???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2565
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uso de princípios básicos de programação como alternativa para o ensino de sistemas lineares e matrizes no ensino médio |
Autor: | Fonseca, Rafael Almeida ![]() |
Primeiro orientador: | Fontes Junior, Edivaldo Figueiredo |
Primeiro membro da banca: | Fontes Junior, Edivaldo Figueiredo |
Segundo membro da banca: | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do |
Terceiro membro da banca: | Peters, Franciane Conceição |
Resumo: | O trabalho é um estudo de caso onde alunos do 2º ano do ensino médio desenvolveram um aplicativo para smartphone, plataforma Android, com a funcionalidade de ser uma calculadora de sistemas de equações lineares, a plataforma utilizada para o desenvolvimento foi o MIT APP INVENTOR, por ser uma ferramenta gratuita, prática e simples, e ainda encontrar-se traduzida para o português do Brasil. Através da utilização de princípios básicos de programação na aula de matemática buscou-se desenvolver o raciocínio lógico-matemático dos alunos, além de despertar o espírito criativo e empreendedor dos mesmos. Os resultados aferidos apresentaram uma melhora em relação a motivação e também ao aproveitamento dos alunos, o que indica a viabilidade de aplicação da metodologia proposta. |
Abstract: | This work is a case study where high school students have developed a mobile app to solve linear systems. The students developed the mobile app using a free development environment for the Android platform known as MIT APP INVENTOR. By using fundamental programming concepts in math class sought to develop logical-mathematical reasoning of the students, and stimulate their creativity and entrepreneurship. The results obtained showed a great improvement in relation to the motivation and achievement of the students, which indicates the feasibility of applying this proposed methodology. |
Palavras-chave: | Sistemas lineares MIT APP INVENTOR Matemática Smartphone Linear Systems Math classes mobile app |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | FONSECA, Rafael Almeida. Uso de princípios básicos de programação como alternativa para o ensino de sistemas lineares e matrizes no ensino médio. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2565 |
Data de defesa: | 18-Aug-2017 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017 - Rafael Almeida Fonseca.pdf | Documento principal | 3,85 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.