???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2616
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarinho, Alessandro Simões-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8922529285913335por
dc.contributor.advisor1Gonzalez, Lilian Maria Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0531526137015076por
dc.contributor.referee1Souza, Wanderson Fernandes de-
dc.contributor.referee2Souza, Marilei de Melo Tavares e-
dc.date.accessioned2019-03-22T18:33:53Z-
dc.date.issued2018-08-09-
dc.identifier.citationMarinho, Alessandro Simões. Competências gerenciais na atenção primária: avaliação das habilidades sociais de enfermeiras gestoras em equipes de Saúde da Família. 2018. [129 f.. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2616-
dc.description.resumoFrente aos desafios que perpassam os serviços públicos em saúde no contexto da atenção primária, evidencia-se o redirecionamento de uma lógica assistencial rumo a novas ações estratégicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, foram instituídas, como reguladoras destes serviços, as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), estruturadas para oferecer um cuidado multiprofissional e resolutivo em reconhecimento à integralidade do sujeito. Em meio à complexidade do cenário, fundamentam-se políticas cujos propósitos se debruçam sobre processos de formação e de educação permanente dos profissionais de saúde, visando o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais, incluindo aquelas necessárias para a função de gestão. Por conseguinte, vislumbrando a atuação de enfermeiros gestores, o presente trabalho objetivou investigar o repertório de habilidades sociais de oito enfermeiras responsáveis pela gestão de equipes de Saúde da Família do município de Rio Claro, no Estado do Rio de Janeiro. Na pesquisa, de natureza descritiva, utilizou-se, no processo de coleta de dados, instrumentos de autorrelato capazes de explorar aspectos tanto quantitativos como qualitativos. Assim, foi aplicado o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) de Del Prette e Del Prette no intuito de avaliar, de maneira geral, recursos e déficits destas habilidades no repertório das participantes. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, mediante roteiro que incluía questões voltadas para a autopercepção das enfermeiras no que tange às competências de gerenciamento e habilidades sociais. Na apuração dos dados do IHS, foram analisados os resultados médios do grupo de gestoras em relação ao escore total e dos cinco fatores que compõe o instrumento. Nas entrevistas, a análise de conteúdo foi realizada à luz de Bardin mediante a categorização dos relatos obtidos. Os resultados apontaram evidências de recursos característicos de classes de habilidades sociais como: empatia, assertividade, expressão de sentimentos positivos e habilidades de partilha de conhecimento. Outra classe presente foi a de resolução de problemas, constante no rol de habilidades consideradas, de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), como essenciais na atuação de gestores. Em contrapartida, observou-se limitações em certas habilidades como dificuldades para comunicação clara e eficaz, em especial a baixa assertividade, e dificuldades em mediar conflitos interpessoais. A capacitação foi citada pelas participantes como um meio eficaz para a aquisição e aperfeiçoamento dessas habilidades. Em relação às dificuldades encontradas para o bom desenvolvimento de suas próprias habilidades, a maior parte das enfermeiras evidenciaram a falta de tempo e a sobrecarga de funções, concernentes à execução de atividades assistenciais paralelamente às gerenciais. Não obstante, os resultados alcançados mostraram um bom repertório de habilidades gerenciais e sociais no grupo estudado, mas com evidências da utilidade de experiências sistemáticas para o aprimoramento de suas competências, sobretudo no que se refere a habilidades essenciais no trabalho de gerentes no campo da saúde pública. Ademais, destaca-se a necessidade de mais estudos na área, a fim de potencializar o dinamismo e as implicações práticas das produções científicas sobre as habilidades sociais no âmbito gerencial em saúde.por
dc.description.abstractFaced with the challenges that pass through public health services in the context of primary care, there is evidence of the redirection of a care logic towards new strategic actions within the framework of the Public Unified Health System. Thus, the Family Health Strategy (ESF) teams were set up as regulators of these services, structured to offer a multiprofessional and resolutive care in recognition of the integrality of the subject. In the middle of the complexity of this scenario, policies are based whose purposes are focused on processes of training and permanent education of health professionals, aiming at the development of technical and interpersonal skills, including those necessary for the degistration function. Therefore, looking at the performance of nurse managers, this work aimed to investigate the repertoire of social skills of eight nurses responsible for the management of Family Health teams in the city of Rio Claro, in the State of Rio de Janeiro. In the research, of a descriptive nature, we used, in the process of data collection, self-report instruments capable of exploring both quantitative and qualitative aspects. Thus, the Social Skills Inventory of Del Prette and Del Prette was applied in order to evaluate, in a general way, the efficacious resources of these skills in the repertoire of the participants. Subsequently, semi-structured interviews were carried out, through a script that included questions aimed at the autoperception of nurses regarding social management skills. In the determination of IHS data, we analyzed the results of the group of managers in relation to the total score and the five factors that compose the instrument. In the interviews, the content analysis was carried out in the light of Bardin using the categorization of the reports obtained. The results pointed to characteristic features of social skills classes such as empathy, assertiveness, expression of positive feelings and knowledge sharing skills. Another class was the problem-solving, constant in the list of skills considered, according to the National Basic Attention Policy, as essential in the actions of managers. On the other hand, limitations were observed in certain skills such as difficulties for clear and effective communication, especially low activity, and difficulties in mediating interpersonal conflicts. Training was cited by participants as an effective means of acquiring and perfecting deshashabilities. In relation to the difficulties found for the good development of their abilities, most of the nurses evidenced the lack of time and the overload of functions, concerning the execution of assistance activities, in parallel with the managerial ones. Nevertheless, the results obtained showed a good repertory of managerial and social skills in the group studied, but with evidence of the usefulness of systematic experiences for the improvement of their competences, especially with regard to essential skills in the work of managers in the field of public health. In addition, the need for more studies in the area is emphasized, in order to potentialize the dynamism and practical implications of the scientific productions on the social skills in the management scope in health.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-03-22T18:33:53Z No. of bitstreams: 1 2018 - Alessandro Simões Marinho.pdf: 1525821 bytes, checksum: 027c093f9c1b4b89d1c1f8831d548bef (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-22T18:33:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Alessandro Simões Marinho.pdf: 1525821 bytes, checksum: 027c093f9c1b4b89d1c1f8831d548bef (MD5) Previous issue date: 2018-08-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/9411/2018%20-%20Alessandro%20Sim%c3%b5es%20Marinho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15794/2018%20-%20Alessandro%20Sim%c3%b5es%20Marinho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22106/2018%20-%20Alessandro%20Sim%c3%b5es%20Marinho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28490/2018%20-%20Alessandro%20Sim%c3%b5es%20Marinho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34906/2018%20-%20Alessandro%20Sim%c3%b5es%20Marinho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41302/2018%20-%20Alessandro%20Sim%c3%b5es%20Marinho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47704/2018%20-%20Alessandro%20Sim%c3%b5es%20Marinho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54140/2018%20-%20Alessandro%20Sim%c3%b5es%20Marinho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.relation.referencesAMESTOY, Simone Coelho; CESTARI, Maria Elisabeth; THOFEHRN, Maria Buss; MILBRATH, Viviane Marten. Características que interferem na construção do enfermeiro líder. Acta Paul Enferm, 22(5): 673-8, 2009. ANASTASI, Anne. Natureza e uso dos testes psicológicos / Anne Anastasi e Susana Urbina. Testagem psicológica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos – apresentação. Rio de Janeiro, 2005. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação – citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro, 2005. BANDEIRA, Marina; COSTA, N. M; DEL PRETTE Z. A. P. & DEL PRETTE, A.; CARNEIRO-GERK, E. Qualidades psicométricas do Inventário de Habilidades Sociais (IHS): estudo sobre a estabilidade e a validade concomitante. Estudos de Psicologia, v. 5, n. 2, pp. 401-419, 2000. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo : Edições 70, 2016. BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção Primária e Promoção da Saúde / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS, 2007. BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS, 2011. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 119 BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436/GM de 21 de setembro de 2017. Aprova a política nacional de atenção básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da atenção básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Ministério da Saúde. Brasília, 2017. Disponível em: <http://www.foa.unesp.br/home/pos/ppgops/portaria-n-2436.pdf / Acesso em 13/11/2017.> BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Documento base para gestores e trabalhadores do SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – 4. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2008. Disponível em: <http://redehumanizasus.net/wp-content/uploads/2017/09/HumanizaSUS-Documento-base-para-gestores-e-trabalhadores-do-SUS / Acesso em 04/10/2017.> CABALLO, V. E. Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Santos Livraria e Editora, 2003. CABALLO, V. E. Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento. 2ª ed. São Paulo: Santos Livraria e Editora, 2002. CARBONE, Pedro Paulo et al. A Gestão por competência. In Gestão por competências e gestão do conhecimento / Pedro Paulo Carbone, Hugo Pena Brandão, João Batista Diniz Leite e Rosa Maria de Paula Vilhena. 2ª edição. Rio de Janeiro: editora FGV, 2006 CARMELO, Silvia Helena Henriques; ROCHA, F. L. Rossi; CHAVES, L. D. P; SILVA, VL. S; SOARES, M. I. Competências profissionais e estratégias organizacionais de gerentes de enfermagem. Ciencia y Enfermeria, XXII (1): 75-86, 2016. CARNEIRO, Rachel S e FALCONE, Eliane. Avaliação de um programa de promoção de habilidades sociais para idosos. Análise Psicológica, 3 (XXXIV), pp. 279-291, 2016. CAÑON-MONTAÑEZ, Wilson & RODRIGUEZ-ACELAS, Alba Luz. Asertividad: una habilidad social necesaria em los profissionales de enfermería y fisioterapia. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 20 (Esp), pp. 81-87, 2011. COELHO, Marilia Velasco e MURTA, Sheila Giardini. Treinamento de pais em grupo: um relato de experiência. Estudos de Psicologia, Campinas, 24(3), pp. 333-341, jul/set, 2007. DEL PRETTE, A. & DEL PRETTE, Z. A. P. Habilidades sociais: conceitos e campo teórico-prático, pp. 1-5, 2006. Disponível em http://www.rihs.ufscar.br. 120 DEL PRETTE, A. & DEL PRETTE, Z. A. P. Programas eficaces de entrenamiento en habilidades sociales basados en métodos vivenciales. Apuntes de Psicología, vol. 31, número 3, pp. 67-76, 2013. DEL PRETTE, A. & DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. DEL PRETTE, A. & DEL PRETTE, Z. A. P. Inventário de habilidades sociais : manual de aplicação, apuração e interpretação. 6 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2016. DEL PRETTE, A. & DEL PRETTE, Z. A. P. Competência Social e Habilidades Sociais: manual teórico-prático. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2017. DEL PRETTE, Z. A. P., DEL PRETTE, A., & BARRETO, M. C. M. Análise de um Inventário de Habilidades Sociais (HIS) em uma amostra de universitários. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 14, n. 3, pp. 219-228, 1998. DEL PRETTE, Z. A. P. & DEL PRETTE, A. Habilidades sociais e análise do comportamento: Proximidade histórica e atualidades. Revista Perspectivas, v. 01, nº 02, pp. 104-115, 2010. DEL PRETTE, A. & DEL PRETTE, Z. A. P. No contexto da travessia para o ambiente de trabalho: treinamento de habilidades sociais com universitários. Estudos de Psicologia, v. 8, n. 3, pp. 413-420, 2003. DEL PRETTE, Z. A. P. & DEL PRETTE, A. Habilidades sociais: Uma área em desenvolvimento. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 1996, pp. 233-255. DEL PRETTE, Z. A. P. & DEL PRETTE A. Treinamento em habilidades sociais: panorama geral da área. In: HAASE, Vitor Gerladi (org. et al). Psicologia do desenvolvimento: contribuições interdisciplinares. 1ª ed. – Belo Horizonte: Editora Health, 2000, pp. 249-264. DICIONÁRIO escolar da língua portugesa / Academia Brasileira de Letras. 2. Ed. - São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. FALCONE, Eliane. A avaliação de um programa de treinamento da empatia com universitários. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, vol 1, nº 1, 1999, pp. 23-32. 121 FIALHO, Francisco Antônio Pereira. Gestão do conhecimento e aprendizagem: as estratégias competitivas da sociedade pós industrial. / Marcelo Macedo, Neri dos Santos, Tibério da Costa Mitidieri. Florianópolis : Visual Books, 2006, pp. 69-113. FRADIQUE, Maria de Jesus e MENDES, Luís. Efeitos da liderança na melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem. Revista de Enfermagem Referência, III série, nº 10 – jul., pp. 45-53, 2013. GRAZZIOTION, J. B. DD. & SCORTEGAGNA, S. A. Relacionamento interpessoal, produtividade e habilidades sociais: um estudo correlacional. Psico-USF, v. 18, n. 3, pp. 491-500, 2013. GRILO, Ana Monteiro. Relevância da Assertividade na Comunicação Profissional de Saúde-Paciente. Psicologia, Saúde & Doenças, 2012, 13(2), 183-197. LAMPERT, Ariele do Nascimento; KINALSKI, Daniella Dal Forno; MACHADO, Bruna Parnov e LIMA, Suzinara Beatriz Soares. REAS [internet]. 2013; 2(3) : 96-105. LEMOS, Cristiane Lopes Simão. Educação Permanente em Saúde no Brasil: educação ou gerenciamento permanente? Ciência & Saúde Coletiva, 21(3):913-922, 2016. LOUREIRO, Cândida. Treino de competências sociais – uma estratégia em saúde mental: conceptualização e modelos teóricos. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, 6, pp. 7-14, 2011. LOUREIRO, Cândida. Treino de Competências Sociais – Uma Estratégia em Saúde Mental: Técnicas e Procedimentos para a Intervenção. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, 9, pp. 41-47 jun/2013. MACÊDO, Ivanildo Izaias de. Liderança como essência da gestão / In Aspectos comportamentais da gestão de pessoas / Ivanildo Izaias de Macêdo, Denize Ferreira Rodriges, Maria Elizabeth Pupe Johann e Neisa Maria Martins da Cunha. 8ª Ed – Rio de Janeiro, Editora FGV, 2006. MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 3ª Ed. São Paulo: Futura, 2000, pp. 30-152. MARTA, Cristiano Bertolossi; LACERDA, Alessandra Cabral de; CARVALHO, Ana Cristina; STIPP, Marluci Andrade Conceição e LEITE, Josete Luzia. Gestão de conflitos: 122 competência gerencial do enfermeiro. R. pesq.: cuid. Fundam. online 2010. out/dez 2 (Ed. Supl. ): 604-608. MENDES, Dionésia Luciene. Treino em habilidades sociais e intervenção cognitivo- comportamental em grupo de enfermagem / In: Psicologia da saúde: a prática de terapia cognitivo-comportamental em hospital geral / organizado por Tânia Rudnicki e Marisa Marantes Sanchez... [et al.] – Novo Hamburgo : Sinopsys, 2014, pp. 365-380. MIRANDA, J. M.; SOARES, A. B. Habilidades sociais e autoeficácia de médicos e enfermeiros: um estudo comparativo. Revista de Ciências Humanas, v.48, n. 1, pp. 138-153, 2014. MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 8ª Ed. Rio de janiero: José Olympio, 1998, (pp. 32-40). MOURA, Maria Lucia Seidl de.; FERREIRA, Maria Cristina, PAINE, Patrícia Ann. Projetos de pesquisa: elaboração, redação e apresentação. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998. MURANI, Denize Bouttelet e BEZERRA, Ana Lúcia Queiroz. Inclusão da competência interpessoal na formação do enfermeiro como gestor. Rev Bras Enferm, Brasília (DF), 57(4): jul-ago, pp. 484-486, 2004. MURANI, Denize Bouttelet; COSTA, Hérica Kelly da; CARDOSO, Adriane Helena A. C.; ALMEIDA, Carlos Cristiano O. de Faria. Características da competência interpessoal do enfermeiro: estudo com graduandos de enfermagem. Rev. Bras. Enferm, Brasília (DF), 56(5): pp. 484-487, 2003. MURTA, Sheila Giardini. Aplicações do treinamento em habilidades sociais: Análise da produção nacional. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 18 n. 2, pp. 283-291, 2005. NUNES, Elisabete de Fátima Polo de Almeida; CARVALHO, B. G.; NICOLLETO, SC, S.; CORDONI JUNIOR, L. Trabalho gerencial em Unidades Básicas de Saúde de municípios de pequeno porte no Paraná, Brasil. Interface, 20(58): pp. 573-584, 2016. PEREIRA, Camila de Sousa; DEL PRETTE, A. & DEL PRETTE, Z.A.P. Habilidades sociais de trabalhadores com e sem deficiência física. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 25, n. 3, pp. 339-346, 2009. 123 PERES, Aida Maris e CIAMPONE, Maria Helena Trench. Gerência e competências gerenciais do enfermeiro. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 15(3), jul-set, pp. 492-499, 2006. RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. Lorena-SP: Editora Stiliano, UNISAL, 1998, pp. 56-125. RANIERI, L. P. & BARREIRA, C. R. A. A empatia como vivência. Memorandum, 23, 2012, 12-31. Disponível em:<http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/a23/ranieribarreira01> Acesso em 15/07/2018. ROCHA, Bárbara Souza e MURANI, Denize Bouttelett. Avaliação da competência interpessoal de enfermeiros coordenadores de equipe na saúde da família. REAS [internet]; 2(3): pp. 53-66, 2013. RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 23ª edição. Petrópolis: Vozes, 1986, pp. 69-122. SANTOS, José Luis Guedes dos; PESTANA, Aline Lima; GUERRERO, Patrícia; MEIRELLES, Betina Schlindwein Hörner; ERDMANN, Alacoque Lorenzini. Práticas de enfermeiros na gerência do cuidado em enfermagem e saúde: revisão integrativa. Revista Brasileira de Enfermagem, 66(2), Brasília, 2013, mar-abr, pp. 257-263. SILVIA, George Sobrinho; DINIZ, Bruno Gabriel e ROSA, Vânia das Graças. Administração de Conflitos: Análise de Percepções de Enfermeiros Gerentes. R. Eferm. Cent. O. Min. 2012 set/dez; 2(3) : 358-368. SILVA, MP. S. e MURTA, S. G. Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 22, n. 1, 2009, pp. 136-143. SOARES, A. B; DEL PRETTE, Z. A. P. Habilidades sociais e adaptação à universidade: Convergências e divergências dos construtos. Análise Psicológica, 2, 2015, pp. 139-151. STARFIELD, Bárbara. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 2002. TEREZAM, Raquel; REIS-QUEIROZ, Jéssica e HOGA, Luiza Akiko Komura. A importância da empatia do cuidado em saúde e enfermagem. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017; 70(3) : 669-70. 124 VASCONCELOS, M. F. F; NICOLOTTI; C. A.; SILVA; J. F.; PEREIRA; S. M. L. R. Entre políticas (EPS – Educação Permanente em Saúde e PNH – Política Nacional de Humanização): por um modo de formar no/para o Sistema Único de Saúde (SUS). Interface, v. 20, n. 59: 2016, pp. 981-991.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHabilidades Sociaispor
dc.subjectEstratégia de Saúde da Famíliapor
dc.subjectAtenção Primária à Saúdepor
dc.subjectEnfermeirospor
dc.subjectGestão em Saúdepor
dc.subjectSocial Skillseng
dc.subjectFamily Health Strategyeng
dc.subjectPrimary Health Careeng
dc.subjectNurseseng
dc.subjectHealth Managementeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleCompetências gerenciais na atenção primária: avaliação das habilidades sociais de enfermeiras gestoras em equipes de Saúde da Famíliapor
dc.title.alternativeManagement skills in primary care: evaluation of the social skills of managing nurses in Family Health teamseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Alessandro Simões Marinho.pdf Alessandro Simões Marinho1.49 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.