???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3671
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVasconcelos, Carlos Henrique de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6983461513577728por
dc.contributor.advisor1Ramos Filho, Américo da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3305607479621540por
dc.contributor.referee1Vilardi, Beatriz Quiroz-
dc.contributor.referee2Baleeiro, Raquel Borba-
dc.date.accessioned2020-06-24T14:06:25Z-
dc.date.issued2014-05-21-
dc.identifier.citationVasconcelos, Carlos Henrique de. Gestão do conhecimento pessoal: estudo de caso com pesquisadores seniores. 2014. [119 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3671-
dc.description.resumoPara esta pesquisa qualitativa descritiva foram entrevistados pesquisadores seniores de um centro de pesquisa na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo do estudo foi compreender como pesquisadores seniores realizam a Gestão do Conhecimento Pessoal, ou Personal Knowledge Management (PKM), que, segundo Wright (2005), pode ser definida como a capacidade de acessar e aplicar informações e recursos cognitivos em processos para melhorar a eficácia, a produtividade e a inovação individual do trabalhador. Através de entrevista em profundidade, com roteiro semiestruturado, levantou-se a percepção de cada pesquisado sobre suas práticas de gestão do conhecimento pessoal. A partir da análise indutiva de Thomas (2006), foram identificadas cinco categorias. A primeira representa a percepção pelos pesquisados do processo de gestão do conhecimento pessoal; as quatro seguintes como estes pesquisadores gerenciam o próprio conhecimento. As categorias que representam os microprocessos identificados foram: (i) gerir demanda por conhecimento; (ii) gerir aprendizagem; (iii) gerir conexões e (iv) gerir expertise. A primeira categoria identificou que o processo de gerir demanda por conhecimento pode partir tanto da empresa, quanto por iniciativa do indivíduo. O segundo processo é o de gerir aprendizagem através de atividades, com o objetivo de obter novos conhecimentos. O terceiro processo, gerir conexões, representa a busca, construção e aplicação do conhecimento pessoal por meio de vínculos e interações com os indivíduos de sua rede pessoal. A quarta e última categoria identificou o processo de gerir expertise, que são aquelas atividades em que o indivíduo desenvolve efetivamente seu conhecimento especializado, e que podem reforçar ou alterar o conhecimento que o indivíduo possui. É neste momento que o conhecimento do indivíduo normalmente se incorpora ao conhecimento da organização. Estes resultados encontrados foram confrontados com o referencial teórico pesquisado, influenciado pela técnica de Correspondência de Padrões (Pattern Matching) proposta por Trochim (1989), construindo um quadro comparativo entre o resultado encontrado e os modelos de PKM de Efimova (2005), Wright (2005), Cheong e Tsui (2011) e Sondari (2013). O resultado ressalta que as práticas de gestão precisam se adequar às novas formas de contribuição do empregado, e que, compreendendo melhor este processo no nível do indivíduo, as organizações poderão facilitar e se beneficiar da gestão do conhecimento pessoal.por
dc.description.abstractThe study is a qualitative research in which seniors researchers from a research center located in Rio de Janeiro were interviewed. The aim of this study was to comprehend how senior researchers deal with personal knowledge management. The Personal Knowledge Management, according to Wright (2005), can be defined as the capacity to access and apply information and cognitive resources in processes to improve effectiveness, the production and the worker individual innovation. Through the interview in depth, with a semi-structural guide, we got the perception of each interviewed about his/her personal knowledge management practices. From the inductive analysis of Thomas (2006) five categories were identified. The first of them represents the perception from the interviewed about what personal knowledge management represents, and the other four represent the way these interviewed deal with their own knowledge. The categories that represent the identified processes were: (i) manage demand by knowledge, (ii) manage learning, (iii) manage connections, and (iv) manage expertise. The first category identified that the process of managing demand by knowledge can start from the company. The second process is about managing learning through the activities with the aim to get new knowledges, considering the extent and depth of the knowledge need to execute the expertise activities. The process of managing connections represents the search, construction and application of the personal knowledge through connections with individuals from the personal web, also including the institutions in which these members of web belong to. The fourth and last category identified the process of managing expertise, which are those activities that the individual develops effectively in his specified knowledge. They can reinforce or alter the knowledge that the individual has. It is when the individual knowledge normally incorporates the organization's knowledge. The research also shows conflicts in results found out in the references, influenced by the Pattern Match technique, proposed by Trochim (1989), building a comparative board among the found results and the PKM models of Efimova (2005), Wright (2005), Cheong and Tsui (2011), and Sondari (2013). The result highlights that management practices need to adapt to new forms of employee contribution, and that better understanding this process at the individual level, organizations can facilitate and benefit from personal knowledge management.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2020-06-24T14:06:25Z No. of bitstreams: 1 2014 - Carlos Henrique de Vasconcelos.pdf: 4630079 bytes, checksum: 70994177242c595643b99f78fdf3e500 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-24T14:06:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Carlos Henrique de Vasconcelos.pdf: 4630079 bytes, checksum: 70994177242c595643b99f78fdf3e500 (MD5) Previous issue date: 2014-05-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60883/2014%20-%20Carlos%20Henrique%20de%20Vasconcelos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesAGNIHOTRI, Raj. TROUTT, Marvin D., The effective use of technology in personal knowledge management. A framework of skills, tools and user context. Online Information Review, Emerald Group Publishing Limited v. 33, n. 2, p. 329-342, 2008. ALVARENGA NETO, Rivadávia Correa Drummond. Gestão de Conhecimento em Organização em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. São Paulo: Saraiva, 2008. AMORIN, Tania Nobre Gonçalves Ferreira. Gestão estratégica de Pessoas e Inovação: Uma parceria essencial. Ano IV, out. 2011/mar. 2012. ANTONELLO in Ruas, Roberto; ANTONELLO, Claudia Simone; BOFF, Luiz Henrique. Os novos horizontes da Gestão: Aprendizagem Organizacional e Competências. Porto Alegre, Bookman, 2005. APSHVALKA, Dace; WENDORFF, Peter. A Framework of Personal Knowledge Management in the Context of Organisational Knowledge Management, ECKM 2005, pp. 34–41 Disponível em: <http://integrative-paradigm.org/papers/Eckm2005Dace_156.pdf>. Acesso em 05/05/2013. BANDEIRA-DE-MELLO, R.; CUNHA, C. J. C. A. Operacionalizando o Método da Grounded Theory nas Pesquisas em Estratégia: Técnicas e Procedimentos de Análise com Apoio do Software Atlas/TI. In: Encontro de Estudos em Estratégias 3ES, 1, 2003, Curitiba. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2003. ______. Administrando o Risco: Uma teoria Substantiva da Adaptação Estratégica de Pequenas Empresas e Ambientes Turbulentos e com forte Influência Governamental. RAC, Edição Especial, p.157-179, 2004. BESSANT, Jonh; PAVIT, Keith; TIDD, Joe. Gestão da inovação. BECKER, Elizamar R. (Trad.). 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. CHARMAZ, Kathy. A Construção da teoria fundamentada: Guia Prático para a Análise Qualitativa. São Paulo, Artmed, 2009. CHEONG, Ricky K.F., TSUI, Eric. From Skills and Competencies or outcome-basead Collaborative work: Tracking a Decade’s Development of Personal Knowledge Management (PKM) Models. Knowledge and Process Management. v. 18, N.3, p. 175-193, 2011. CROSSAN, Maria M.; LANE, Henry W.; WHITE, Roderick E. An Organizational Learning Framework: From Intuition to Institution. The Academy of Management Review, v. 24, n. 3, p. 522-537, jul. 1999. CUNHA, Neila Conceição Viana da. As práticas gerenciais promovendo a capacidade de inovação: Estudo de Múltiplos casos. Revista ADM.MADE, ano 8, v.12, n.3, p.107-132. set/dez, 2008. 114 DA COSTA, Priscila Rezende. Capacitação e inovação: Aspectos do desenvolvimento interno e externo nas multinacionais brasileiras. REGE, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 297-322, jul./set. 2011. DAVENPORT, T. H. Personal knowledge management and knowledge worker capabilities. In: PAULEEN, D. J.; GORMAN, G. E. (org.) Personal Knowledge Management: individual, organizational and social perspectives. Farnham Surrey, England: Gower Publishing Limited, 2011. DAVENPORT, Thomas H.; PRUSSAK, Laurence. Conhecimento Empresarial - Como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 3 ed. São Paulo: Campus, 1998. EASTERBY-SMITH, Mark; THORPE, Richard & LOWE, Andy. Pesquisa gerencial em administração. Um guia para monografias, dissertações, pesquisas internas e trabalhos de consultoria. São Paulo: Pioneira, 1999. EFIMOVA, L. Understanding personal knowledge management: A weblog case. Enschede: Telematica Institut, 2005. FELL, A. F. A., RODRIGUES FILHO, J., OLIVEIRA, R.R. Um Estudo da produção acadêmica nacional sobre gestão do conhecimento através da teoria do conhecimento de Habermas. Revista de Gestão e Tecnologia e Sistemas de Informação. v. 5, N. 2, 2008, p. 251-268. FINGER, Matias; BRAND, Silvia Bürgin, in: Aprendizagem Organizacional e Organização de aprendizagem: Desenvolvimento na teoria e na prática. Coordenadores Easterby-Smith, Mark, John Burgoyne, Araujo, Luis. Tradução de Sylvia Maria Azevedo Roesch. São Paulo: Atlas 2001. FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza Leme. Aprendizagem e Inovação organizacional: As experiências do Japão, Coréia e Brasil. 2. ed. São Paulo, Atlas, 2012. FRAND, Jason; HIXON, Carol. (1999). Personal Knowledge Management : Who, What, Why, When, Where, How?. Disponível em: <http://www.anderson.ucla.edu/faculty/ jason.frand/researcher/speeches/PKM.htm> Acesso em 10 de maio de 2013. GORMAN, G. E.; PAULEEN, D. J. The nature and value of personal knowledge management. IN: PAULEEN, D. J.; GORMAN, G. E. (Org.) Personal knowledge management: individual, organizational and social perspectives. Farnham Surrey, England: Gower Publishing Limited, 2011. HANASHIRO, D.M.M., TEIXEIRA, M.L.M, ZACCARELLI, L.M. Gestão do Fator Humano - Uma visão baseada em Stakeholders. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. JAIN, Priti (2011). Personal Knowledge Management: the Foundation of Organisational Knowledge Management. SA Jnl Libs & Info Sci, v. 77, N. 1, p. 1-14. KOLB, David A. in: Starkey, Ken. Como as organizações aprendem: relatos do sucesso das grandes empresas. Trad. Lenke Peres. São Paulo, Futura, 1997. 115 LEITE, Luiz Fernando. Inovação o combustível do futuro. Rio de Janeiro, Qualitymark, 2005. NONAKA, I. ; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997. ______. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. NONAKA, Ikujir; KROUGH Georg von. Tacit Knowledge and Knowledge Conversion: Controversy and Advancement in Organizational Knowledge Creation Theory. Organization Science. v. 20, N. 3, p. 635-652, May-June 2009. MACHADO, Denise Del Pra Netto. Inovação e cultura Organizacional: Um estudo dos elementos culturais que fazem parte de um ambiente inovador. Tese (Administração de Empresas), Fundação Getulio Vargas, São Paulo, 2004. MARGARYAN, Anoush. MILLIGAN Colin, LITTLEJOHN Alisson. Validation of Davenport’s classification structure of knowledge-intensive processes. Jounal of knowledge management. v.15; n. 4. p. 568-587, 2011. OCDE. Manuel de Oslo – Diretrizes para a Coleta e interpretação de dados sobre inovação. Trad. FINEP. 3rd Edition OECD. Paris, France: OECD Publishing, 2005. PATTON, M.Q. Qualitative evaluation and research methods, 2. ed. Newbury Park, CA: Sage, 1990. PAULEEN D. Personal knowledge management: putting the “person” back into the knowledge equation. Online Information Review. V. 33, n. 2, p. 221–224. 2009. PROBST, Gilbert; RAUB, Steffen; HOMHARDT, Kai. Gestão do Conhecimento: Os elementos construtivos do sucesso. Trad. Maria Adelaide Carpigiani. Porto Alegre. Bookman, 2002. PRUSAK, L.; CRANEFIELD, J. Managing your own knowledge: a personal perspective. In: PAULEEN, D. J.; GORMAN, G. E.(Org.) Personal Knowledge Management: individual, organizational and social perspectives. Farnham Surrey, England: Gower Publishing Limited, 2011. RAZMERITA L, KIRCHNER K, SUDZINA F. 2009. Personal knowledge management: the role of Web 2.0 tools for managing knowledge at individual and organizational levels. Online Information Review, v. 33, n. 6, p. 1468–4527. ROCHA-NETO, Ivan. Gestão do conhecimento e complexidade. Revista de Gestão e Projetos - GeP, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 94-126, jan./jun. 2012. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágios e de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 1999. STAKE, Robert. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Trad. Ana Thorell; 4. ed. Porto Alegre, 2010. 116 SENGE, Peter M. A Quinta Disciplina: arte e prática da organização que aprende. 28. ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2012. STRAUSS, A.; CORBIN. J. Pesquisa Qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de Teoria Fundamentada. Porto Alegre: Artmed, 2008. SONDARI, Mery Citra. Personal Knowledge Management 2.0. International Journal of Social Science and Humanity, v. 3, N. 4, July 2013. TAKEUCHI, H ; NONAKA, I. Criação e dialética do conhecimento. IN: TAKEUCHI, H ; NONAKA. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. Thomas,D.R. A General inductive approach for analyzing qualitative evaluation data. America Journal of evaluation. v. 27, n. 2, Jun. 2006. TROCHIM, W. M. K. Outcome pattern matching and program theory. Evaluation and Program Planning. v. 12, p. 355-366, 1989. VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2005. ______. Projetos e relatórios de pesquisas em administração. 12. ed. São Paulo, 2010. VOLKEL M, ABECKER A. Cost-benefit analysis for the design of personal knowledge management systems. In ICEIS 2008 - International Conference on Enterprise Information Systems; p. 95-105. 2008. WRIGHT K.. Personal knowledge management: supporting individual knowledge worker performance. Knowledge Management Research and Practice: p. 156–165. 2005. YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos; 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. ZHANG, Zuopeng. Online Information Review, Emerald Group Publishing Limited, v. 33 N. 2, p. 237-256, 2009.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão do Conhecimento Pessoalpor
dc.subjectPKMpor
dc.subjectPersonal Knowledge Managementpor
dc.subjectGestão do Conhecimentopor
dc.subjectKnowledge Managementeng
dc.subjectPersonal Knowledge Managementeng
dc.subjectPKMeng
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.titleGestão do conhecimento pessoal: estudo de caso com pesquisadores seniorespor
dc.title.alternativePersonal knowledge management: case study with senior researcherspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Carlos Henrique de Vasconcelos.pdfCarlos Henrique de Vasconcelos4.52 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.