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dc.creatorOliveira, José Alcir Barros de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5171080028919210por
dc.contributor.advisor1Naiff, Denis Giovani Monteiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7130312932739910por
dc.contributor.referee1Monteiro, Rosa Cristina-
dc.contributor.referee2Oliveira, Ivone Adelina de-
dc.date.accessioned2019-06-10T12:59:42Z-
dc.date.issued2011-03-21-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, José Alcir Barros de. As representações sociais de estudantes e egressos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena sobre o mercado de trabalho agropecuário. 2011. 103 f. Dissertação (Mestrado Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2734-
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo analisar as representações sociais de alunos e egressos do curso técnico em agropecuária, do Instituto Federal Sudeste de Minas, Campus de Barbacena, sobre o mercado de trabalho agropecuário, bem como identificar seus principais problemas e potenciais durante a vida acadêmica e depois de formados, já inseridos no mundo do trabalho. Tem-se observado, nos últimos anos, no referido curso, um baixo percentual de atuação profissional dos jovens egressos no mundo do trabalho rural em contraposição a uma realidade sócio-econômica regional em que a escola está inserida, que é, predominantemente, de agricultura familiar. Partindo da temática “mercado de trabalho agropecuário”, foi utilizada, como suporte teórico desta pesquisa, a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici. Realizou-se um levantamento com aplicação de questionários estruturados, semiestruturados e um teste de evocação livre em uma amostra de 39 % dos alunos nas três séries do curso técnico em agropecuária e outra amostra de 89 % dos egressos do ano de 2009 do mesmo curso, já inseridos no mundo do trabalho. Os dados da pesquisa foram discutidos baseados na bibliografia estudada, apontando as representações sociais de estudantes e egressos do IF - Campus Barbacena acerca do mercado de trabalho agropecuário. O resultado da pesquisa auxilia no entendimento de questões relacionadas ao reduzido número de egressos com atuação no mercado de trabalho agropecuário, principalmente a atuação profissional na agricultura familiar, sendo importante instrumento para a reestruturação pedagógica e adequação do curso à realidade rural regional, fazendo jus às políticas públicas de apoio à juventude rural.por
dc.description.abstractThis study aims to analise the social representations of present and former students from the “Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, campus Barbacena”, as for the job market in the agricultural field, as well as to identify these students‟ main problems and potentialities alongside academic life and afterwards, when they are already inserted in the job market.It has been noticed, during the past years, a low percentual of young former students inserted in the job market, as opposed to a social, economic reality in which the school is inserted, which is, predominantly, familial agriculture. Departing from the theme “agricultural job market”, it was used, as the theoretical support of this study, Serge Moscovici‟s “Theory of Social Representation”. Data collecting was carried out by using questionnaires (structured and semi-structured), along with free evocation in a sample of 39% of students in the three grades of the agricultural technic course, and another 89% sample from former students (2009) of the same course, already inserted in the employment market. The research data were discussed according to the bibliography studied, and the study pointed out former students‟ social representations as concerns the agricultural job market. The results help to understand questions related to the reduced number of former students‟ insertion in the job market, mainly in familial agriculture, and it is an important tool in pedagogy restructuring and in the adequacy of the course to the rural, regional reality, which entitles it to public politics of support to rural youth.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2019-06-10T12:59:41Z No. of bitstreams: 1 2011 - José Alcir Barros de Oliveira.pdf: 1220422 bytes, checksum: d4faa3a12abdd385001ca7baa9981ee6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-10T12:59:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - José Alcir Barros de Oliveira.pdf: 1220422 bytes, checksum: d4faa3a12abdd385001ca7baa9981ee6 (MD5) Previous issue date: 2011-03-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60872/2011%20-%20Jos%c3%a9%20Alcir%20Barros%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentações Sociaispor
dc.subjectEgressospor
dc.subjectEducação Profissional Ruralpor
dc.subjectDesenvolvimento Rural Sustentávelpor
dc.subjectSocial Representationseng
dc.subjectFormer Studentseng
dc.subjectRural Professional Educationeng
dc.subjectMaintainable Rural Developmenteng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleAs representações sociais de estudantes e egressos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena sobre o mercado de trabalho agropecuáriopor
dc.title.alternativePresent and former student's social representations from Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena, about the agropecuary employment marketeng
dc.typeDissertaçãopor
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