???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5119
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJadejiski, Rainei Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5288552247301927por
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee2Gregorio, Sandra Regina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256por
dc.contributor.referee3Amaral, Débora Monteiro do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8600829409961701por
dc.date.accessioned2021-10-07T15:44:23Z-
dc.date.issued2019-03-29-
dc.identifier.citationJADEJISKI, Rainei Rodrigues . Os desdobramentos da educação ambiental a partir do estudo dos temas geradores no centro estadual integrado de educação rural de Águia Branca/ES. 2019. 55f. Dissertação(Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5119-
dc.description.resumoA presente pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca/ES. Ela investigou as formas de contextualização da Educação Ambiental, trabalhada na escola a partir do estudo envolvendo os Temas Geradores, com a realidade vivida pelos estudantes. Nessa direção, realizamos um diagnóstico da organização política e pedagógica dessa Instituição Escolar, que faz Educação do Campo, no que concerne a metodologia, a infraestrutura e aos corpos docente e discente. Investigamos como se deu o trabalho com os Temas Geradores, durante o Ensino Médio, com a turma da Terceira Série, concluintes no ano de dois mil e dezoito, e no trabalho com esses temas identificamos que questões ambientais no campo ambiental, social e agropecuário foram contempladas no estudo desses Temas, dentre elas questões relativas ao uso, a recuperação e a preservação do ambiente. Nesse caminho verificamos que essas questões ressoam no discurso e na tomada de consciência dos estudantes, fazendo com que muitos deles demonstrem em suas falas um senso crítico na relação com o meio ambientepor
dc.description.abstractThis qualitative research was conducted at the Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca/ES. It investigated the forms of contextualization of Environmental Education, worked in the school starting from the study involving the Generating Themes, with the reality lived by the students. In this direction, we made a diagnosis of the political and pedagogical organization of this School Institution, which works with Rural Education, concerning to the methodology, the infrastructure and the student and teaching staff. We investigated how the work was done with the Generator Themes during High School, with the Third Year class that concluded school in the year two thousand eighteen, where we identified that environmental issues, in the environmental, social and agricultural fields were contemplated in the study of these Themes , including issues related to the use, recovery and preservation of the environment. In this way, we see that these questions resonate in the discourse and the students' awareness, causing many of them to demonstrate in their speeches a critical sense in relation to the environmenteng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-10-07T15:44:23Z No. of bitstreams: 1 2019 - Rainei Rodrigues Jadejiski.pdf: 1612752 bytes, checksum: c8ff6e57889f33a7addc057caab4365b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-07T15:44:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Rainei Rodrigues Jadejiski.pdf: 1612752 bytes, checksum: c8ff6e57889f33a7addc057caab4365b (MD5) Previous issue date: 2019-03-29eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67060/2019%20-%20Rainei%20Rodrigues%20%20Jadejiski.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALTIERI, Miguel Ángel. Agroecologia: princípios e estratégias para a agricultura sustentável na América Latina do século XXI. In: O desenvolvimento rural como forma de aplicação dos direitos no campo: princípios e tecnologias (MOURA, E.G. e AGUIAR, A. C. F., São Luís, UEMA, 2006. pp. 83 – 99). Brasília, 11 de novembro de 2006. BRASIL. Congresso Nacional. Política de Educação Ambiental, Lei 9 795, de 27 de abril de 1999. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm>. Acesso em 12 ou 2017. 21:52. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 57. Ed. Ver. E atual. Rio de Janeiro: paz e Terra, 2014. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GUIMARÃES. Mauro. Educação ambiental: participação para além dos muros da escola. In: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007. GUIMARÃES. Mauro. A formação de educadores ambientais. Campinas, São Paulo: Papirus, 2007a. GUIMARÃES. Mauro. Educação ambiental: no consenso um embate?. Campinas, São Paulo: Papirus, 2007b. GUIMARÃES, Mauro; SOARES, Ana Maria Dantas; CARVALHO, Néri Andréia Olabarriaga; BARRETO, Marcos Pinheiro. Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia. Cadernos do CEDES (UNICAMP), v. 29, p. 49-62, 2009. LEIS, Héctor Ricardo. A modernidade insustentável: as críticas do ambientalismo à sociedade contemporânea. Petrópolis: Vozes, 1999. LIPAI, Eneida Maekawa; LAYRARGUES, Philippe Pomier; PEDRO, Viviane Vazzi. Educação ambiental na escola: tá na lei…. In: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007. p. 24-32. LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação ambiental crítica: contribuições e desafios. In: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007. p 66-72. LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente e Educação, Rio Grande, p. 37-54, 2003 MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. p. 9-29. PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Ambiente (Meio Ambiente). In: Dicionário de Educação do Campo. CALDART, Roseli Salete (et. al) (orgs). 2ª ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 94-103. RIGOTTO, Maria Raquel. ROSA, Islene Ferreira. Agrotóxicos. In: Dicionário de Educação do Campo. CALDART, Roseli Salete (et. al) (orgs). 2ª ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 86-94. SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. VELOSO, Najla. Entre camelos e galinhas, uma discussão acerca da vida na escola. In: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007. p. 74-83.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectTemas geradorespor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectGenerating themeseng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleOs desdobramentos da educação ambiental a partir do estudo dos temas geradores no centro estadual integrado de educação rural de Águia Branca/ESpor
dc.title.alternativeThe unfolding of the environmental education from the study of the generating themes in the integrated state center of rural education of Eagle Branca / ESpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Rainei Rodrigues Jadejiski.pdf 2019 - Rainei Rodrigues Jadejiski1.57 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.