???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2643
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Construção coletiva de um processo de aprendizagem sobre a produção higiênica de leite em propriedades familiares do município de Santa Teresa - ES
Other Titles: Construction of a collective learning process on the hygienic production of milk on family farms in the municipality of Santa Teresa-ES
???metadata.dc.creator???: Marcari Júnior, Luiz 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Abreu, João Batista Rodrigues de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Abreu, João Batista Rodrigues de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Sanchez, Sanda Barros
???metadata.dc.contributor.referee3???: Albino, Sirlei de Fátima
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo discutir a construção coletiva de um instrumento avaliativo da qualidade do leite, em um trabalho que congregou estudantes dos cursos de Agronomia e Técnico de Agropecuária do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Santa Teresa. Os participantes foram instigados a refletir e criar proposições que contribuíssem para a realidade da produção familiar leiteira e para a expansão da própria aprendizagem. Nesse sentido, trabalhou-se com a concepção da aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, tidos pelos próprios estudantes como necessários para sua formação profissional com qualidade. Além disso, efetivou-se uma prática de comunicação rural que contribuiu para a aproximação da escola com a realidade dos produtores rurais, por meio da produção de um conhecimento socialmente relevante. Desse modo, a avaliação coletiva da atividade de pesquisa concluiu que a mesma produziu um instrumento válido e de baixo custo para a qualidade do leite e, ao mesmo tempo, também um instrumento que ampliou o conhecimento dos estudantes e reforçou o papel social da escola.
Abstract: This presentation has as an objective to discuss the collective construction of a quality Milk avaliation instrument, a work in conjunction with agronomy and agropecuary technitian students from the Federal Institute of Espirito Santo (IFES), Santa Teresa campus. Participants were instigated to reflect and create propositions that would contribute to the reality of small family Milk production and to the expansion of knowledge itself. This way, it was used the conception of learning concept content, procedures and attitude, considered necessary by students for a quality Professional formation. Also, a practical rural communication was established to bring proximity between IFES campus and family production reality, by producing knowledge that was socially relevant. This way, research activity collective evaluation concluded that a valid instrument was produced at a low cost for quality of Milk and at the same time amplified students knowledge reinforcing IFES social role.
Keywords: Aprendizagem
Conteúdos
Qualidade do Leite
Learning
Content
Quality Milk
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MARCARI JÚNIOR, Luiz. Construção coletiva de um processo de aprendizagem sobre a produção higiênica de leite em propriedades familiares do município de Santa Teresa - ES. 2013. 52 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2643
Issue Date: 14-Mar-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Luiz Marcari Junior.pdfDocumento principal2.35 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.