???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3055
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMelo, Lucilene de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8906585140416108por
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Sílvia Maria Melo-
dc.contributor.referee1Gonçalves, Sílvia Maria Melo-
dc.contributor.referee2Damasceno, Allan Rocha-
dc.contributor.referee3Brandão, Eduardo Ponte-
dc.date.accessioned2019-11-06T19:18:21Z-
dc.date.issued2014-10-02-
dc.identifier.citationMELO, Lucilene de Sousa. A educação profissional na perspectiva do adolescente em conflito com a lei. 2014. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3055-
dc.description.resumoO presente estudo visa apresentar a percepção de jovens em conflito com a lei, que cumprem medida socioeducativa no centro Socioeducativo de Internação, acerca do Curso Horticultor Orgânico executado pelo Instituto Federal do Amapá, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Quanto aos objetivos deste trabalho, em termos gerais buscou-se investigar se foram atendidas as expectativas dos adolescentes em conflito com a lei e quanto aos objetivos específicos, consistiram em levantar o perfil socioeconômico dos adolescentes em conflito com a lei que participaram dos Cursos de Formação Inicial e Continuada no Instituto Federal do Amapá; investigar a percepção de adolescentes em conflito com a lei em medida socioeducativa de Internação sobre os cursos de Formação Inicial e Continuada para a sua vida futura e identificar as propostas pedagógicas definidas pelo Instituto Federal do Amapá que contemplam o atendimento de adolescentes em conflito com a lei, tendo como foco a Educação Profissional. Participaram da pesquisa vinte e três adolescentes e dois técnicos e a metodologia deste trabalho é qualitativa. Os instrumentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas e questionário, aplicados individualmente, bem como anotações sistematizadas em diário de campo. Todos os princípios éticos sobre pesquisa com seres humanos foram respeitados. Os resultados demonstraram que apesar dos desafios e dificuldades encontrados no cotidiano do Centro Socioeducativo, tais como fuga, desinteresse, falta de motivação, e que apesar desta população encontrar-se emocionalmente abalada devido à privação de liberdade e pelas transformações biológicas e emocionais provenientes desta etapa da vida, é possível realizar atividades voltadas para formação profissional. As ações educativas desenvolvidas pelo Instituto Federal do Amapá, no âmbito da medida socioeducativa de internação, preveem a garantia ao direito à educação profissional visando a transformação social de adolescentes que vivem à margem da sociedade, com baixa escolaridade, usuários de drogas e com reiterações nos delitos para que possam construir novas significações sociais.por
dc.description.abstractThis research aims to present the perception of young people in conflict with the law, abide by social Socio measured at center of Hospitalization about Organic Grower Course run by the Federal Institute of Amapá, through the National Program for Access to Technical Education and Employment (PRONATEC). The objective of this study is to investigate whether expectations were met adolescents in conflict with the law. The specific objectives were to identify the socioeconomic profile of adolescents in conflict with the law who participated in the courses of Initial and Continuing Education at the Federal Institute of Amapá; investigate the perception of adolescents in conflict with the law in socio measure Admission on courses of Initial and Continuing Education for their future life and identify pedagogical proposals set out by the Federal Institute of Amapá that address the care of adolescents in conflict with the law , focusing on Vocational Education. Participated in the survey twenty-three teenagers and two technicians and the methodology of this study is qualitative. The instruments used were semi-structured questionnaire and interviews. These were applied individually and systematized notes in a field journal. All ethical principles of human research were respected. The results showed that despite the challenges and difficulties encountered in daily Socio Center, such as escape, disinterest, lack of motivation, and that despite this population find themselves emotionally scarred due to deprivation of liberty and the biological and emotional changes from this step of life, it is possible to perform activities related to vocational training. Educational activities developed by the Federal Institute of Amapá, under the detention of youth, provide for the guarantee of the right to vocational education aimed at social transformation of teenagers who live on the margins of society, with low education, drug users and reiterations in offenses so they can build new social meanings.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-11-06T19:18:21Z No. of bitstreams: 1 2014 - Lucilene de Sousa Melo.pdf: 4283192 bytes, checksum: 0738a4d53e3a76edf14c386531333d49 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-06T19:18:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Lucilene de Sousa Melo.pdf: 4283192 bytes, checksum: 0738a4d53e3a76edf14c386531333d49 (MD5) Previous issue date: 2014-10-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/11281/2014%20-%20Lucilene%20de%20Sousa%20Melo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16916/2014%20-%20Lucilene%20de%20Sousa%20Melo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23228/2014%20-%20Lucilene%20de%20Sousa%20Melo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29606/2014%20-%20Lucilene%20de%20Sousa%20Melo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35980/2014%20-%20Lucilene%20de%20Sousa%20Melo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42376/2014%20-%20Lucilene%20de%20Sousa%20Melo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48758/2014%20-%20Lucilene%20de%20Sousa%20Melo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55208/2014%20-%20Lucilene%20de%20Sousa%20Melo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectadolescente em conflito com a leipor
dc.subjectinternaçãopor
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectadolescents in conflict with the laweng
dc.subjectinternmenteng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA educação profissional na perspectiva do adolescente em conflito com a leipor
dc.title.alternativeThe professional education on the adolescent perspective in conflict with the laweng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Lucilene de Sousa Melo.pdfDocumento principal4.18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.