???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2679
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarchioretto, Jacson Marcos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1353546784424527por
dc.contributor.advisor1Vilas Boas, Ana Alice-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5461876529687716por
dc.contributor.referee1Castro Junior, Joel de Lima Pereira-
dc.contributor.referee2Sanchez, Sandra Barros-
dc.date.accessioned2019-05-07T13:43:57Z-
dc.date.issued2011-03-28-
dc.identifier.citationMARCHIORETO, Jacson Marcos. A importância do conhecimento da administração na formação do Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Sertão. 2011. 63 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2679-
dc.description.resumoO conhecimento da administração tornou-se imprescindível para a condução de qualquer organização na atual sociedade, sobretudo nas atividades agropecuárias. Por isso, este trabalho tem como objetivo avaliar a importância do conhecimento do conteúdo da administração na formação profissional dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária do IFRS – Campus Sertão. Para tanto, buscou-se analisar as disciplinas de formação profissional, quanto à abordagem de assuntos ligados à administração. Além disso, buscou-se ainda caracterizar o perfil do aluno do referido curso, conhecer as pretensões dos alunos quanto ao seu futuro profissional e verificar o nível de importância que os alunos dão ao conhecimento da administração para a sua vida profissional e propriedade rural. Para alcançar estes objetivos, foram analisados os conteúdos programáticos das disciplinas profissionalizantes do curso Técnico em Agropecuária e foi aplicado um questionário com os alunos de uma instituição que atua na formação de Técnicos em Agropecuária. O instrumento de pesquisa utilizado foi composto por dezesseis questões fechadas de múltipla escolha e perguntas abertas. Foi utilizada, uma amostra probabilística estratificada de noventa e dois alunos do referido curso, todos do terceiro ano, por tratar-se de alunos mais “maduros” na instituição e por estarem próximos de sua formação profissional. Através do procedimento de pesquisa verificou-se que apenas dez por cento dos conteúdos programáticos das disciplinas profissionalizantes do curso Técnico em Agropecuária possuem alguma ligação com conteúdos da área de administração. Quanto ao perfil dos alunos, a maioria é filho de pequenos produtores rurais. A opção busca de emprego formal foi a mais respondida, porém uma parcela significativa pretende retornar à propriedade rural. A pesquisa revelou também, que grande parte dos alunos entende como importantíssimo o conhecimento da administração para a condução de propriedades rurais e para um futuro profissional mais promissor. O estudo concluiu que o conhecimento da administração é do interesse da maioria dos alunos, e, de acordo com a bibliografia consultada, é de extrema importância para a condução de qualquer organização. Portanto, uma mudança curricular que intensificasse assuntos ligados à administração melhoraria significativamente a qualidade do curso de Técnico em Agropecuária dessa instituição.por
dc.description.abstractThe Knowledge of the administration became essential for the conduct ion of any organization in the current society, especially in agricultural activities. Being an institution that focuses on developing Technicians Agricultural for fifty years, and that care of materialtechnical content in the professional formation, was presented the research proposal. The study initially aimed to examine the professional subjects, as the participation of the subjects to the administration .It aimed to characterize the profile of the student of this course, to know the pretensions of the students as their future professional and check the level of importance that students give to the knowledge of management for their professional life and rural property. To achieve the results we analyzed the syllabus of the course of the Farming Technician. The survey instrument was a questionnaire consisted of sixteen closed questions of multiple choice, and open questions. We used a stratified random sample of ninety-two students from that course, all the third year, because they are students with more experience in the institution and being close to finish their professional course. Through the research procedure it was verified that only ten percent of the syllabus of the professional subjects Farming Technician course have some connection with the content management area. As the profile of students, the majority is the son of small farmers. The option search of formal job was the most answered, but a significant portion intended to return to their farm. The survey also showed that most students understand how important is the knowledge of the administration for conducting farms and to have a more promising future career. The study concluded that the knowledge of management is of the interest of most students, and, according to the studied bibliography, it is extremely important for the conduct of any organization. Therefore, a curriculum change to intensify the subjects related to the administration would improve significantly the quality of the course of Farming Technical Institute.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2019-05-07T13:43:57Z No. of bitstreams: 1 2011 - Jacson Marcos Marchioretto.pdf: 759994 bytes, checksum: 94328636f0f7caaa7547ab71978feb3c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-07T13:43:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Jacson Marcos Marchioretto.pdf: 759994 bytes, checksum: 94328636f0f7caaa7547ab71978feb3c (MD5) Previous issue date: 2011-03-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/9733/2011%20-%20Jacson%20Marcos%20Marchioretto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16138/2011%20-%20Jacson%20Marcos%20Marchioretto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22508/2011%20-%20Jacson%20Marcos%20Marchioretto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28872/2011%20-%20Jacson%20Marcos%20Marchioretto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35176/2011%20-%20Jacson%20Marcos%20Marchioretto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41596/2011%20-%20Jacson%20Marcos%20Marchioretto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48058/2011%20-%20Jacson%20Marcos%20Marchioretto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54458/2011%20-%20Jacson%20Marcos%20Marchioretto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesANDRADE, José Geraldo de; VIEIRA, Guaracy; MORAIS, Vander Azevedo; GUIMARÃES, José Mário Patto; SOUZA, Ricardo de. A Administração da fazenda. São Paulo : Globo, 1992. BRASIL. Decreto 2.208 de 17 de abril de 1997. Brasília, 1997. BRASIL. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Ministério da Educação. Brasília, 1996. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. GEPAI. Gestão Agroindustrial. 2ª edição. São Paulo: Atlas 2001. HAIR Jr., J.F.; BABIN, B.; MONEY, A.H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Bookman, 2005. LACKI , Polan. O livro dos pobres rurais. Desenvolvimento Agropecuário: da dependência ao protagonismo do Agricultor. Disponível: <http://www.polanlacki.com.br/agrobr/index.php> Acesso em 10 de setembro de 2010. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 4 reimp. São Paulo: Atlas, 2010. LUZ, Ricardo. Clima organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1995. MALHOTRA, N.K.; ROCHA, I.; LAUDISIO, M.C.; ALTHEMAN, E.; BORGES, F.M. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Pearson Prentice-Hall. 2005. MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. MANFREDI, S.M. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003. MENDES, Judas Tadeu Grassi. Agronegócio: Uma abordagem econômica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. NASSAR, Paulo. História e cultura organizacional. In: Revista Comunicação Empresarial – Nº 36, 2000. QUEIROZ, Timóteo Ramos; ZUIN, Luiz Fernando Soares. Agronegócios: Gestão e Inovação. São Paulo: Saraiva, 2006. 38 Resolução CNE/CEB Nº 04/99. Disponível: <WWW.portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/RCNE CEB04 99.pdf.> Acesso em 08 de março de 2010. ROBBINS, Stephen P. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 7ª edição. São Paulo: Prentice Hall, 2004. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. Revisada e atualizada. São Paulo: Cortez, 2007. WEIL, Pierre. Organizações e tecnologias para o terceiro milênio: a nova cultura organizacional holística. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1995. WOOD Jr., Thomaz. Mudança Organizacional. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2004.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConhecimento da administraçãopor
dc.subjectCurso Técnico em Agropecuáriapor
dc.subjectFuturo profissionalpor
dc.subjectKnowledge managementeng
dc.subjectTechnical Course in Agricultureeng
dc.subjectProfessional Futureeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleA importância do conhecimento da administração na formação do Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão.por
dc.title.alternativeThe importance of knowledge management in the formation of the Agricultural Technical in the Federal Institute of the Rio Grande do Sul-Campus Sertão.eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Jacson Marcos Marchioretto.pdf2011 - Jacson Marcos Marchioretto742.18 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.