???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4753
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A Formação Continuada e sua Interface na Atuação Docente no Instituto Federal de Roraima/ Campus Amajari
Other Titles: The Continuous Education and its Interface in the Teaching Experience at the Federal Institute of Roraima / Amajari Campus.
???metadata.dc.creator???: Souza, Francimeire Sales de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sanchez, Liliane Barreira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Sanchez, Liliane Barreira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Wanderley da
???metadata.dc.contributor.referee3???: Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo aborda a formação continuada de professores e sua interface na atuação docente no IFRR, Campus Amajari com o objetivo de investigar a percepção dos professores do referido Campus sobre a contribuição do processo de formação continuada para a melhoria da prática docente por meio da realização de um estudo de caso. A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, tendo como sujeitos os professores licenciados e não licenciados do IFRR/ Campus Amajari, em efetivo exercício. O tratamento e análise dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo, fundamentado nas orientações de Romeu Gomes. Com base no referencial teórico levantado foi possível traçar um breve panorama histórico da educação profissional no Brasil, de forma a compreender como essa modalidade de ensino foi instituída no sistema educacional brasileiro, e como as políticas públicas foram desenvolvidas ao longo desse processo até os dias atuais para suprir a demanda de formação de professores para a educação profissional e tecnológica. A pesquisa possibilitou no âmbito do IFRR/Campus Amajari, por meio da aplicação de questionário aos sujeitos da pesquisa, levantar o perfil de formação dos docentes e a percepção dos professores licenciados e não licenciados sobre a contribuição da formação continuada para a melhoria do trabalho docente, considerando o contexto da formação inicial dos referidos docentes e a sua atuação na educação profissional técnica e tecnológica. Nas considerações finais são apontadas algumas reflexões importantes sobre o processo de formação continuada como possibilidade de suprir as carências da formação inicial dos professores que atuam na educação profissional e tecnológica e preparar os docentes para enfrentar os desafios inerentes a essa modalidade de ensino, com vistas à formação integral do cidadão que almeja uma educação pública de qualidade como perspectiva de transformação social.
Abstract: The present study deals with the ongoing training of teachers and their interface in teaching at the IFRR, Campus Amajari, with the objective of investigating the teachers' perceptions of the Campus about the contribution of the continuous training process to the improvement of teaching practice through a case study. The research has been developed from the qualitative approach, having as subjects the licensed and unlicensed professors of the IFRR / Campus Amajari, in actual exercise. The treatment and analysis of the data followed the technique of content analysis, according to direction of Romeu Gomes. Based on the theoretical reference made, it was possible to trace a brief historic panoram of professional education in Brazil in order to understand how this modality of teaching was instituted in the Brazilian educational system, and how public policies were developed throughout this process up to the present day to supply the demand for teacher education for vocational and technological education. The research made it possible, through the application of a questionnaire to the subjects of the research, to raise the profile of teacher training and the perception of licensed and unlicensed teachers about the contribution of continuing education for the improvement of teaching work, considering the context of the initial training of these teachers and their role in professional technical and technological education. In the final considerations, some important reflections on the process of continuous training are presented as a possibility to fill the needs of the initial training of teachers who work in professional and technological education and to prepare teachers to face the challenges inherent to this type of teaching, with a view to integral formation of the citizen who aspires to a quality public education as perspective of social transformation.
Keywords: Formação de Professores
Educação Profissional
Políticas Públicas
Teacher Training
Professional Education
Public Policy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Humanas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SOUZA, Francimeire Sales de. A Formação Continuada e sua Interface na Atuação Docente no Instituto Federal de Roraima/ Campus Amajari. 2018. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4753
Issue Date: 13-Jun-2018
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Francimeire Sales de Souza.pdf2018 - Francimeire Sales de Souza1.21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.