???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5092
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A prática da gestão do conhecimento pessoal de coordenadores de cursos de graduação de uma universidade pública
Other Titles: The practice of personal knowledge management of coordinators of undergraduate courses at a public university
???metadata.dc.creator???: Vasconcellos, Débora Clarissa Valim de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ramos Filho, Américo da Costa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ramos Filho, Américo da Costa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Renault, Thiago Borges
???metadata.dc.contributor.referee3???: Fonseca, Marcus Vinícius de Araújo
???metadata.dc.description.resumo???: A trama socioeconômica imposta pela sociedade contemporânea faz com que a relação indivíduo e organização esteja cada vez mais pautada no desenvolvimento de ambos. Neste cenário, valorizar e gerenciar o conhecimento de forma estratégica é um diferencial para o sucesso organizacional. Diante desta imposição da era do conhecimento, a pesquisa surge a partir de uma reflexão sobre a dinâmica que permeia a sociedade contemporânea em relação à Gestão do Conhecimento Pessoal (GCP), e as influências que as Universidades Públicas do Brasil vêm sofrendo neste processo, desde o final do século XX. A Gestão do Conhecimento Pessoal permeia a vida cotidiana da sociedade e, desse modo, há o interesse em identificar essas práticas, diante da rotina de coordenadores de curso de graduação de uma universidade pública da cidade do Rio de Janeiro, considerando que são muitos os desafios que perpassam a carreira deste profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, que, com base em estudos bibliográficos e documentais, pretendeu estudar a prática cotidiana de coordenadores de cursos de graduação de uma mesma universidade pública. Um estudo de caso, que teve sua coleta de dados feita por entrevistas semiestruturadas. Os resultados de campo foram analisados seguindo um framework metodológico proposto por Pettigrew (1987), permitindo evidenciar a interligação entre sujeitos, ambiente e Gestão do Conhecimento Pessoal. Ficou evidente que as práticas de GCP estão presentes na rotina dos coordenadores, agindo como propulsoras de estratégias de ação, em busca de eficiência e aprimoramento de competências, embora não haja um incentivo formal a essas práticas. Constata-se, então, a ocorrência da GCP, mesmo que de forma não elaborada, favorecendo não apenas o desenvolvimento individual, mas também o organizacional.
Abstract: The socio-economic fabric imposed by contemporary society, makes the relationship between individual and organization increasingly based on the development of both. In this scenario, valuing and managing knowledge in a strategic way is a differential for organizational success. Faced with this imposition of the knowledge age, the research emerged from a reflection on the dynamics that permeates contemporary society in relation to Personal Knowledge Management, and the influences that the Public Universities of Brazil have been suffering from this process since the twentieth century. Personal Knowledge Management permeates the daily life of society and we therefore had an interest in identifying these practices, in the face of the routine of coordinators of undergraduate courses at a public university in the city of Rio de Janeiro, considering that there are many challenges that permeate the professional career. This is a qualitative, descriptive research that, based on bibliographic and documentary studies, intends to study the daily practice of coordinators of undergraduate courses of the same public university. A case study, which had its data collection done by semi-structured interviews. The field results were analyzed according to a methodological framework proposed by Pettigrew (1987), allowing to highlight the interconnection between subjects, environment and Personal Knowledge Management. It was evident that GCP practices are present in the routine of the Coordinators, acting as propellers of action strategies, in search of efficiency and improvement of competencies, although there is no formal incentive to these practices. We then have GCP occurring even in an unprocessed way, favoring not only individual but also organizational.
Keywords: estratégia
gestão do conhecimento pessoal
coordenadores de curso de graduação
personal knowledge management
undergraduate course coordinators
strategy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: VASCONCELLOS, Débora Clarissa Valim de Souza.A prática da gestão do conhecimento pessoal de coordenadores de cursos de graduação de uma universidade pública. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5092
Issue Date: 11-Feb-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Débora Clarissa Valim de Souza Vasconcellos.pdf2019 - Débora Clarissa Valim de Souza Vasconcellos1.34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.