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dc.creatorSilva, Hamilcar Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2307060549245014por
dc.contributor.advisor1Pereira, André Luiz Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5539956300898040por
dc.contributor.referee1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do-
dc.contributor.referee2Esquincalha, Agnaldo da Conceição-
dc.date.accessioned2019-05-17T16:04:44Z-
dc.date.issued2018-03-14-
dc.identifier.citationSILVA, Hamilcar Pereira da. Desenvolvimento de um jogo de computador educacional de Matemática - o mestre de Trigonometria. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2695-
dc.description.resumoEste trabalho trata do processo de desenvolvimento de um jogo de RPG para computador por apenas uma pessoa e que este sirva para exercitação de matemática. Ele surge da necessidade dos professores criarem outras formas de ensino de matemática diferente do quadro e giz que sejam mais motivadores para os alunos e assim eles consigam manter o aluno estudando por mais tempo a matemática. Para sua elaboração foi realizada uma pesquisa de alguns conceitos de jogos educacionais, softwares educacionais, jogos de RPG e plataformas de desenvolvimento de jogos eletrônicos. Também foi apresentado o engine RPG Maker MV e seus recursos no qual o jogo foi desenvolvido. Como resultado foi criado um jogo de RPG eletrônico para exercitação de matemática e este foi classificado pedagogicamente e avaliado a sua aplicabilidade por estudantes do ensino médio. Pudemos observar que é possível criar um jogo eletrônico educacional para exercitação de matemática que seja atrativo para os estudantes melhorando a dinâmica de aulas de matemática. Também se verificou que outras possibilidades podem ser exploradas com a utilização de jogos, tais como: persistência, bondade e situações em que o aluno precisa tomar decisões que podem mudar o seu futuro.por
dc.description.abstractThis work deals from the development process of an RPG computer for only one person and that this serves for math practice. It arises from the need for teachers to create different forms of mathematics teaching, escaping from the usual chalkboard and chalk, in order to motivate students and thus keep the student studying mathematics for longer. For its elaboration was carried out a research of some concepts of games educational, educational software, RPG games and game development platforms. Also featured was the RPG Maker MV Engine and its features in which the game was developed. As a result, an electronic RPG game was created for the practice of mathematics and this was classified pedagogically and evaluated its applicability by high school students. Where we could observe that it is possible to create an electronic educational game for math exercises that is attractive to students, improving the dynamics of math classes. We also see that other possibilities can be explored with the use of games such as: persistence, kindness and situations that the student needs to make decisions that can change their futureeng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-05-17T16:04:43Z No. of bitstreams: 1 2018 - Hamilcar Pereira da Silva.pdf: 2259730 bytes, checksum: af51fb26f6a73563207e2eb903c1812c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-17T16:04:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Hamilcar Pereira da Silva.pdf: 2259730 bytes, checksum: af51fb26f6a73563207e2eb903c1812c (MD5) Previous issue date: 2018-03-14eng
dc.formatapplication/pdf*
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesALVIN, FELIPE; GUERRA, E. Jogando RPG s01e01 | Uma boa aventura começa na taverna | D&D 5.0 - YouTube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3aCIQN0J2bU>. Acesso em: 7 nov. 2017. ASCARI, R.; SILVA, J. D. Informática Básica. Cuibá: EduUFMT, 2010. BATTAIOLA, A. L. Jogos por Computador – Histórico, Relevância Tecnológica e Mercadológica, Tendências e Técnicas de Implementação. PUCPR. Curitiba. 2000. BORIN, J. Jogos e Resolução de Problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. 3a. ed. São Paulo: CAEM/IME - USP, 1996. 100 p. CABRAL, M. A. A utilização de jogos no ensino de matemática. Dissertação (Graduação em Matemática) - UFSC.p. 52, 2006. COSTA, W. D.; OLIVEIRA, M. A. M. Novas linguagens e novas tecnologias: educação e sociabilidade. Petrópolis: Vozes, 2004. 149 p. DIAS, R. Game Engine: O que é para serve e como escolher a sua. Disponível em: <http://producaodejogos.com/game-engine/>. Acesso em: 1 out. 2017. GRANDO, A. R. D. S.; TAROUCO, L. M. R. O Uso de Jogos Educacionais do Tipo RPG na Educação. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, n. 2, 2008. HIGUCHI, K. K. RPG: O Resgate da História e do Narrador. In: CITELLI, A. Outras linguagens na escola. São Paulo: cortez, 2000. Cap. p. 175-211, p. 253. Jogo: significado de jogo no Dicionário Aurélio de Português Online. Disponível em: <https://dicionariodoaurelio.com/jogo>. Acesso em: 31 out. 2017. KATH. O incrível mundo dos livros-jogos - Ganhando XP. Disponível em: <http://ganhandoxp.com.br/o-incrivel-mundo-dos-livros-jogos/>. Acesso em: 7 nov. 2017. KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Vozes, 1993. 127 p. MARCATTO, A. Saindo do Quadro. São Paulo: Alfeu Marcatto, 1996. MEDEIROS, M. D. O.; SCHIMIGUEL, J. Uma Abordagem Para Avaliação De Jogos Educativos: Ênfase No Ensino Fundamental. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, n. Sbie, p. 26–30, 2012. NINTENDO. maxresdefault.jpg (1280×720). Disponível em: <https://i.ytimg.com/vi/ITfKaUFfx7g/maxresdefault.jpg>. Acesso em: 7 nov. 2017. OASIS GAMES LIMITED. Naruto Online - O MMORPG online do Naruto em Português. Disponível em: <http://www.oasgames.com/lp/narutopt/lp.php?sp_promote=br;naruto_br;pt;n;ad2games;23010_>. Acesso em: 7 nov. 2017. PASSERINO, L. M. 1. O JOGO NO PROCESSO E ENSINO-APRENDIZAGEM. Disponível em: <http://www.c5.cl/tise98/html/trabajos/jogosed/>. Acesso em: 2 nov. 2017. 91 PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac, 2012. RALFHUELS. Hardenstein 2014 - Adventurers. pt.wikipedia.org, 2014. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Role-playing_game#/media/File:Hardenstein_2014_-_Adventurers.jpg>. Acesso em: 2 Nov 2017. SPADA, A. B. D. et al. O jogo como elemento de aprendizagem matemática. ANAIS do IV Encontro Brasiliense de Educação Matemática, p. 307–350, 2008. VIEIRA, F. Avaliação de software educativo: reflexões para uma análise criteriosa, 2001. Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/tecnologia/0001.html>. Acesso em: 1 nov. 2017 WANG, W. O aprendizado através de jogos para computador: por uma escola mais divertida e mais eficiente. Portal da Família, p. 1–26, 2007. WARD, J. What is a Game Engine? n. 11, p. 6–6, 2006.Disponível em: <https://www.gamecareerguide.com/features/529/what_is_a_game.php>. Acesso em: 1 nov 2017. YANFLY. Yanfly Engine Plugins – yanfly.moe. Disponível em: <http://yanfly.moe/yep/>. Acesso em: 22 nov. 2017. ZARDINI, A. S. Sofware Educativo para Ensino de Inglês. [s.l.] Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica - MG, 2009.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogos Educacionaispor
dc.subjectRPGpor
dc.subjectTrigonometriapor
dc.subjectEducational gameseng
dc.subjecttrigonometryeng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleDesenvolvimento de um jogo de computador educacional de Matemática - o mestre de Trigonometriapor
dc.title.alternativeDevelopment of an educational computer game of Mathematics - the master of Trigonometryeng
dc.typeDissertaçãopor
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