???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2565
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Uso de princípios básicos de programação como alternativa para o ensino de sistemas lineares e matrizes no ensino médio
???metadata.dc.creator???: Fonseca, Rafael Almeida 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fontes Junior, Edivaldo Figueiredo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fontes Junior, Edivaldo Figueiredo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
???metadata.dc.contributor.referee3???: Peters, Franciane Conceição
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho é um estudo de caso onde alunos do 2º ano do ensino médio desenvolveram um aplicativo para smartphone, plataforma Android, com a funcionalidade de ser uma calculadora de sistemas de equações lineares, a plataforma utilizada para o desenvolvimento foi o MIT APP INVENTOR, por ser uma ferramenta gratuita, prática e simples, e ainda encontrar-se traduzida para o português do Brasil. Através da utilização de princípios básicos de programação na aula de matemática buscou-se desenvolver o raciocínio lógico-matemático dos alunos, além de despertar o espírito criativo e empreendedor dos mesmos. Os resultados aferidos apresentaram uma melhora em relação a motivação e também ao aproveitamento dos alunos, o que indica a viabilidade de aplicação da metodologia proposta.
Abstract: This work is a case study where high school students have developed a mobile app to solve linear systems. The students developed the mobile app using a free development environment for the Android platform known as MIT APP INVENTOR. By using fundamental programming concepts in math class sought to develop logical-mathematical reasoning of the students, and stimulate their creativity and entrepreneurship. The results obtained showed a great improvement in relation to the motivation and achievement of the students, which indicates the feasibility of applying this proposed methodology.
Keywords: Sistemas lineares
MIT APP INVENTOR
Matemática
Smartphone
Linear Systems
Math classes
mobile app
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: FONSECA, Rafael Almeida. Uso de princípios básicos de programação como alternativa para o ensino de sistemas lineares e matrizes no ensino médio. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2565
Issue Date: 18-Aug-2017
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Rafael Almeida Fonseca.pdfDocumento principal3.85 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.