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dc.creatorReis, Fernando Alexandre Furtado dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5789701607328812por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lia Maria Teixeira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055por
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.referee2Arruda, Maria da Conceição Calmon Arruda-
dc.date.accessioned2019-01-02T14:40:11Z-
dc.date.issued2017-09-29-
dc.identifier.citationReis, Fernando Alexandre Furtado dos. Historicidade do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca – ES: Uma leitura a partir da obra pedagogia do oprimido de Paulo Freire. 2017. [81 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2541-
dc.description.resumoEsta dissertação por meio das categorias da pedagogia de Paulo Freire construiu a historicidade do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca, situado à Noroeste do Estado do Espírito Santo. Para este fim, a obra Pedagogia do Oprimido serviu de fundamentação teórica do trabalho. O procedimento de coleta de dados para a construção da historicidade do Centro desenvolveu-se pelo método da Filosofia Clínica criado por Lúcio Packter para o levantamento de informações contidas nas entrevistas dos sujeitos protagonistas do CEIER enos documentos utilizados na investigação. Os dadosmostraram que o CEIER-AB desde sua criação até os dias atuais esteve comprometido com a luta do povo do campo pela terra e uma agricultura ecologicamente sustentável. Ao construira historicidade da escola pela pedagogia freireana pode-se perceber a identificação de práticas pedagógicas do Centro as categorias freireanas de uma educação libertadora comprometida como a vida. As temáticas discutidas em comum àhistoricidade do CEIER-AB e a pedagogia de Freire foram a dialogicidade, a relação teoria e prática, a interdisciplinaridade e os temas geradores.por
dc.description.abstractThis dissertation through Paulo Freire's pedagogy categories built the historicity of the Integrated State Center for Rural Education in Águia Branca, located northwest of the State of Espírito Santo. To this end, the work Pedagogy of the Oppressed served as the theoretical basis of the work. The data collection procedure for the construction of the Center's historicity was developed by the method of Clinical Philosophy created by Lúcio Packter for the collection of information contained in the interviews of the protagonists of CEIER and in the documents used in the research. The data showed that CEIER-AB from its creation to the present day was committed to the rural people's struggle for land and ecologically sustainable agriculture. By constructing the historicity of the school by Freirean pedagogy one can perceive the identification of pedagogical practices of the Center the Freirean categories of a liberating education committed as life. The themes discussed in common with the historicity of CEIER-AB and Freire's pedagogy were dialogic, the relation theory and practice, interdisciplinarity and generating themes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-01-02T14:40:11Z No. of bitstreams: 1 2017 - Fernando Alexandre Furtado dos Reis.pdf: 7304130 bytes, checksum: 1f8ec506e0bb229cc4c50b094b478f4d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-02T14:40:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Fernando Alexandre Furtado dos Reis.pdf: 7304130 bytes, checksum: 1f8ec506e0bb229cc4c50b094b478f4d (MD5) Previous issue date: 2017-09-29eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALMEIDA, Arlete R.G. Oficinas Pedagógicas no CEIER. Folha do Açaí. Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca. Ano I. Nº 01. Julho de 2002. ______________. Oficinas Pedagógicas no CEIER. Folha do Açaí. Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca. Ano XV. Nº01. Maio de 2015. ALVES, Rubem. Conversas sobre Política. Campinas, São Paulo:Verus, 2002. Anotações em Arquivos. Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca. 1986. ___________________. Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca. 1992. ARROYO, Miguel. Paulo Freire: um educador do povo. 2ª. ed. Veranópolis: Peres 2001. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 9394 de 20 de dezembro de 1996. BRASILEIRO, Tânia S. A. Revisitando Paulo Freire: elementos para a reflexão sobre a formação de professores. In: NENEVÉ, Miguel; PROENÇA, Marilene. Org. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005, p. 127. BEISIEGEL, Celso de Rui. 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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogia freireanapor
dc.subjecthistoricidadepor
dc.subjectinterdisciplinaridadepor
dc.subjectFreirean pedagogyeng
dc.subjecthistoricityeng
dc.subjectinterdisciplinarityeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleHistoricidade do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca – ES: Uma leitura a partir da obra pedagogia do oprimido de Paulo Freirepor
dc.title.alternativeHistoricity of the Integrated State Center for Rural Education of Águia Branca - ES: A Reading from the work Pedagogy of the Oppressed by Paulo Freireeng
dc.typeDissertaçãopor
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