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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação popular, resistência e memória: o caso de Pedra Lisa na Baixada Fluminense
???metadata.dc.creator???: Aguiar, Eduardo Jordan da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Campos, Marília Lopes de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Campos, Marília Lopes de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Ramofly Bicalho dos
???metadata.dc.contributor.referee3???: Alentejano, Paulo Raposo
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como objetivo ressaltar a importância da memória dos agentes sociais e políticos da luta camponesa nas décadas de 1950 a 1960, ocorrida em Pedra Lisa, antes do Golpe Empresarial-Militar de 1964, trazendo-a dinamicamente através de processo de pesquisa participante e pesquisa ação para alguns segmentos sociais de Pedra Lisa na atualidade (2016-7). A Associação de Lavradores de Pedra Lisa foi uma das primeiras organizações civis a resistir e lutar por terra na Baixada Fluminense. Lavradores, auto-identificados como posseiros, que moravam e cultivavam suas terras há décadas em Pedra Lisa, então pertencente ao 8º distrito de Nova Iguaçu, se depararam com grileiros, jagunços, empresas loteadoras e representantes políticos locais interessados em suas terras. Em finais da década de 1950, ocorreu uma intensa disputa e luta por terras nessa região. Nesse contexto, recortamos a experiência da construção da Escola Popular de Alfabetização de crianças e adultos realizada pela Associação de Lavradores e Posseiros de Pedra Lisa, como expressão das experiências de Educação Popular em emergência no referido contexto. Nitidamente, a escola de cunho popular buscou ir além do seu papel, primário, de ler e escrever: ―a escola ensinava também coisas sobre a vida”. Os materiais coletados durante a pesquisa, bem como lideranças e sujeitos participantes do contexto histórico (1950-60), foram trabalhados com participantes do Núcleo Agrário Miguel Couto – Associação dos agricultores e lavradores de Pedra Lisa e adjacências, em 2016, a partir da dinâmica da pesquisa participante/pesquisa ação e da Educação Popular, buscando-se, com isso, o fortalecimento das memórias das lutas populares na Baixada e da escrita de uma outra história a contrapelo, atendendo às perspectivas dos sujeitos populares.
Abstract: This research aims to reclaim the importance of the social and political agents who, in the 1950s to 1960s, before the 1964 Military Coup in Brazil, were part of peasant-resistance movements in Pedra Lisa – a set of semi-rural communities inside Baixada Fluminense, State of Rio de Janeiro – highlighting, through processes of active and participative research, the memory of their struggle, as well as making it available to the members of of Pedra Lisa's communities today. The Pedra Lisa's Peasant Association was one of the first civil organizations to resist and fight for land at Baixada Fluminense. Self-identified as posseiros, those peasants, who lived and worked in their properties for decades in Pedra Lisa – then belonging to the 8th district of the city of Nova Iguaçu – had to deal with batch-making companies, jagunços, grileiros and local political figures with their own agendas. Therefore, the late 1950s was a time of intense dispute for land at that area. In this setting, the foundation of the Popular Literacy School for Children and Adults, carried out by the Pedra Lisa's Peasant Association, stand out as one of the most substantial experiences of popular education emerging in the region. Notably, the popular school sought to go beyond its primary role of reading and writing: "the school also taught things about life". The materials collected during research, including information about leaders and other subjects of that historical context (1950-60), were cultivated, in 2016, with the participation of members of the Agrarian Center Miguel Couto, of the Pedra Lisa's Peasant Association, based on a participatory research/action research dynamic, as well as observing the parameters of popular education, thus seeking to strengthen the memories of popular movements at Baixada and, furthermore, longing for the writing of another story, now taking into account the perspectives of the people who dedicated their lives to those communities.
Keywords: Resistência e memória camponesa
Educação popular
Pesquisa Participante/Pesquisa Ação
Resistance and peasant memory
Popular education
Participatory research
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Aguiar, Eduardo Jordan da Silva. Educação popular, resistência e memória: o caso de Pedra Lisa na Baixada Fluminense. 2018.125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2611
Issue Date: 16-Mar-2018
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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