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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Instrumento para práticas interdisciplinares: recuperação da Mata Atlântica em área degradada de nascentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFS (Campus São Cristóvão)
Other Titles: Tool for interdisciplinary practices: Atlantic Forest restoration in degraded areas of springs at the Federal Institute of Education, Science and Technology - IFS (Campus São Cristóvão)
???metadata.dc.creator???: Filipin, Sergio Divino 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Soares, Ana Maria Dantas
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Lia Maria Teixeira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Arruda, Maria da Conceição Calmon
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta dissertação foi avaliar como a implantação do projeto – Recuperação da Mata Atlântica em Área Degradada de Nascentes – pode auxiliar no desenvolvimento de atividades aplicadas ao ensino, que promovam a construção do conhecimento na perspectiva interdisciplinar. Como também, faz-se um acompanhamento sobre as atividades de ensino por meio da metodologia de projetos como recurso didático nos processos formativos do curso técnico em agropecuária; e analisar a utilização desta abordagem como ferramenta de maior integração entre diferentes disciplinas, que abordam estudos sobre questões ambientais. A metodologia utilizada foi a qualitativa, na perspectiva da pesquisa participativa. Foram reunidos quinze discentes da disciplina mecanização agrícola, divididos em dois grupos: alunos residentes na zona urbana; alunos residentes na zona rural. Foi realizada uma entrevista, ao final da pesquisa para avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos sobre os temas: educação, degradação e restauração ambiental. Também foram ouvidos docentes de diferentes disciplinas do currículo do curso, que se posicionaram acerca de suas percepções sobre a questão ambiental e sobre as possibilidades de práticas pedagógicas interdisciplinares. Como campo d estudo, elegemos uma área de aproximadamente 5 hectares, localizado no povoado Quissamã (SE).que tinha sido explorada para retirada de minérios e que necessita de interseção humana para que seja iniciado seu processo de restauração.
Abstract: The aim of this work was to evaluate how the implementation of the project - Recovery of Atlantic Forest in Degraded Areas of Headwaters - can assist in the development of activities applied to education, to promote the construction of knowledge in an interdisciplinary perspective. Moreover, developing the project together with students, follow up on the teaching activities through design methodology as a teaching resource in the formative processes of the technical course in agriculture and to analyze the use of this approach as a tool for greater integration between different disciplines, studies that address environmental issues. The methodology was qualitative, from the perspective of participatory research. Were gathered fifteen students in agricultural education, divided into two groups: Group 1 - students living in urban areas, and 2 group - students residing in rural areas. Interviews were held at the end of the study to evaluate the knowledge acquired on the themes: education, environmental degradation and restoration. Were also heard teachers from different disciplines of the course curriculum, which were positioned on their perceptions about environmental issues and the possibilities of interdisciplinary teaching practices. The study area is located in the village Quissamã, owns approximately 05 hectares, an area that was explored with the removal of minerals, and that requires human intervention so that it starts the process of restoring the same.
Keywords: Educação profissional agrícola
Meio ambiente
Interdisciplinaridade
Professional education in agriculture
Environment
Interdisciplinarity
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: FILIPIN, Sérgio Divino. Instrumento para práticas interdisciplinares: recuperação da Mata Atlântica em área degradada de nascentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFS (Campus São Cristóvão). 2013. 55 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3672
Issue Date: 21-Mar-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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