???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5099
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Entre pergaminhos, magia e história: um estudo sobre o ensino de História na narrativa ficcional de Harry Potter
Other Titles: Between scrolls, magic and history: A study on teaching History in the fiction Harry Potter story
???metadata.dc.creator???: Silva, Jenifer Cabral 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Azevedo, Patricia Bastos de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Motta, Flávia Miller Naethe
???metadata.dc.contributor.referee2???: Moraes, Luciene Maciel Stumbo
???metadata.dc.description.resumo???: A série infanto-juvenil Harry Potter criada pela autora britânica J.K. Rowling povoa a imaginação de crianças, jovens e adultos há quase duas décadas, sendo composta por sete livros. A narrativa é marcada pela presença e valorização da História e do Ensino de História e este aspecto peculiar instigou a existência desta pesquisa. Buscando compreender como estas marcas da História estão presentes na saga, elegeu-se como referencial teórico metodológico as contribuições de Bakhtin e suas reflexões sobre as ciências humanas e o método heurístico de Carlo Giznburg, denominado Paradigma Indiciário. A partir de uma leitura minuciosa dos livros que compõem a saga, análises foram tecidas e indicaram como a História se faz presente na narrativa ficcional e de que forma esta característica fomenta em seus leitores, reflexões sobre o seu próprio cotidiano e forma concepções de Escola, História e Ensino de História.
Abstract: The children's Harry Potter series created by the British author J.K. Rowling has populated the imagination of children, young people and adults for almost two decades, and is composed of seven books. The narrative is marked by the presence and appreciation of History and History Teaching and this peculiar aspect instigated the existence of this research. Seeking to understand how these marks of history are present in the saga, the contributions of Bakhtin and his reflections on the human sciences and, the heuristic method of Carlo Giznburg, denominated Evidential Paradigm, were chosen as methodological theoretical reference. From a detailed reading of the books that compose the saga, analyzes were woven and indicated how history is present in the fictional narrative and how this feature encourages in its readers, reflections on its own daily life and forms conceptions of School, History and History Teaching
Keywords: Harry Potter
História
Ensino de História
Cronotopo
Paradigma Indiciário
Harry Potter
Story
Teaching History
Cronotope
Evidential Paradigm
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Humanas
Educação
História
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SILVA, Jenifer Cabral. Entre pergaminhos, magia e história: um estudo sobre o ensino de História na narrativa ficcional de Harry Potter. 2019. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5099
Issue Date: 26-Feb-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Jenifer Cabral Silva.pdf2019 - Jenifer Cabral Silva1.46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.