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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A contextualização como princípio educativo - Estudo de caso: o ensino do marketing no curso de Tecnologia em Agroindústria
Other Titles: Contextualization as an educational principle - Case Study: teaching in Marketing in the course of Technology in Agribusiness
???metadata.dc.creator???: Pereira, Mariana Seguí 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gregório, Sandra Regina
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gregório, Sandra Regina
???metadata.dc.contributor.referee2???: Sanchez, Sandra Barros
???metadata.dc.contributor.referee3???: Moura, Mirian Ribeiro Leite
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho teve como propósito aplicar uma metodologia de ensino que oferecesse uma contextualização prática do conhecimento teórico no ensino do Mix de Marketing, um dos conteúdos contemplados na ementa da disciplina de Logística, Marketing e Comercialização no Sistema Agroindustrial, para os alunos do 5° semestre do curso de Tecnologia em Agroindústria, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campos Campo Novo do Parecis – Neste sentido, foi elaborado um projeto de pesquisa, juntamente com os estudantes e o professor da respectiva disciplina. Este projeto recebeu o nome de Projeto Tecnológico e teve como tema gerador o açúcar cristal ―Doce Vida‖, produto este, produzido no município de Campo Novo do Parecis e de considerável impacto econômico para região. O projeto teve como objetivos: identificar a influência das variáveis do mix de marketing na comercialização do açúcar cristal ―Doce Vida‖; destacar o perfil do consumidor do açúcar cristal ―Doce Vida‖; ressaltar os pontos positivos e negativos do produto; e realizar um estudo sobre a rotulagem do açúcar cristal ―Doce Vida‖. Treze alunos participaram da elaboração e realização deste projeto. Foi aplicado um questionário com 22 perguntas a 380 consumidores do produto, dentro do município, e após coleta de dados, os alunos apresentaram uma análise dos resultados e a este trabalho foi atribuído uma nota para aprovação na disciplina. No que tange as avaliações acerca do processo de aprendizagem, enquanto sujeitos da pesquisa, estas foram realizadas em três diferentes métodos, que são eles: 1° método de caráter quantitativo - Questionário de avaliação usando Método de Atitude do Indivíduo com uma escala de Likert de três pontos , sendo atribuído o valor máximo para a expressão ―concordo muito‖ 2 para ―nem concordo nem discordo‖ e 1 ponto para ―discordo muito‖ com relação a 15 afirmativas construídas a partir do conteúdo teórico do mix de marketing; 2° método de caráter quali-quantitativo- Desenvolvimento de um ―Projeto Tecnológico‖ no qual os alunos apresentaram a contextualização do conhecimento teórico; 3° método de caráter qualitativo- Análise por observação através de imagens fotográficas. O 1° Método foi aplicado, aos estudantes, no início e no final do processo de ensino aprendizagem e as respostas, foram comparadas e se observou a forma gradativa de apropriação do conhecimento. O 2° Método serviu para desenvolver a aprendizagem de forma mais dinâmica e motivadora. Além de, auxiliar na visão critica dos estudantes, proporcionou um momento de interdisciplinaridade, entre disciplinas complementares e disciplinas das áreas técnicas. Em todas as etapas o registro de imagens foi realizado e tornou-se um eficiente método para as analises e reflexões.
Abstract: This study aimed to apply a teaching methodology that offers a contextualization of theoretical knowledge in practical teaching of the Marketing Mix, a menu of content covered in the course Logistics, Marketing and Sales in the Agribusiness System, for students of 5º semester of Agribusiness Technology, Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso - Fields Campo Novo do Parecis - Therefore, we designed a research project, along with the students and the teacher in his discipline. This project was named Project of Technological and had as its theme generator crystal sugar ―Doce Vida‖, this product produced in Campo Novo do Parecis and considerable economic impact for the region. The project aimed to: identify the influence of the variables of the marketing mix in the marketing of crystal sugar ―Doce Vida‖, highlighting the consumer profile of crystal sugar ―Doce Vida‖, highlighting the strengths and weaknesses of the product and conduct a study on the labeling Crystal Sugar ―Doce Vida‖. Thirteen students participated in the elaboration and realization of this project. On questionnaires were administered to 380 consumers of the product within the county, and after data collection, the students presented an analysis of the results of this work and to them were given a passing grade for the course. Regarding the reviews about the process of learning as research subjects, these were taken from three different methods that they are: 1 ° a quantitative method - Assessment Questionnaire using Method Attitude Guy with a Likert scale of 3 points, the maximum value being assigned to the expression "strongly agree" 2 for "neither agree nor disagree" and 1 point for "strongly disagree" with respect to 15 statements constructed from the theoretical content of the marketing mix, 2° method qualitative and quantitative character-development of a "Technological Project" in which students had the theoretical knowledge contextualization; 3º method qualitative analysis by observation through photographic images. The 1º method was applied to students at the beginning and end of the teaching-learning process and the responses were compared and observed a gradual way of appropriating knowledge. The 2º method was used to develop learning in a more dynamic and motivating, and aid in the critical view of the students, while they provided a moment of interdisciplinarity between complementary disciplines and disciplines of the technical areas. At all stages the image registration was performed and has become an efficient method for the analysis and reflections.
Keywords: Ensino na Agroindústria
Pesquisa
Marketing
Education in Agribusiness
Research
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PEREIRA, Mariana Seguí. A contextualização como princípio educativo - Estudo de caso: o ensino do marketing no curso de Tecnologia em Agroindústria. 2013. 54 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3228
Issue Date: 12-Jul-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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