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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação Profissional em Regime de Alternância na Comunidade Indígena do Guariba, no Estado de Roraima
Other Titles: Professional education in alternation scheme at Guariba, an indigenous community in the state of Roraima
???metadata.dc.creator???: Barros, George Sterfson 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Ramofly Bicalho dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Wanderley da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Sales, Márcio
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade da metodologia em alternância, para a oferta do curso técnico em Agricultura do Câmpus Amajari/IFRR na comunidade indígena Guariba, Estado de Roraima, através do diálogo com educação indígena, no sentido de garantir o acesso à formação profissional e respeitando as peculiaridades locais. Assim, esta temática tem como viés a averiguação da demanda local, pela formação profissional com a permanência do estudante no seu espaço cultural. E para atingir esse objetivo, realizamos revisão da literatura sobre a pedagogia da alternância, educação profissional e educação indígena. Neste estudo, empregamos a abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica, entrevistas e observações no espaço comunitário, através da pesquisa do tipo etnográfico e usamos como instrumentos empíricos de coleta de dados: o diário de campo, roteiro de entrevista e máquina fotográfica. Participaram da pesquisa 05 discentes, 01 gestora/diretora, 01 tuxaua e 06 docentes da Escola Est. Indígena Manoel Horácio e 05 docentes, 01 coordenador de curso, 01 diretor de ensino do Câmpus Amajari. No transcorrer de nossa análise salientamos que as diretrizes da educação profissional propostas pela Secretaria de Educação e Tecnologia - SETEC/MEC visam contemplar os diálogos com as diferenças, mas percebemos a necessidade de consolidação da proposta pedagógica do IFRR/Câmpus Amajari que recriem ações e estratégias didático-pedagógicas a partir das reflexões dos contextos locais/sujeitos, redimensionado a prática profissional dos docentes indígenas e da instituição citada acima.
Abstract: This study aimed to analyze the feasibility of the methodology in alternation, for offer of technical course in agriculture at Câmpus Amajari/IFRR, at the Guariba indigenous community in the state of Roraima through dialogue with indigenous education, to ensure access to training while respecting local peculiarities. Therefore, this theme has às tendency the investigation of local demand for professional training with the permanence of the student in his cultural space. So to achieve this goal, we review the literature on the pedagogy of alternation, professional education and indigenous education. This study employed a qualitative approach, with bibliographical research, interviews and observat ions within the Community through ethnographic research and use as empirical instruments of data collection like: field diary, interview script and camera. Took participation of this study: 01 chief, 05 students, 06 teachers and 01 principal of the State Indigenous School “Manoel Horacio”, and 05 teachers, 01 course coordinator, 01 director of education of Câmpus Amajari. In the course of our analysis we note that the guidelines of professional education proposed by the Department of Education and Technology - SETEC/MEC aim to include dialogues with the differences, but we realized the need for consolidation of pedagogical proposal of Câmpus Amajari/IFRR that recreate actions and strategies didactic and pedagogical reflections from local contexts/subject, resized the professional practice of indigenous teachers and the institution mentioned above.
Keywords: Educação Profissional
Educação Indígena
Pedagogia da Alternância
Diversidade Cultural
professional education
indigenous education
pedagogy of alternation
cultural diversity
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: BARROS, George Sterfson. Educação Profissional em Regime de Alternância na Comunidade Indígena do Guariba, no Estado de Roraima. 2013. 74 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3563
Issue Date: 27-Sep-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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