???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5083
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A utilização da palma (Nopalea) como proposta de contextualização da aprendizagem na formação técnica em agropecuária no Cariri cearense
Other Titles: The use of palm (Nopalea) as a proposal for contextualizing learning in technical training in farming in Cariri from Ceará State
???metadata.dc.creator???: Silva, Elizângela Carlos da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gregório, Sandra Regina
???metadata.dc.contributor.referee1???: Abreu, João Batista Rodrigues de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Erllens Éder
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo foi realizado com 15 discentes do curso Técnico em Agropecuária, modalidade subsequente do Instituto Federal do Ceará campus Crato, com o intuito de contribuir com a aprendizagem na formação técnica em agropecuária através da contextualização utilizando a palma forrageira, cultura típica do semiárido cearense como elemento norteador, com elaboração de farinha e biscoito a base da cactácea. A princípio foi aplicado um questionário diagnóstico para percepção dos saberes iniciais dos discentes em relação ao conhecimento e utilização da palma forrageira. Após socialização dos questionários observou-se que os mesmos possuíam poucas informações sobre o vegetal, essa constatação levou a novas explanações sobre a potencialidade da cactácea, com foco na utilização na alimentação humana, que resultou numa oficina pedagógica com elaboração de vários produtos. Durante o desenvolvimento da pesquisa os discentes participaram de atividades pedagógicas, e para compartilhamento do conhecimento utilizou-se a roda de conversa. No processo de coleta de dados utilizou-se além do questionário diagnóstico, o diário de campo e a entrevista os quais nortearam os resultados da pesquisa. Em relação aos produtos elaborados, a farinha foi avaliada quanto a sua composição centesimal, o biscoito padrão (BP) e as formulações (F1, F2, F3, F4 e F5) quanto a sua composição centesimal e atributos sensoriais. Para avaliação sensorial utilizou-se a metodologia discriminativa para selecionar as melhores amostras através do teste de ordenação, das quais, juntamente com a farinha, foram analisadas quanto a umidade, lipídios, cinzas, proteínas, fibras, carboidratos e valor calórico total (VCT). Os resultados verificados apontaram para produtos nutritivos cujos valores encontrados estão dentro dos padrões estabelecidos pela legislação vigente. Quanto a contextualização da aprendizagem, foco principal da pesquisa, foi possível observar a compreensão e absorção das informações pelos discentes a medida que o estudo avançava, favorecendo um maior interesse e engajamento na realização das atividades e socializações. Conclui-se, portanto, que a pesquisa possibilitou aos discentes a capacidade de construírem conhecimentos, despertando-os para a responsabilidade social, promovendo a atuação como agentes ativos, críticos e transformadores.
Abstract: This study was conducted with 15 students of the technical course in Farming, subsequent modality of the Federal Institute of Ceará campus Crato, with the purpose of contributing to the learning in the technical training in agriculture and livestock through the contextualization using forage palm, a typical culture of the semi-arid region of Ceará as guiding element, with elaboration of flour and biscuit based on the cactus. At first, a diagnostic questionnaire was applied to the students' initial knowledge regarding the knowledge and use of forage palm. After the socialization of the questionnaires it was observed that they had little information about the vegetable, this finding led to new explanations about the potentiality of the cactus, focusing on use in human food, which resulted in a pedagogical workshop with making of several products. During the development of the research the students participated in pedagogical activities, and to the sharing of knowledge the conversation wheel was used. In the data collection process, besides the diagnostic questionnaire, the field diary and the interview which guided the research results. Regarding to processed products, the flour was evaluated for its centesimal composition, the standard cookies, and formulations (F1, F2, F3, F4 and F5) as to their centesimal composition and sensorial attributes. For sensory evaluation the discriminative methodology was used to select the best samples by sorting test, which, with flour were analyzed for moisture, lipids, ashes, proteins, fibers, carbohydrates and total caloric value. The verified results pointed to nutritional products whose values found are within the standards established by the current legislation. Regarding the contextualization of learning, focus of research, it was possible to observe the comprehension and absorption of the information by the students as the study progressed favoring a greater interest and commitment in the accomplishment of the activities and socializations. It is concluded, therefore, that the research allowed the students the ability to construct knowledge, awakening them to social responsibility promoting acting as active, critical and transformative agents.
Keywords: Ensino
Educação
Palma forrageira
Compartilhamento
Entrevista
Teaching
Education
Fforage palm
Sharing
Interview
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SILVA, Elizângela Carlos da. A utilização da palma (Nopalea) como proposta de contextualização da aprendizagem na formação técnica em agropecuária no Cariri cearense, 2019. 70 f. Dissertação (Mestrado em educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5083
Issue Date: 23-Apr-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Elizângela Carlos da Silva.pdf1.43 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.