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dc.creatorSiqueira, Maria Leilza Pires-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6693334159226599por
dc.contributor.advisor1Damasceno, Allan Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Sílvia Maria Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323286140400528por
dc.contributor.referee2Rocha, Fatima Niemeyer da Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6200482231089335por
dc.date.accessioned2021-08-13T15:02:54Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Maria Leilza Pires. Políticas públicas de educação inclusiva: desafios à escolarização profissional do público-alvo da educação especial - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (campus Boa Vista). 2018. .83f. (Dissertação de Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4911-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como centralidade investigativa as políticas públicas de educação inclusiva, no âmbito da modalidade educação especial, tendo como lócus de pesquisa o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/Campus Boa Vista. Buscou se na realização do estudo compreender os desafios à escolarização profissional dos estudantes, público-alvo da modalidade citada. Nesse sentido, objetivou-se caracterizar as concepções e ações político-pedagógicas sobre a inclusão do público-alvo da educação especial na educação profissional técnica do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima. Discutiu-se, ainda, o movimento da educação inclusiva no processo de acesso, permanência e sucesso dos estudantes público alvo da educação especial, considerando, para isso, o recorte temporal da década de 1990 até os dias atuais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com análise de documentos nacionais normativos e orientadores sobre inclusão educacional, bem como de documentos institucionais do âmbito da pesquisa. Adotou-se como instrumento de coleta de dados questionário de caracterização dos sujeitos participantes do estudo e entrevista semiestruturada. Foram entrevistados sete gestores que contribuíram com a pesquisa na identificação das concepções e ações político-pedagógicas/inclusivas propostas para o público-alvo da Educação Especial na Educação Profissional Técnica de nível médio. Trabalhou-se os dados sob a perspectiva de análise de conteúdo, baseando-se no pensamento de Laurence Bardin. Constatou-se que há iniciativas no Campus de ações inclusivas; porém, a pesquisa aponta que entre os desafios para a inclusão educacional está a escassa adesão por parte dos docentes no processo de inclusão, bem como o número reduzido de profissionais qualificados para trabalhar com o público-alvo da modalidade discutida. Contudo, a maioria dos participantes considera a instituição inclusiva, mas reconhece que há muito a ser feito para atender aos objetivos da educação especial. A pesquisa nos mostra também que no meio acadêmico ainda é forte a resistência dos educadores quanto à inclusão do público-alvo da educação especial no ensino técnico profissional.por
dc.description.abstractThis research had as investigative centrality the public policies of inclusive education, within the scope of the special education modality, having as a locus of research the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima / Campus Boa Vista. The aim of this study was to understand the challenges to students' professional schooling, which is the target audience of this modality. In this sense, the objective was to characterize the conceptions and political-pedagogical actions on the inclusion of the target audience of the special education in the technical professional education of the Boa Vista Campus of the Federal Institute of Roraima. The movement of inclusive education was also discussed in the process of access, permanence and success of the target public students of specialeducation, considering, for this, the time cut from the 1990s to the present day. This is an exploratory research, with analysis of national normative and guiding documents on educational inclusion, as well as institutional documents of the scope of the research. The questionnaire for the characterization of the subjects participating in the study and semi-structured interview was adopted as a data collection instrument. We interviewed seven managers who contributed to the research in the identification of the political-pedagogical / inclusive conceptions and actions proposed for the target audience of Special Education in Technical Professional Education at the intermediate level. The data was worked on from the perspective of content analysis, based on the thinking of Laurence Bardin. It was verified that there are initiatives in the Campus of inclusive actions; however, the research points out that among the challenges for educational inclusion is the lack of adherence on the part of teachers in the inclusion process, as well as the reduced number of professionals qualified to work with the target audience of the modality discussed. However, most participants consider the institution to be inclusive but recognize that there is much to be done to meet the goals of special education. The research also shows that in the academic environment there is still strong resistance from educators regarding the inclusion of the target audience of special education in vocational technical education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2021-08-13T15:02:54Z No. of bitstreams: 1 2018 - Maria Leilza Pires Siqueira.pdf: 897849 bytes, checksum: 9cf8594eede1a9c7300786ad5aa62d82 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66198/2018%20-%20Maria%20Leilza%20Pires%20Siqueira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectEducação profissional.por
dc.subjectPublic educational policieseng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titlePolíticas públicas de educação inclusiva: desafios à escolarização profissional do público-alvo da educação especial - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (campus Boa Vista)por
dc.title.alternativeInclusive education public policies: challenges to the professional education of the target public of special education - Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima (Boa Vista campus)eng
dc.typeDissertaçãopor
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