???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4701
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O desinteresse discente pelas aulas de educação física no ensino fundamental: análise sob a perspectiva das necessidades psicológicas básicas
Other Titles: Student disinterest in physical education classes in elementary school: analysis from the perspective of basic psychological needs
???metadata.dc.creator???: Aniszewski, Ellen 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, José Henrique dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, José Henrique dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Aldair José de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Vianna, José Antonio
???metadata.dc.description.resumo???: O desinteresse dos alunos pelas aulas de educação física é amplamente discutido na literatura como um fenômeno notado no ensino médio. No cenário internacional, as investigações sobre o desinteresse dos alunos nas aulas de educação física no ensino fundamental sugerem que esse fenômeno está acontecendo cada vez mais cedo. Esta questão e evidências nos levam a entender necessário investigar os motivos que explicam a falta de interesse e engajamento dos alunos pelas/nas aulas de educação física, ainda no ensino fundamental. A Teoria da Autodeterminação tem sido a abordagem teórica mais utilizada para avaliar aspectos motivacionais no desporto e atividade física, pois apresenta um quadro teórico que permite aos pesquisadores explorarem a influência da satisfação das necessidades psicológicas básicas sobre os fatores motivacionais que determinam as atitudes dos alunos em relação à educação física. O objetivo da pesquisa foi identificar os índices de satisfação das necessidades psicológicas básicas, bem como interpretar os motivos do afastamento dos alunos nas aulas de educação física com base nos seus relatos fundados nas dimensões das Necessidades Psicológicas Básicas. O modelo adotado na pesquisa foi o método misto sequencial. A análise quantitativa foi de natureza descritiva e comparativa e a análise qualitativa foi de natureza interpretativa. A amostra da pesquisa se caracterizou em função das fases de obtenção dos dados. Na fase extensiva foi composta de 153 alunos da rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e na fase intensiva, a amostra foi composta por 12 alunos, de ambos os sexos e oriundos de turmas de sexto e nono ano do ensino fundamental. Na fase extensiva recorreu-se ao Questionário de Necessidades Psicológicas Básicas (Basic Psychological Needs in Exercise Scale – BPNES), adaptado para a língua portuguesa. Na fase intensiva, recorreu-se à uma adaptação da técnica do Círculo Hermenêutico Dialético (CHD). A análise dos dados quantitativos foi realizada mediante a estatística descritiva e inferencial. A análise qualitativa se deu na perspectiva interpretativa por meio da técnica análise de conteúdo com auxílio do software MaxQda. Os resultados a partir dos dados quantitativos mostraram que, no geral, os alunos se sentiram atendidos de forma moderada em suas necessidades psicológicas básicas de competência e vínculos sociais nas aulas de educação física, mas a necessidade de autonomia não tem sido contemplada nas aulas de educação física. A partir do alinhamento dos resultados das fases da pesquisa, esse estudo indica que a falta de habilidade (competência), falta de diversificação dos conteúdos para além dos esportes coletivos mais conhecidos (competência/autonomia) e a falta de oportunidades de participação na tomada de decisão (autonomia) são os principais motivos que levam ao desinteresse dos alunos pelas aulas de educação física
Abstract: The students' lack of interest in physical education classes is widely discussed in the literature as a phenomenon noted in high school. In the international scenario, investigations into students' lack of interest in physical education classes in elementary education suggest that this phenomenon is happening earlier. This question and evidences lead us to understand that it is necessary to investigate the reasons that explain the lack of interest and engagement of students in physical education classes, even in elementary school. Self-Determination Theory has been the theoretical approach most used to evaluate motivational aspects in sports and physical activity, since it presents a theoretical framework that allows the researchers to explore the influence of the satisfaction of the basic psychological needs on the motivational factors that determine student´s attitudes to physical education in elementary school. The goal of this research was to identify the indexes of satisfaction of the basic psychological needs, as well as to interpret the reasons of the students' absence in the physical education classes based on their reports based on the dimensions of Basic Psychological Needs. The model adopted in the research was the mixed sequential method. The quantitative analysis was descriptive and comparative in nature and the qualitative analysis was interpretive in nature.The research sample was characterized according to the phases of obtaining the data. In the extensive phase was composed of 153 students of the Municipal Education Network of Rio de Janeiro and in the intensive phase, the sample was composed of 12 students of both sexes and coming from classes of sixth and ninth grade. In the extensive phase, we used the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES), adapted to the Portuguese language In the intensive phase, an adaptation of the technique of the Dialectic Hermeneutic Circle (CHD) was used. Quantitative data analysis was performed using descriptive and inferential statistics. The qualitative analysis took place in the interpretative perspective through the technique of content analysis with the help of MaxQda software. The results from the quantitative data showed that, in general, students felt moderately attended to their basic psychological needs of competence and social bonds in physical education classes, but the need for autonomy has not been contemplated in the classes of education physical. From the alignment of the results of the research phases, this study indicates that lack of ability (competence), lack of diversification of contents beyond the most well- known collective sports (competence / autonomy) and lack of opportunities to participate in the decision (autonomy) are the main reasons that lead to students' lack of interest in physical education classes.
Keywords: Motivação
Educação Física Escolar
Necessidades Psicológicas Básicas
Motivation
School Physical Education
Basic Psychological Needs
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: ANISZEWSKI, Ellen. O desinteresse discente pelas aulas de educação física no ensino fundamental: análise sob a perspectiva das necessidades psicológicas básicas. 2018. 104 f.. Dissertação( Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu/Instituto de Educação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4701
Issue Date: 27-Mar-2018
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Ellen Aniszewski.pdfEllen Aniszewski2.12 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.