???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5084
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Ivanildo Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4740725421024457por
dc.contributor.advisor1Marino, Tiago Badre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5153390186016718por
dc.contributor.advisor-co1Abboud, Antônio Carlos de Souza-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7139999082801561por
dc.contributor.referee1Monteiro, Rosa Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.contributor.referee2Silva, Jorge Xavier da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0442490812326139por
dc.date.accessioned2021-09-27T14:52:21Z-
dc.date.issued2019-02-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Ivanildo Ferreira. A Contribuição do Livro Didático para Aprendizagem de Geografia: Estudo Diagnóstico sobre o Ensino Público de Nível Médio no Município de Crato - CE. 2019. 40f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ.2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5084-
dc.description.resumoO professor, na prática educacional, busca na diversidade de recursos disponíveis suporte no livro didático. Esse de fundamental relevância no processo de ensino e aprendizagem, além de ser disponível a todo alunado. Porém o livro didático deve ser utilizado como um dos recursos a serem explorados no convívio docente e não o único. Diante deste contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar o papel e a efetividade da utilização do livro didático como instrumento para aprendizagem de Geografia no sistema de ensino público. De acordo com esses fatos, nota-se que o professor possui poder mediador de selecionar a melhor forma de aproveitamento desse recurso, pois, durante as experiências vivenciadas, foi possível desenvolver aulas que usaram esse instrumento atrelado com outras metodologias e recursos que colaram com o processo ensino-aprendizagem. Desta forma, é tarefa do professor identificar e selecionar a melhor metodologia para o aproveitamento desse recurso, contextualizando a teoria com a realidade empírica do aluno, facilitando assim uma melhor aprendizagem.por
dc.description.abstractThe teacher in educational practice seeks in the diversity of resources available support in the textbook. This is of fundamental relevance in the teaching and learning process, in addition to being available to all students. However, the textbook should be used as one of the resources to be explored in the teaching community, not the only one. In this context, this research aims to analyze the role and effectiveness of the use of textbooks as a tool for learning Geography in the public education system. According to these facts, it is noted that the teacher has mediating power to select the best way to take advantage of this resource, because during the lived experiences it was possible to develop classes that used this instrument linked with other methodologies and resources that adhered to the teaching process -learning. In this way, it is the teacher's task to identify and select the best methodology for the use of this resource by contextualizing the theory with the empirical reality of the student, thus facilitating a better learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2021-09-27T14:52:21Z No. of bitstreams: 1 2019 - Ivanildo Ferreira dos Santos.pdf: 812709 bytes, checksum: 8d8c3d5ec78f78806486dee9d5ecdf74 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-27T14:52:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Ivanildo Ferreira dos Santos.pdf: 812709 bytes, checksum: 8d8c3d5ec78f78806486dee9d5ecdf74 (MD5) Previous issue date: 2019-02-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66945/2019%20-%20Ivanildo%20Ferreira%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de. Um século de prática de ensino em Geografia: permanências e mudanças. Anais... XV Encontro Nacional de Geógrafos. São Paulo: AGB, 2008. ALMEIDA. Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 3 ed – São Paulo: Contexto, 2004. (Caminhos da Geografia). ALMEIDA, A. M. e VASCONCELLOS C. de M. Por que visitar museus. In: BITTENCOURT, C. (org.) O saber histórico na sala de aula. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2004. ALMEIDA, R.D.; PASSINI, E.Y. O espaço geográfico: ensino e representação. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2008. ANDRADE, Manoel C. de. Geografia: Ciência da Sociedade. Uma introdução à análise do Pensamento Geográfico. 2 ed. São Paulo: Atlas. p. 143, 1992. AZAMBUJA, Leonardo Dirceu de. A Geografia do Brasil na Educação Básica. Tese (Doutorado em Geografia). Departamento de Geociências, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. BARROS, A. J. da S.; LEHFELD, N. A. de S. Fundamentos de Metodologia Científica. 3 ed. Brasil. Editora Makron. 2007 BITTENCOURT, C. et al (org). O saber histórico na sala de aula. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2004). BITTENCOURT, Circe Maria F. Disciplinas escolares: história e pesquisa. In. OLIVEIRA, Marcus A. T. de. RANZI, Sterlei M. Fischer. História das Disciplinas Escolares no Brasil: contribuições para o debate. São Paulo: CDAPH, 2000. BITTENCOURT, CIRCE (ORG.). O saber histórico na sala de aula.4 Ed. São Paulo: Contexto 2001. BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2010: Geografia. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2009. BRASIL, Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos –PNLD 2008 - CIÊNCIAS. Brasília: 2008. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental – Geografia / Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Geografia.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2017. 33 CALLAI, Helena Copetti. A Geografia é ensinada nas séries iniciais? Ou aprende-se Geografia nas séries iniciais. In: TONINI, Ivaine Maria. O ensino da Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2014. CARNEIRO, M. H. da S.; SANTOS, W. L. P. dos; MÓL, G. de S. Livro Didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 7, v. 2, dez 2005. CARVALHO Delgado de. Geografia do Brasil: livro adaptado no Colégio Pedro II. 9 ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1938. CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. Campinas, SP: Papirus. 1989. CASTELLAR, Sônia. VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2011 CAVALCANTI, Lana de SOUZA, a cidade A Geografia escolar e a cidade: Ensaio sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana, Campinas, São Paulo:papirus 2008 (coleção magistério: formação e trabalho pedagógico) CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. [on line] Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p 549-566,set./dez. 2004. Tradução de Maria Adriana C. Cappello. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a12v30n3.pdf. Acesso em 20 mar.2012. Desafios teórico-metodológicos da relação trabalho, educação e o papel social da escola. IN: FRIGOTTO, Gaudêncio (org). Educação e crise do trabalho: perspectiva de final de século. Petrópolis-RJ: Vozes, 1998. DUTRA, Marcus Vinicius Siqueira. As identidades nacionais nos livros didáticos de Geografia de Ensino Médio. (Dissertação) Mestrado em Educação, Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, p. 187, 2010. FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do Discurso: reflexões introdutórias. Goiânia: Trilhas Urbanas, p. 117, 2005. FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. In: Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 82, 2003. GASPARINI, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. João Luiz Gasparin. 2.Ed. Campinas-SP: Autores associados, 2003. GOMES, Paulo César da Costa. Geografia e modernidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. 368 p. GOULART, Lígia. Beatriz, Aprendizagem e ensino: uma aproximação necessária à aula de Geografia. In: TONINI, Ivaine Maria et al. (orgs.) Ensino de Geografia e suas composições curriculares: UFRGS, 2011. HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil. Sua história. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2005. 34 KANASHIRO, C.S. Livro didático de Geografia: PNLD, materialidade e uso na sala de aula. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Universidade de São Paulo. p.163, 2008. KUENZER, A. Z. Desafios teórico-metodológicos da relação trabalho, educação e o papel social da escola. IN: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho: perspectiva de final de século. Petrópolis-RJ: Vozes, 1998. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. LAJOLO,M. O. Livro didático: um quase manual de usuário. In Em aberto – o Livro Didático e qualidade de ensino, Brasília: INEP, n 69, ano 16, jan./fev., 1996 LIBÂNEO, José Carlos: DIDÁTICA, São Paulo: Cortez, 1994 PARO, V. H. Educação integral em tempo integral: Uma concepção de educação para a modernidade.in: COELHO, Lígia Martha C. C. da. Et Al. (Org.) Educação integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis – RJ: DP; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009. PERUZZI, H. U. et.al. Livros Didáticos, Analogias e Mapas Conceituais no Ensino de Célula. In: ARAGÃO, R. M. R. de; SCHNETZLER, R. P.; CERRI, Y. L. N. S. (Org.). Modelo de Ensino: Corpo Humano, Célula, Reações de Combustão. Piracicaba, São Paulo: UNIMEP/CAPES/PROIN, 2000. PESSOA, Rodrigo Bezerra. Um olhar sobre a trajetória da Geografia escolar no Brasil e a visão dos alunos de ensino médio sobre a Geografia atual. Dissertação (Mestrado em Geografia). CCEN – UFPB, p. 132, 2007. PINA, Paula Priscila Gomes do Nascimento. A relação entre o ensino e o uso do livro didático de Geografia – João Pessoa, 2009. f.15 . PINHEIRO, Antonio Carlos. O ensino de Geografia no Brasil. Catálogo de dissertações e teses (1967-2003). Goiânia: Editora Vieira, 2005. 285 p. PONTUSCHKA, NídiaNacib. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007. PONTUSCHKA, NídiaNacib: O Livro Didático de Geografia. In PONTUSCHKA, N.; PONTUSCHKA, N. N. ; PAGANELLI, T. I. ; CACETE, N. H. . Para ensinar e aprender Geografia. 1ª. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007. PONTUSCHKA, M. N.; OLIVEIRA A. U. de. Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2004. RIBEIRO, Maria Luísa S. História da Educação Brasileira: a organização escolar. 16 ed. Campinas: Autores Associados. Coleção Memórias da Educação. p. 207, 2000. ROCHA, Genilton Odilon Rêgo da. O currículo oficial para o ensino de Geografia: as prescrições oficiais do Estado brasileiro (1995-2010). In: A formação docente em Geografia: teorias e práticas. Campina grande: EDUFCG, p. 187-218, 2014. 35 ROJO, Roxane. Série TV Brasil. Materiais didáticas escolhas e usos. Boletim. 14 agosto de 2005. SANTOS, Wildson Luiz; CARNEIRO, Maria Helena da Silva. Livro Didático de Ciências: Fonte de informação ou apostila de exercícios. In: Contexto e Educação: Ano 21. Julho/dezembro, Ijuí: Editora Unijuí. 2006. SAVIANI, D. História das idéias pedagógicas no Brasil. 2. Ed. Ver. E ampl. Campinas SP:Autores associados, 2008. SAVIANI, D. Pedagogia histórico crítica: primeiras aproximações. 8ª Ed.Campinas, SP: 1995. SILVA, Jeane Medeiros. A constituição de sentidos políticos em livros didáticos de Geografia na ótica da Análise do Discurso. 2006. 275 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) –Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. SPÓSITO, M. E. As diferentes propostas curriculares e o livro didático. IN: PONTUSCHKA, M. N.; OLIVEIRA A. U. de. Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2004. TONINI, Ivaine Maria. Livro didático: textualidades em rede In. O ensino de Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011. VLACH, Vânia Rubia Farias. O ensino de Geografia no Brasil: uma perspectiva histórica. In: VESENTINI, José William (Org.). O ensino de Geografia no século XXI. São Paulo: Papirus, 2004. p. 187-218. VLACH, Vânia Rubia Farias. A propósito do Ensino de Geografia: em questão, o nacionalismo patriótico. 206 p. Dissertação (Mestrado em Geografia). Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1988.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivro Didáticopor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectRecursospor
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subjectConteúdopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDidactic Bookeng
dc.subjectMethodologyeng
dc.subjectResourceseng
dc.subjectGeography Teachingeng
dc.subjectContent and Learningeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqGeografiapor
dc.titleA contribuição do livro didático para aprendizagem de Geografia: estudo diagnóstico sobre o ensino público de nível médio no município de Crato - CEpor
dc.title.alternativeThe contribution of the didactic book for Geography learning: diagnostic study on the public education of middle level in the municipality of Crato - CEpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Ivanildo Ferreira dos Santos.pdf2019 - Ivanildo Ferreira dos Santos793.66 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.