???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4016
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Abordagem metodológica para uma proposta de transferência de tecnologia através da avaliação da percepção do aluno do curso Técnico em Agropecuária em relação ao processamento mínimo de hortaliças
Other Titles: Methodological approach for a proposed Technology Transfer by evaluating the perception of the student's course in Agricultural Technician in relation to the Minimum Processing Vegetables
???metadata.dc.creator???: Paiva, Gilmar Borges de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Porte, Luciana Helena Maia
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cardoso, Marisa Helena
???metadata.dc.contributor.referee2???: Barbosa, Claúdio Luis de Alvarenga
???metadata.dc.description.resumo???: A educação agrícola em sua premissa deve subsidiar a construção do conhecimento do aluno, tendo como fatores indispensáveis a interação teoria e prática. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo geral identificar a percepção do aluno do curso Técnico em Agropecuária, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso campus Campo Novo do Parecis, sobre a transferência de tecnologia de processamento mínimo de alimentos, para o pequeno produtor rural. A presente pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis, com vinte e um alunos do terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária. Como procedimentos metodológicos, foram utilizados: Entrevista com roteiro estruturado, para identificar o perfil socioeconômico e as concepções e percepções dos alunos sobre os alimentos minimamente processados (AMP) e transferência de tecnologia (TT); realização de visita técnica a uma pequena propriedade rural, para propiciar o conhecimento da realidade local do pequeno produtor com relação a estrutura de produção de couve (Brassica oleracea Linneu var. Achephala D. C.). Promoveu-se intervenção através da realização de aula teórica dialogada sobre AMP e TT, para posteriormente avaliar se houveram mudanças nas concepções iniciais dos alunos sobre o tema. Foram elaborados pelos alunos, projetos para repasse da tecnologia de couve minimamente processada para os pequenos produtores rurais, a partir da realidade local identificada e dos conhecimentos compartilhados. Com base nos resultados obtidos, considera-se que a metodologia utilizada (aula teórica sobre AMP e TT, bem como a Visita Técnica a um pequeno produtor rural) contribuiu com o ensino aprendizagem dos alunos amostrados, tendo em vista que 90,48% dos alunos afirmaram terem obtido conhecimento sobre a tecnologia AMP e TT após o procedimento metodológico adotado. Os resultados evidenciam também que na percepção (pré-intervenção) da maioria dos alunos (61,90%) há viabilidade da tecnologia de alimentos minimamente processados para agregação de valor aos produtos do pequeno produtor rural do município. Após intervenção, verificou-se que 76,19% acreditam que a tecnologia de processamento mínimo seja viável para o pequeno produtor. Contudo, os argumentos remetem as vantagens dos AMPs para o consumidor ao invés de ser remetido para o pequeno produtor rural. Com base nas concepções dos alunos acerca da inviabilidade da tecnologia de AMP para agregação de valor aos produtos, destaca-se o armazenamento com controle de temperatura como situação crítica para o processo. Verificou-se também, que os projetos elaborados como proposta de transferência de tecnologia para o pequeno produtor rural visitado apresentaram uma abordagem voltada para a produção vegetal, envolvendo as questões de cultivo e plantio da couve, ao invés de abordar o beneficiamento da mesma. Acredita-se que tal característica se deva a ênfase curricular do curso, cujo perfil de formação envolve disciplinas desta área.
Abstract: The agricultural education in its premise should subsidize the construction of the student's knowledge, having as indispensable factors interaction theory and practice. Accordingly, this study aimed to identify the perception of the student's course in Technical Agriculture, Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis on technology transfer minimal processing of foods to small farmers. This research was conducted at the Federal Institute of Education Science and Technology Campus Mato Grosso Campo Novo do Parecis, with twenty-one students of the third year of the course in Technical Agriculture. Methodological procedures were used: structured interview script to identify the socioeconomic and conceptions and perceptions of students on minimally processed foods (MPF) and technology transfer (TT); conducting technical visit to a small farm, to provide the local knowledge of the small producer compared with the structure of production of butter sprouts. Was promoted intervention by dialogued classes about MPF and TT for later assess whether there have been changes in the students' initial conceptions about the topic. Were produced by the students projects for transfer of technology for minimally processed butter sprouts to small farmers from the local reality identified and shared knowledge. Based on these results, it is considered that the methodology (lecture about MPF and TT, as well as the technical visit to a small farmer) contributed to the teaching and learning of students sampled, given that 90.48% of students said they had obtained knowledge about technology, MPF and TT after the methodological procedures. The results also show that the perception (pre-intervention) the majority of students (61.90%) for feasibility of minimally processed food technology to add value to the products of the small farmer in the county. After intervention, it was found that 76.19% believe that the minimum processing technology is viable for small farmers. However, the arguments refer the benefits of MPFs for the consumer rather than being consigned to the small farmer. Based on students' conceptions about the impracticality of MPF technology to add value to products, there is storage with temperature control as critical to the process. It was also found that the projects developed as a proposal for transfer of technology to small farmers visited had a focused approach to crop production, involving questions of cultivation and planting butter sprouts, instead of addressing the its processing. It is believed that this characteristic is due to the emphasis course, which involves a predominance of subjects in this area.
Keywords: Técnico em Agropecuária
Alimentos Minimamente Processados
Transferência de Tecnologia
Agricultural Technician
Minimally Processed Foods
Technology Transfer
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência e Tecnologia de Alimentos
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PAIVA, Gilmar Borges de. Abordagem metodológica para uma proposta de Transferência de Tecnologia através da avaliação da percepção do aluno do curso Técnico em Agropecuária em relação ao Processamento Mínimo de Hortaliças. 2013. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4016
Issue Date: 12-Aug-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Gilmar Borges de Paiva.pdf2013 - Gilmar Borges de Paiva1.22 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.