???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3236
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise da prática da educação ambiental na área rural de Resende: estudo dos casos das escolas municipais Hetelvina Carneiro e Moacir Coelho da Silveira
Other Titles: Analysis of the practice of environmental education in the rural area of Resende: a case study of municipals schools Hetelvina Carneiro and Moacir Coelho da Silveira
???metadata.dc.creator???: Silva, Krishna Govinda Simpson e 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Soares, Ana Maria Dantas
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Barbé, Tatiane da Costa
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho buscou realizar uma análise da prática da educação ambiental em duas escolas de área rural de Resende, sendo estas a Escola Municipal Hetelvina Carneiro e a Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira. Utilizaram-se, para a pesquisa de campo, questionários semi-estruturados, bem como a avaliação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas. A análise dos resultados permitiu perceber que a temática da Educação Ambiental (EA) já ocorre nas unidades estudadas, com dedicação e esforço por parte dos profissionais envolvidos, mesmo ainda ocorrendo pequenos equívocos de conceituação de terminologias ambientais, por parte de alguns professores e da maioria dos alunos. Percebe-se, também, a importância de um amadurecimento na questão dentro do contexto escolar, bem como maior de tempo de planejamento dos profissionais de educação, ainda que para troca informações sobre o assunto. As discussões, as capacitações e os momentos para planejar aulas e atividades são fundamentais para uma melhor execução do trabalho. Um pouco da missão dos educadores é elevar o interesse no tema, apontado aqui, muitas vezes, como apenas mediano. Evidentemente, isso exige paciência e perseverança, e o momento que se vive na sociedade é altamente favorável a questionamentos que levem às reflexões dos discentes. A EA é, como foi apontada nas considerações finais, uma temática extremamente dinâmica, que necessita acompanhamento constante nas mudanças da sociedade em geral. Ficam algumas recomendações pedagógicas, didáticas e para os alunos, visando à construção cada vez mais amadurecida das ideias e de todas as ações necessárias a serem praticadas por todos.
Abstract: This study attempts to make an analysis of the practice of environmental education in two schools in the rural area of Resende, these being the Municipal School Hetelvina Carneiro and Municipal School Moacir Coelho da Silveira. It was used for field research, semi-structured questionnaires, as well as evaluation of the Political and Pedagogical Project (PPP) of each school. The results allowed to realize that the subject of Environmental Education (EE) already occurs in the units studied, with dedication and effort on the part of the professionals involved, even small mistakes still occur in conceptualization of environmental terminology, by some teachers and most students. It is clear, also, the importance of maturation in question within the school context, as well as increased planning time education professionals, even for exchanging information on the subject. Discussions, capabilities and times to plan lessons and activities are essential for better job execution. A bit of the mission of educators is to raise the interest in the topic, pointing here often as just average. Of course, this requires patience and perseverance, and the time we live in society is highly favorable to questions that lead to reflections of students. EE is, as was pointed out in the final considerations, a subject extremely dynamic, which requires constant monitoring changes in society in general. There are some pedagogical and didactic recommendations, as well to the students, in order to build ever more mature ideas and all actions necessary to be practiced by all.
Este estudio trata de hacer un análisis de la práctica de la educación ambiental en dos escuelas de la zona rural de Resende, que son la Escuela Municipal Hetelvina Carneiro y la Escuela Municipal Moacir Coelho da Silveira. Se utilizó, para la investigación de campo, cuestionarios semi-estructurados, así como la evaluación de los Proyectos Políticos Pedagógicos (PPPs) de las escuelas. Los resultados permitieron darse cuenta de que la asignatura de Educación Ambiental (EA) ya se produce en las unidades estudiadas con dedicación y esfuerzo por parte de los profesionales involucrados, aunque pequeños errores se siguen produciendo en la conceptualización de la terminología ambiental, por parte de algunos profesores y de la mayoría de los estudiantes. Es evidente, también, la importancia de la maduración en la cuestión del contexto de la escuela, así como el aumento de profesionales de educación en el tiempo de planificación, incluso para el intercambio de información sobre el tema. Discusiones, capacidades y horarios para planificar lecciones y actividades son esenciales para una mejor ejecución del trabajo. Un poco de la misión de los educadores es despertar el interés en el tema, señalado aquí a menudo tan sólo un promedio. Por supuesto, esto requiere paciencia y perseverancia, y el tiempo en que vivimos en la sociedad es muy favorable a las preguntas que llevan a la reflexión de los estudiantes. La EA es, como se ha señalado en las consideraciones finales, un tema sumamente dinámico, lo que requiere cambios constantes de vigilancia de la sociedad en general. Se quedan algunas recomendaciones pedagógicas, didácticas y para los estudiantes, con el fin de construir las ideas cada vez más maduras y todas las acciones necesarias para que sean practicadas por todos
Keywords: Educação Ambiental
Escolas Rurais
Ensino Fundamental
Environmental Education
Rural Schools
Primary Education
Educación Ambiental
Escuelas Rurales
Enseñanza Fundamental
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SILVA, Krishna Govinda Simpson e. Análise da prática da educação ambiental na área rural de Resende: estudo dos casos das escolas municipais Hetelvina Carneiro e Moacir Coelho da Silveira. 2013. 63 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3236
Issue Date: 27-Sep-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Krishna Govinda Simpson e Silva.pdfDocumento principal2.6 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.