???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2742
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: “Projeto Mulheres Mil e Gênero”: Comercialização das pequenas produções das mulheres no Setor Santa Bárbara em Palmas – TO.
Other Titles: “Projeto Mulheres Mil e Gênero”: Comercialização das pequenas produções das mulheres no Setor Santa Bárbara em Palmas – TO.
???metadata.dc.creator???: Braga, Ana Carolina Falcão 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Miriam de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Campos, Marília Lopes de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Zanini, Maria Catarina Chitolina
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho objetivou analisar as possibilidades de comercialização de mulheres moradoras do Setor Santa Bárbara, localizado na região sul de Palmas, capital do Estado do Tocantins, a partir da capacitação que as mesmas receberam através do Programa Nacional Mulheres Mil. Esse programa é um projeto que integra financiamentos e ações entre os países Brasil e Canadá e visa combater a feminização da pobreza em países subdesenvolvidos ou desenvolvimento. Primamos por não utilizar uma metodologia única, assim, nossos procedimentos metodológicos tiveram inicio com revisões teóricas e bibliográficas acerca das principais categorias/temas elencadas pela pesquisa (gênero, empoderamento, comercialização, e possibilidades das pequenas produções). Nesse sentido, alguns autores nos auxiliaram como: BOURDIEU, SAMARA, SCOTT, SILVA, MEIRELLES, BATALHA, CHIAVENATO, KOTLER & KELLER, COBRA, GATTI, entre outros. Em seguida, partimos para os trabalhos de campo, no qual utilizamos questionários, entrevistas, dinâmicas e o reconhecimento do Setor Santa Bárbara para assim iniciar as análises dos dados e materiais coletados. As observações a partir da Pesquisa-ação, das análises etnográficas e da intersecção das categorias/temas foram as bases de estruturação deste trabalho. Analisando os dados coletados e referendando com as leituras realizadas, podemos constatar que há uma diferenciação dos espaços de comercialização para as mulheres, sobretudo, para aquelas de baixa renda. Essas e outras análises estão presentes neste estudo realizado sobre gênero e comercialização no Setor Santa Bárbara.
Abstract: This Project aims analyze the possibilities of commercialization of products owned by women that live in Santa Barbara Sector, situated at the south part of Palmas, Tocantins` State capital, through the capitation that achieved by them through the Mulheres Mil Project . This program is a project that integrates financing and shares between Brazil and Canada and has as objective fight the feminilization of poverty in underdeveloped and developing countries. We chose not to use only one single methodology, therefore, our methodological procedures started with theorical and bibliographical revisions about the main categories/ topics showed by the research ( gender, empowerment, commercialization and possibilities of small productions). Some authors such as BOURDIEU, SAMARA, SCOTT, SILVA, MEIRELLES, BATALHA, CHIAVENATO, KOTLER & KELLER, COBRA, GATTI, and other had contributed for the formulation of this study. After that, we began the Fieldwork where we used questionary, interview, dynamic and the recognition of the Santa Barbara Sector to start the analysis of data and collected materials. Observations from the action research, from the ethnographic analysis and the intersection of the categories / themes were the basis of the structure of this work. Analyzing the collected data and endorsing the taken readings, was found that there is a differentiation of areas of commercialization to women, especially for those with low incomes. These and other analyses are presented in this study on gender and commercialization in the Santa Barbara Sector.
Keywords: Gênero
Mulheres Mil
Setor Santa Bárbara
Comercialização
Gender
Mulheres Mil
Santa Bárbara Sector
Commercialization
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Humanas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Braga, Ana Carolina Falcão. “Projeto Mulheres Mil e Gênero”: Comercialização das pequenas produções das mulheres no Setor Santa Bárbara em Palmas – TO.. 2011. [88 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - Rio de Janeiro] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2742
Issue Date: 7-Nov-2011
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Ana Carolina Falcão Braga.pdf2011 - Ana Carolina Falcão Braga1.33 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.