (org.). Quem sabe faz a hora de construir o Projeto Político Pedagógico da escola. Campinas, São Paulo: Papirus, 2007.BRASIL.IBGEpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProjeto político pedagógicopor
dc.subjectEducação escolar indígenapor
dc.subjectConstrução coletivapor
dc.subjectPedagogical political projecteng
dc.subjectIndigenous school educationeng
dc.subjectCollective constructioneng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleProjeto político pedagógico para a escola indígena da Comunidade Araçá do Munícipio de Amajari-RR: impactos e desafiospor
dc.title.alternativePolitical pedagogical project for the indigenous school of the Araçá community of Amajari Municipality: impacts and challengeseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Thays Cristine Soares de Carvalho.pdf2018 - Thays Cristine Soares de Carvalho3.34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.