???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2816
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Ana Marta Chacon-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8115511643728178por
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosa Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.contributor.referee1Oliveira, Lia Maria Teixeira de-
dc.contributor.referee2Gonçalves, Bruno Simões-
dc.date.accessioned2019-08-16T13:07:11Z-
dc.date.issued2014-12-19-
dc.identifier.citationFERREIRA, Ana Marta Chacon. A Agroecologia para a aldeia Sapukaí em Angra dos Reis – RJ através da Escola Karaí Kuery Renda. 2014. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, lSeropédica-RJ, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2816-
dc.description.resumoA presente pesquisa procurou buscar relacionar problemas socioambientais na aldeia Sapucaí, através da escola indígena Karaí Renda tomando em considerações as construções etnoagroecológicas, de forma que haja mais atividades inseridas na comunidade pesquisada. Aplicou-se como metodologia observação de campo, na escola, registros como fotos e desenhos elaborados por crianças. Como objetivos empíricos de longo alcance, visou-se incentivar a incorporação e integração das famílias dos estudantes indígenas na comunidade escolar, inserindo demandas ecológicas, socioambientais, subsidiadas por parâmetros etnográficos. No processo de ensino de comunidades indígenas, ficou clara a importância e possibilidade de formação de multiplicadores agroecológicos, baseados na sua visão própria da realidade, de forma a promover o desenvolvimento cultural, político, econômico e do ambiental e antropológico. A prática realizada na escola pode registrar a concepção dos alunos mbyas guarani sobre sua aldeia, sendo estes úteis para futuras construções de documentos pedagógicos que tenham como conteúdo agroecologia. Para as atividades agroecológicas sugere-se que venham a ser realizadas com crianças da escola e com a comunidade , de forma participativa, baseando-se nas principais necessidades socioambientais, estas associadas às descrições etnográficas. O levantamento de práticas já existentes pela comunidade, somado às novas propostas criadas em junção às intenções da aldeia, no que condiz a agroecologia pode vir a ser importante, para aliar a proposta de junção do conhecimento tradicional da comunidade referida, com projetos pedagógicos e ambientais. A partir deste trabalho podem ser formados multiplicadores agroecológicos, pautados na sua visão própria da realidade, de forma a promover o desenvolvimento cultural, político, econômico e do ambiental e antropológico.por
dc.description.abstractThis research sought to seek to relate socio-environmental problems in the village Sapucaí by Karaí Income indigenous school taking into considerations the etnoagroecológicas buildings, so that there are more activities included in the research community. Methodology was applied as field observation, at school, records such as photos and drawings done by children. As empirical long-range goals, aimed to encourage the development and integration of the families of Indian students in the school community by entering ecological, social and environmental demands, informed by ethnographic parameters. In the indigenous communities teaching process, it was clear the importance and possibility of forming agroecological multipliers, based on their own view of reality, in order to promote the cultural, political, economic and environmental and anthropological development. The practice held at school can register the design of mbyas Guarani students about their village, which are useful for future constructions of educational documents which have as content agroecology. For agro-ecological activities is suggested that may be carried out with school children and the community, in a participatory manner, based on major social and environmental needs, these associated with ethnographic descriptions. The survey of existing community practices, together with new proposals created in junction to the village of intentions, as befits agroecology may prove to be important to combine the proposed junction of the traditional knowledge of that community, educational and environmental projects . From this work can be formed agroecological multipliers, guided in their own view of reality, in order to promote the cultural, political, economic and environmental and anthropological development.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-08-16T13:07:07Z No. of bitstreams: 1 2014 - Ana Marta Chacon Ferreira.pdf: 5482495 bytes, checksum: b6d11ee25adaf2b5dcea69b6c9bf4103 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-16T13:07:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Ana Marta Chacon Ferreira.pdf: 5482495 bytes, checksum: b6d11ee25adaf2b5dcea69b6c9bf4103 (MD5) Previous issue date: 2014-12-19eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10310/2014%20-%20Ana%20Marta%20Chacon%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15984/2014%20-%20Ana%20Marta%20Chacon%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22300/2014%20-%20Ana%20Marta%20Chacon%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27962/2014%20-%20Ana%20Marta%20Chacon%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34320/2014%20-%20Ana%20Marta%20Chacon%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40696/2014%20-%20Ana%20Marta%20Chacon%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47046/2014%20-%20Ana%20Marta%20Chacon%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53460/2014%20-%20Ana%20Marta%20Chacon%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABDO , M; VALERI, SV; MARTINS, ALM. Sistemas Agroflorestais e Agricultura Familiar: uma parceria interessante. - Revista Tecnologia & Inovação Agropecuária. Revista Tecnologia & Inovação Agropecuária, 2008. Disponível em: http://www.dge.apta.sp.gov.br/Publicacoes/T&IA2/T&IAv1n2/Artigo_Agroflorestais_5.pdf. Acesso em: 17 jun. 2014. AGROFLORESTA NA ZONA DA MATA MINEIRA . Disponível em www.sigam.ambiente.sp.gov.br. Acesso em: 10 fev AGUILERA, Urquiza; HILÁRIO, Antonio; VIEIRA, Carlos M. N. Criança Indígena: diversidade cultural, educação indígena e representações sociais. In: NASCIMENTO, Adir C. Brasília: Liber Livro, 1911. ‖ ALBUQUERQUE, Ulysses Paulino. Introdução à Etnobotânica. Recife: Bagaço, 2002 ALDEIA SAPUKAI BLOGSPOT. Disponível em: http://aldeiasapukai.blogspot.com.br/( Acesso em 14/07/2013) ALMEIDA, Rubens Ferreira Thomaz de. Do Desenvolvimento comunitário à mobilização política. O projeto Kaiowa-Ñandeva como experiência antropológica. Rio de Janeiro: Contra Capa. 2001 ALTIERI, M.Agroecologia: bases para científicas para uma agricultura sustentável. – Guaiba :Agroepecuária. 2002 ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa de (orgs). Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas sobre redes de saberes. 3ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2008 ARAÚJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte:Autêntica, 2004. ASSUNÇÃO, M. (Et Al) ―Etnoconhecimento: uma possibilidade de diálogo para o ensino‖. IV Fórum de Educação e Diversidade.Universidade do Estado Mato Grosso.13 a 15 de junho de 2010,p.47. Disponível em :http://need.unemat.br/4_forum/artigos/mariana.pdf (Acesso em julho de 2013) BERGAMASCHI, Maria Aparecida – Nhembo‘e. Enquanto o encanto permanece. Processos e práticas de escolarização nas aldeias Guarani. Tese. Programa de Pós – Graduação em Educação. Faculdade de Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005. BERGAMASCHI, M. A . Educação Escolar em uma Aldeia Guarani: um modo próprio de fazer escola. In: VI Reunión de Antropologia del MERCOSUR, 2005, Montevideo. Identidad, Frgamentación y Diversidad. Montevideo: FHCE-UDELAR, 2005. (p. 93-94) BEZERRA, T. M. de O.; FELICIANO, A. L. P.; ALVES, A. G. C. Percepção ambiental de alunos e professores do entorno da Estação Ecológica de Caetés – Região Metropolitana do Recife – PE. Biotemas, v. 21, n. 1, p. 147-160, mar. 2008. 68 BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Os Guarani: índios do sul – religião, resistência e adaptação. Revista de Estudos Avançados vol. 04 n. 10 São Saulo: USP setembro/dezembro 1990 BRANDÃO,Carlos Rodrigues. Identidade e Etnia: construção da pessoa e resistência cultural. São Paulo: Brasiliense,1986. BRASIL ESCOLA. Fonte: Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/constuicaosolo. htm. Acesso em: 03 fev. 2010 BROCHADO, José Proenza. O Guarani o conquistador vencido. In: Governo do estado do Rio Grande do Sul. O Índio no Rio Grande do Sul. 1ª ed. Porto Alegre, 1975. CASARO, Adir. (2011) CRIANÇA INDÍGENA, DIVERSIDADE CULTURAL, EDUCAÇÃO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, Adir Casaro Nascimento (Org.)...[et al.].- Brasilia : Liber Livro,2011.292 p. : il. CADOGAN, Léon. Sintesis de La Medicina Racional y Mística Mbyá-Gurani. América Indígena. México,v. IX,n 01,1949. CÂNDIDO, Antonio. Os Parceiros do Rio Bonito. Livraria Duas Cidades, São Paulo. 1977. CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia. Enfoque científico e estratégico. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 13-16, abril./junho. 2002. CARVALHO, M . Introdução à Práxis Indígena. São Paulo:Imprensa Oficial do Estado,2002. CAVALCANTI, C. (Org.). Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez; Recife, PE: Fundação Joaquim Nabuco, 1995. 429p. CAVALCANTI,CLÓVIS. Breve introdução à economia da Sustentabilidade. In: Cavalcanti, C.(org.). Desenvolvimento e Natureza : estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez; Recife. PE: Fundação Joaquim Nabuco, 1995.429p. CÉRON, JUAN, Et al. Desarrollo Tecnológico participativo para uma agricultura sustentable Universidad Autónoma Chapingo. Chapingo, México. Editor Bernardino Mata García. Agosto , 2003. CHRISTÓFARO SILVA, Alexandre; TORRADO, Pablo Vidal; ABREU JUNIOR, José de Souza. Métodos de quantificação da matéria orgânica do solo. Disponível em: http://www.unifenas.br/pesquisa/revistas/download/ArtigosRev1_99/pag21-26.pdf. Acesso em: 02 fev. 2010. CLASTRES, PIERRE. Antropologia da Violência Pesquisa de antropologia política. Ed. Cosaic & Naify, 1980. ___________________A sociedade contra o Estado. Trad. Theo Santiago. (4ª. Ed.). Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988. ___________________ A Fala Sagrada: Mitos e cantos sagrados dos índiosGuarani. Campinas, Papirus, 1990. CERTAU, Michel de. A invenção do cotidiano — artes defa^er. Petrópolis: Vozes, 1994. 69 CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX./ James Clifford; organizado por José Reginaldo Santos Gonçalves. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ,2011. COLMAN, Rosa S.;AZEVEDO, Marta M.;BRAND, Antonio. Mobilidade espacial e políticas públicas junto aos Guarani na região fronteiriça brasileira. IX Reunião de Antropologia do MERCOSUL 10 a 13 de julho de 2011 - Curitiba, PR. Disponível em: http://www.sistemasmart.com.br/ram/arquivos/9_6_2011_15_19_51.pdf. Acesso em 28/11/2013 COM CIÊNCIA RESVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO. Reportagens. Direiros Indígenas. ―Escola indígena: fortalecimento das identidades e dos direitos dos índios‖ 10/04/2005. Disponível em http://www.comciencia.br/reportagens/2005/04/06.shtml . Acesso em 21/02/2014 COMISSÃO PRÓ ÍNDIO DE SÃO PAULO (CPISP) . Etnodesenvolvimento Aldeia Boa Vista. Disponível em www.cpisp.org.br/etnodesenvolvimento/html/aldeia.htm.(Ascesso em 24/04/2014) CONEXÃO ALUNO. Governo do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/especiais-19b.asp . Acesso em 12 de julho de 2013 CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO (CIMI). Mapa Guarani Retã. 2008. Disponível em: <http://www.campanhaguarani.org.br/index.php?system=news&news_id=33&action=read>. Acesso em 11 de setembro de 2012. CPAA,Embrapa Amazônia Ocidental. Disponível em: http://www.cpaa.embrapa.br/embrapademonstra- tecnologias-agroflorestais-no-sul-do-amazonas. Acesso em outubro de 2012. CPISP, 2012. Disponível em: www.cpisp.org.br/etnodesenvolvimento/html/aldeia.htm. Acesso em 08/08/2012 CURRENT, D. Los sistemas agroflorestales generam benefícios para las comunidades rurales ? Resultado de uma investigación em América Central y el Caribe. Agroforesteria em las Américas, Turrialba, v. 4,n. 16, 1997. DANIEL, Omar et al.. Proposta para padronização da terminologia empregada em sistemas agroflorestais no Brasil. Revista Árvore, Viçosa, v.23, n.3, 367-370p., 1999. Disponível em: http://www.do.ufgd.edu.br/omardaniel/arquivos/docs/a_artigos/SAF/TermSAF 1999.pdf (Acesso em: 02 fev. 2010) I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA (I CONEEI ) - SÍNTESE DOS DOCUMENTOS FINAIS DAS CONFERÊNCIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, pg 23, Brasília, novembro de 2009. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/participacao/images/pdfs/conferencias/Educacao_Escolar_Indigena/ca derno_propostas_1_conferencia_educacao_escolar_indigena.pdf ( Acesso em 3 mar.2012) 70 DAVI, Moisés.Et Al. ― Desafios do Currículo Multicultural na Educação Superior para Indígenas‖(2013). Educação e Pesquisa. Revista da Faculdade de Educação da USP. Vol. 39 Nº 1(Disponível em: http://www.educacaoepesquisa.fe.usp.br/?p=1261 (Acesso em: 25/08/2008) Diretrizes para a Política Nacional de Educação Escolar Indígena. Brasília: MEC, SEF, 1993. 22p. Cadernos educação básica. Série institucional, 2 DJWEB, 2013. Disponível em http: www.djweb.com.br/historia/mapa/index.htm (Acesso em 28/01/2013) EMBRAPA/CNTP (2010) Disponível em: www.cnpt.embrapa.br. (Acesso em: 03 fev. 2010). DUBOIS, J. C. L. Manual agroflorestal para a Amazônia. Rio de Janeiro: Instituto Rede Agroflorestal Brasileira, v. 1. 1996. FEHLAUER, T. ―A Experiência do Curso ― Agroecologia em Terras Indígenas‖, traçados e proposições para um debate sobre aprendizagem técnica intercultural e emancipatória. RETTA, Vol.I , Nº 02, p.105 -121,jul/dez. – 2012. FEIDEN, A. Conceitos e Princípios para o Manejo Ecológico do Solo. Seropédica: Embrapa Agrobiologia, dez. 2001. 21. (Embrapa Agrobiologia. Documentos, 140). FERNANDES, R.2013 ―Educação escolar indígena na perspectiva do Etnodesenvolvimento: um caminho (im)possível‖ I Encontro de Iniciação Científica Norte e Nordeste de Antropologia pré-REA/ABANNE 2013 GT 35 Disponível em : http://www.reaabanne2013.com.br/anaisadmin/uploads/trabalhos/35_trabalho_001458_13733 92552.pdf (Acesso em 20/06/2014) FERREIRA, L. Maba- e Achy: a concepção cosmológica da doença entre os Mbyá – guarani num contexto de relações interétnicas. Práticas pedagógicas na escola indígena. São Paulo : Global, 2001. (Antropologia e Educação) FIORENTINI, D, 2004.Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. ANPED,Caxambu, MG. Nov. 2004. FONSECA, Thais Nivia de Lima e. Hstória& Ensino de História. Belo Horizonte:Autêntica, 2003 FREIRE, P. Extenção ou Comunicação? Rio de Janeiro : Paz e Terra,1977 __________Extensão ou comunicação? 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. __________ Política e Educação. São Paulo : Cortez, 2001 FUNAI, 2014. Disponível em : http://www.funai.gov.br/projetos/Plano_editorial/Pdf/Legisl/capitulo-09.pdf (Acesso em 03/02/2014) 71 FUNARTE, CNFCP. Arte Guarani Mbyá /pesquisa e texto Equipe Pró- Índio. – Rio de Janeiro, 2002. GARNICA, A. V. M. História Oral e educação Matemática. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. GRUPION ,Luís Donisete Benzi.(Org) Índios da América do Sul — Brasil —Aspectos sociológicos / Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1994. GONZÁLEZ, S. V. 2000. Saberes y agricultura como forma de vida. Proyecto de tesisdoctoral. ENAH. México, DF. GUZMÁN CASADO, G. I. ; GONZALES DE MOLINA,M; SEVILLA GUZAMAU E. Introdución a La agroecologia como desarollo rural sustenible. Madri. Ediciones Mundi Prensa,2000. IBASE (2012). Educação Escolar Indígena em Terras Brasilis, tempo de novo descobrimento. Rio de Janeiro: 2006. Disponível em http://www.ibase.br/pt/wpcontent/ uploads/2012/01/outros-educa%C3%A7%C3%A3o-escolar-ind%C3%ADgena-emterra- brasilis.pdf. (Acesso em 11/08/2014) IKUTA, Agda (et al) 2006 ― Se Acabar o mato como o Guarany vai fazer?‖ In ALBUQUERQUE, Ulysses Paulino de.(org)‖ Tópicos em conservação e etnobotânica de plantas alimentícias- Recife : NUPPEA, 2006. INEP. Um olhar sobre a educação indígena com base no Censo Escolar de 2008. Brasília, 2009. Disponível em: <www.consed.org.br/.../2-biblioteca?...olhar-sobre-a-educacaoindigena>. Acesso em: 04 fev. 2014. ISA. Instituto Sócio Ambiental, 2000. ―Hoje os Guarani somam apenas 35.000 índios em território brasileiro e cerca de 90.000 em territórios paraguaios, argentinos e bolivianos pg 24 KIEHL, Edmar Kiehl. Manual de Edafologia-Relações solo-Planta. São Paulo: Agronômica Ceres, 1979. KING, K. F.; CHANDLER, N. T. The wasted lands: The program of work of the International Council for Research in Agro forestry (ICRAF). 1978. KRONES, J. M. 2006. ―Hubert Fichte e seu Xangô: Confluências Etnográficas e Literárias.‖Dissertação de Mestrado. UFBA(2005). Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/11633/1/Dissertacao%20Joachim%20Krones.pdf LAVELLE, P. Faunal activities and soil processes: adaptative strategies that determine ecosystem function. Advances in Ecological Research, v.27, 1997. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D. Pesquisa em Educação. São Paulo: EPU, 1986. JACKSON, M. ― Por um desenvolvimento espontâneo das sociedades tradicionais‖. Em:Alain, B. & Marc Henry,P. (org). Um outro desenvolvimento. São Paulo: Vértice, Revista dos Tribunais. 72 JUSBRASIL,1999. Decreto nº 26 de 4 de fevereiro de 1991. Disponível em: www.presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/113987/decreto-26-91 (Acesso em 05/02/2014) KRONES, Joaquim Michael. Hubert Fichte e seu Xango, confluências etnográficas e literárias. Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, 2005. KNAUSS, Paulo (2005). O desafio da ciência: modelos científicos no ensino de História. Disponível em: www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n67/a02v2567.pdf. (Acesso em 18/11/2013) LADEIRA, Maria Inês Martins. Mbyá Tekoá, o nosso lugar. São Paulo: Perspectiva, 1989. __________A necessidade de Novas Políticas para o Reconhecimento do Território Guarani. (1997) In: O CONGRESSO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS,1997.Quito – Equador. _________Espaço Geográfico Guarani-Mbya: significado, constituição e uso. 2001. 236 f. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – FFLCH, USP, (2001). LAPLATINE,F. La discriptionethnographique. Paris : Nathan,1996. In: MACEDO, Roberto S. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa- formação. Brasília: Editora Liber Livro,2006. LEFF, E. Agroecologia e saber ambiental. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v.3, n.19, p.36-51, 2002. LITAIFF, Aldo. Religião e etinicidade: a volta da caça às bruxas. Boletim de Ciências Sociais. Florianópolis: Editora Vértice,1988. LITAIFF,Aldo. As divinas palavras : identidade étinica dos guaranis – Mbyá . Florianópolis: Ed. da UFSC, 1996. MARTINS. Tatiana Azambuja Ujacow. Direito ao pão novo: o princípio da dignidade humana e a efetivação do direito indígena. São Paulo: Editora Pilhares, 2005. MACEDO, Roberto Sidnei. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa- formação / Roberto Sidnei Macedo. – Brasília :Liber Livro Editora,2006‖ MELIÁ, Bartolomeu. A experiência Religiosa dos guarani. In: O Rosto índio de Deus. São Paulo: Editora Vozes, 1989. MEAD, Margareth. Educación y cultura em Nueva Guinea. Estúdio comparativo de la educación entre los pueblos primitivos. Barcelona: Ediciones Paidós, 1962. MEUNIER, Olivier; FREITAS, Marcílio de. Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. In: FREITAS, Marcílio de (Org.). Amazônia: a natureza dos problemas e os problemas da natureza. Manaus: Edua, 2005 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SEF, 1993. “Diretrizes para a Política Nacional de Educação Escolar Indígena. Brasília” .Cadernos educação básica. Série institucional, 2. 73 Disponível em http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/959/864 (Acesso em 03/02/2014) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2006) ―Direito à Educação Subsídios para a Gestão dos Sistemas Educacionais‖ Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/direitoaeducacao.pdf (Acesso em 15/08/2013) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO,SECD, 2007.―Educação Escolar Indígena: sociocultural indígena ressignificando a escola‖- Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade- Brasília – DF - Abril de 2007 Disponível em http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoindigena.pdf (Acesso em 12/12/2013) NIMUENDAJÚ, Kurt Unkel. Mapa Etno-Histórico. Brasília: IBGE, 1981. NASCIMENTO, Adir Casaro,2006. Os processos próprios de aprendizagem e a formação dos professores indígenas* Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/5061/3329 (Acesso em 14/07/2013) NASCIMENTO, Adir Casaro,2012. ―Os processos próprios de aprendizagem e a formação dos professores indígenas‖ Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, Número Especial, p. 155-173, dez. 2012 155. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa (Acesso em 20/07/2013) NOBRES, Domingo 2006. ―Escola Indígena Guarani Mbya: Resistência e Subordinação‖. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT02-2227--Int.pdf . (Acesso em 17/06/2014) OLIVEIRA,K. DE; MENANDRO P. ―Cultura lúdica e utilização de objetos e materiais em brincadeiras de crianças Guarani de uma aldeia de Aracruz – ES‖. Revista Brasileira Crescimento Desenvolvimento hum. v.18 n.2 São Paulo ago. 2008 Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822008000200009 (Acesso em 03/04/2014) PATARRA, Neide Lopes; FERREIRA, Carlos Eugênio C. ― Repensando a Transição Demográfica: formulações, críticas e perspectivas de análise.‖ Campinas: NEPO/UNICAMP, 2009. PEREIRA, Claudeni. ―Tekoha Guarani no estado de SP: história e dinâmica populacional‖. TCC Ciências Sociais/NEPO/Unicamp, 2009. PÉREZ, Gómez, 2008. In: WALKER, Maristela Rosso . A identidade Puyanawa e a Escola Indígena - Maringá: UEM, 2012. PIERRE, C.(1980) Arqueologia da violência — pesquisas de antropologia política. Edição brasileira de 2004 .São Paulo: Editora Cosac & Naify 325pp. (2004) 74 PINHEIRO, N.S. Educação Indígena – Oeste e Noroeste Paulista. Revista UNORP, São José do Rio Preto, v. VIII, Pedagogia, p.50-75, jul./2004. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARATY, 2010. Disponível em: http://pmeparaty2010.files.wordpress.com/2010/12/minuta-pme-final.pdf. (Acesso em 12/10/2013) PRIMAVESI, Ana. ―Manejo Ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais‖. São Paulo: Nobel, 2002. PRIMAVESI, Ana. ― Agroecologia e Manejo do Solo‖ Revista Agriculturas, V.5, Setembro de 2008. PROCHNOW, Daniel; DECHEN, Sonia Carmela Falci; MARIA, Isabella Clerici De; CASTRO, Orlando Melo de; VIEIRA, Sidney Rosa. ―Razão de perdas de terra e fator c da cultura do cafeeiro em cinco espaçamentos, em Pindorama (SP)‖. R. Bras. Ciênca do Solo, 29:91-98, 2005. RANIERI, Nina. ―Direito à Educação‖ Coordenação Nina Beatriz Stocco Ranieri; organização Sabrine Righetti.- São Paulo : Editora da Universidade de São Paulo,2009. REICHEL- DOLMATOFF,G. Desana: Simbolismo de los Indios Tukano Del Vaupés. Uni. de los Andes, Depto. Antropologia, 1968. REINERT, D.J. Recuperação de solos em sistemas agropastoris. In: DIAS, L.E.; VARGAS, J.W.M. (Eds.) Recuperação de áreas degradadas. Viçosa: Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas: 1998. RENATO, C. ―Os índios Guaranis do Rio de Janeiro‖ Disponível em (http://conferenciasprofetica.blogspot.com.br/2010/08/os-indios-guaranis-no-rio-dejaneiro. html) (Acesso em 24/05/2013) RIBEIRO, Berta Gleizer. O índio na história do Brasil. 2. ed. São Paulo: Global, 1984. p. 127. RICCI, Marta dos Santos Freire. A Importância da Matéria Orgânica para o Cafeeiro. Revista Campo e Negócios, julho. 2006. Disponível em: http://www.cnpab.embrapa.br/publicacoes/artigos/mat_org_cafeeiro.html. (Acesso em: 12/06/2010). ROCHA, Cláudio Renato (2010). ―Conferencista Internacional Cláudio Renato‖ Disponível em: http://conferenciasprofetica.blogspot.com.br/2010/08/os-indios-guaranis-no-riodejaneiro. html. (Acesso em 12/09/2014). RECIVIDA (2012). Agroecologia. Disponível em: http://recivida2012.blogspot.com.br/2012/07/agricultura-organica-agricultura.html (Acesso em 28/01/2014) RIBEIRO, Berta Gleizer. O índio na história do Brasil. 2. ed. São Paulo: Global, 1984. p.127. 75 PRÁXIS EDUCATIVA, Ponta Grossa, v. 7, Número Especial, p. 155-173, dez. 2012 (Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. (Acesso em 02 nov. 2013) RIBEIRO,S. [Et Al]2007. ―Educação no Campo e Agroecologia‖ Caderno do II Encontro Nacional de Agroecologia.2007. Pg.263. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/view/13106002/construcao-do-conhecimentoagroecologico- ministerio-do-/265.(Acesso em 21/03/2014) RODRIGUES, M. DE A.; PASSADOR, R. Jr. Etnoconhecimento: uma possibilidade de diálogo para o ensino. In: FÓRUM DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, 4., 2010, Tangaráda Serra. Anais... Tangará da Serra: UNEMAT, 2010. Disponível em: http://need.unemat.br/4_forum/artigos/mariana.pdf. (Acesso em 03 fev. 2014). SALES, Andréia de Lima (2013) (Et al) ―A EDUCAÇÃO ESCOLAR GUARANI NO RIO DE JANEIRO: UM DOS LOCAIS DE AFIRMAÇÃO DOS SABERES‖.COLEÇÃO LIVROS VIRTUAIS (2013). Disponível em: http://www.rededesaberes.org/3seminario/anais/textos/ARTIGOS%20PDF/Artigo%20GT%2 02A-02%20 %20Andrea%20de%20Lima%20R.%20Sales%20e%20Dr.%20Alo%EDsio%20J.%20J.pdf (Acesso em 16/01/2013) SANTOS, AKIKO (2005). Rural Semanal. Rio de Janeiro. Informativo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. I parte: na semana de 22/28 de agosto de 2005; II parte: na semana de 29/04 de setembro de 2005. SANTOS, Boaventura de S. Um discurso sobre as ciências. 5ª Edição. São Paulo: Cortez, 2008 SANTOS, Milton, 1926 – 2001 Por uma Geografia Nova: Da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica / Milton Santos. – 6 .ed., 2. Reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012,- ( Coleção Milton Santos; 2) SCHADEN, Egon. Aspectos Fundamentais da Cultura Guarani. São Paulo: Difusão Européia do livro,1962. SCHADEN, Egon. Aculturação Indígena. São Paulo: Pioneira/USP,1969. SCHADEN, Egon. Aspectos Fundamentais da Cultura Guarani. 3 ed. São Paulo: Edusp, 1974 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE – CADERNO (SECAD) –― Educação Escolar Indígena: diversidade sociocultural indígena ressignifi cando a escola‖ Brasília – DF - Abril de 2007 (Acesso em 12/12/2013 http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoindigena.pdf ) SEGUNDO ENCONTRO NACIONAL DE AGROECOLOGIA, 2013. ―Construção do Conhecimento Agroecológico: Novos Papéis e Novas Identidades‖ Caderno do II Encontro Nacional de Agroecologia,Articulação Nacional de Agroecologia(ANA), ascesso em 13/08/2013, disponível em www. 76 SERRACIMA. Práticas Agroecológicas e Sistemas Agroflorestais (2009).Disponível em http://www.serracima.org.br/praticas-agroecologicas-05-sistemas-agroflorestais (Acesso em 01/12/2014) SOUZA LIMA, Antonio Carlos de [Et Al] ―Seminário Desafios para uma Educação Superior para os Povos Indígenas no Brasil: políticas públicas de ação afirmativa e direitos culturais diferenciados. Trilhas de Conhecimento: Ensino superior de indígenas no Brasil, 2007‖. Disponível em: http://www.trilhasdeconhecimentos.etc.br/livros/arquivos/Desafios.pdf. Acesso em: 25/08/2011. SEMPREDIADEINDIO, 2013. In: Artigo 2 por Jr. Zevallos Ruben. Disponível em: http://semprediadeindio.blogspot.com.br/ (Acesso em 19/05/2013) SEVERINO, Antônio Joaquim.Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007, p 124. STEVENSON, F.J. Humus chemistry: genesis, composition, reactions. New York: John Wiley: 1982, 443p. THEODORO,S.H., DUARTE,L.G. e ROCHA,E.L. Incorporação dos princípios agroecológicos pela extensão rural brasileira: um caminho possível para alcançar o desenvolvimento sustentável. In: THEODORO,S.H., DUARTE,L.G. e VIANA,J. N. Agroecologia: um novo caminho para a extensão rural sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. TURTERA, David Lugli, 2009. Expansão dos Tupi-Guarani pelo Território Brasileiro: Correlação entre a Família Lingüística e a Tradição Cerâmica. REVISTA UNESP. .Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/topos/article/viewFile/2224/2037 V. 3, N° 1, p. 29 - 80, 2009 (Acesso em 19/05/2013) MORIN, Edgar. O Método 4 – As idéias: habitat, vida, organização. Porto Alegre: Sulina, 1998. PEREIRA, Claudeni Fabiana Alves. Tekoha Guarani no estado de SP: história e dinâmica populacional- TCC Ciências Sociais/NEPO/Unicamp, 2009. Conferência Internacional, Cláudio Renato; Fonte: http://conferenciasprofetica.blogspot.com.br/2010/08/os-indios-guaranis-no-rio-dejaneiro. html (Acesso em 12/08/2014) SCHADEN, Egon. Aspectos fundamentais da cultura Guaraní. São Paulo : EPU ; Edusp, 1974. P.208 SILVA, Aracy Lopes da — 1987 — Nem Taba, nem Oca: uma coletânea de textos à disposição dos professores. A questão indígena na Sala de Aula: subsídios para professores de 1º e 2º graus. São Paulo, Ed. Brasiliense. SOUZA, J. O. C. Uma Introdução ao Sistema Técnico – Econômico Guarani. Porto Alegre,UFRGS,1987. Dissertação de Mestrado SOUZA LIMA, Antonio Carlos de; BARROSO-HOFFMANN, Maria (Orgs.). Seminário Desafios para uma Educação Superior para os Povos Indígenas no Brasil: políticas públicas de 77 ação afirmativa e direitos culturais diferenciados. Trilhas de Conhecimento: Ensino superior de indígenas no Brasil, 2007. Disponível em: http://www.trilhasdeconhecimentos.etc.br/livros/arquivos/Desafios.pdf. (Acesso em: 15 abril 2014). THEODORO,Suzi. Et al. (orgs) Agroecologia : um novo caminho para extensão rural sustentável .– Rio de Janeiro :Garamond, 2009. THEODORO, Suzi Huff; ZANETI, Izabel. Responsabilidade social e educação ambiental: a tradução da mudança de paradigma. In: Direito ambiental e desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Editora Lúmen Júris, 2008. v. 1 THEORODO, Suzi Huff; BATISTA, Roberto Carlos; ZANETI, Izabel (coord.). Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.v.1. THORNTON, Robert. Narrative Etnography in Africa, 1850-1920. Man, n. 18, p. 502-520, 1983. VIANA, João.Et al. (orgs) Incorporação dos princípios agroecológicos pela extensão rural brasileira: um caminho possível para alcançar o desenvolvimento sustentável- Theodoro, Suzi, et al, cap. do livro:―Agroecologia um novo caminho para a extensão rural sustentável, Viana, João (orgs). Rio de janeiro : Garamond, 2009. 236p. – (Terra Mater) VIETTA, Katya. (1992) ―Mbya: Guarani de verdade‖. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social), Porto Alegre: IFCH/UFRGS VIVAN, Jorge Luiz. Agricultura e Floresta: princípios de uma interação vital / Jorge Luiz Vivan. – Guaíba : Agropecuária, 1998. 207p. YOUNG, A. Agroforestry for soil conservation. Wallingford: CAB International. 1994, 276p. I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA – I CONEEI (2009). DOCUMENTO-SÍNTESE DOS DOCUMENTOS FINAIS DAS CONFERÊNCIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. Disponível em http://www.ipea.gov.br/participacao/images/pdfs/conferencias/Educacao_Escolar_Indigena/ca derno_propostas_1_conferencia_educacao_escolar_indigena.pdf (Acesso em 21/08/2013) VIVAN, Jorge Luiz. Agricultura e Floresta: princípios de uma interação vital / Jorge Luiz Vivan. – Guaíba : Agropecuária, 1998. 207p. WALKER, Maristela Rosso ―A identidade Puyanawa e a Escola Indígena‖ / Maringá: UEM, 2012 Disponível em http://www.ppe.uem.br/teses/2012%20-%20Maristela.pdf .( Acesso em 05/02/2014) WIKIPEDIA, 2014. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gamb%C3%A1 (Acesso em 20/03/2014) ZAMBERLAM, Jurandir. Et al. Agroecologia : caminho de preservação do agricultor e do meio ambiente – Petrópolis,RJ : Vozes, 2012.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino agrícolapor
dc.subjectIndios Guaranipor
dc.subjectEscolas indígenaspor
dc.subjectEtnologiapor
dc.subjectAgricultural educationeng
dc.subjectGuarani Indianseng
dc.subjectIndigenous Schoolseng
dc.subjectEthnologyeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA Agroecologia para a aldeia Sapukaí em Angra dos Reis – RJ através da Escola Karaí Kuery Rendapor
dc.title.alternativeAgroecology for the Sapukaí village in Angra dos Reis - RJ through the Karaí Kuery Income Schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Ana Marta Chacon Ferreira.pdf Ana Marta Chacon Ferreira5.35 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.