???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2491
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O ensino dos logaritmos tendo como eixo norteador a historia
???metadata.dc.creator???: Gouvêa, Diuliano Azeredo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lambert, Wanderson José
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem como objetivo chamar a atenção para a importância da História da Matemática no ensino-aprendizado dos logaritmos, buscando apresentar possibilidades de abordagem do tema com um viés histórico. Para atingir esse objetivo, realizamos uma análise de 4 (quatro) livros didáticos, escolhidos pelo PNLD, a fim de verificar como esses livros apresentavam os logaritmos, se havia a presença da História da Matemática nesta abordagem no que acreditamos possa ser mais atrativas e adequadas ao ensino deste importante tópico. Após uma análise não exaustiva, apresentando, com isso, sugestões para que os autores possam melhorar suas obras. Realizamos uma pesquisa de campo, onde aplicamos dois questionários, um destinado para os professores e outro destinado aos alunos. Com o objetivo de obter a opinião desses dois grupos sobre a abordagem dos logaritmos a partir de um viés da história da Matemática e também de verificar a visão que esses dois grupos tem da relação da matemática com sua própria história in loco a história dos logaritmos, assim como abrir caminhos para o surgimento de novas pesquisas. Fizemos também uma breve análise de dissertações correlatas com objetivo de fazer uma leitura do que foi aferido e desenvolvido por colegas que estudaram o mesmo assunto. Por fim analisamos os resultados, demos nossas sugestões a fim de criar uma conclusão sobre o tema abordado.
Abstract: This study aims to present the importance of the history of mathematics for teaching and learning, seeking to provide opportunities for readers to approach the topic with a historical bias, in order to understand what potential that is replaced when under a historical perspective; it would have with respect to the learning process. To achieve this goal, we conducted an analysis of four (4) textbooks, chosen by PNLD in order to see how these books had the logarithms, it was the presence of the History of Mathematics and presenting this approach as this, suggestions for authors to improve their work. Then we conducted a field study where we applied two questionnaires, one designed for teachers and another for students. In order to get the opinion of these two groups on the approach of logarithms from a bias in the history of mathematics and also to check the view that these two groups have the relationship of mathematics with its own history in loco history of logarithms, as well as open avenues for the emergence of new research. Conducted surveys present our methodology for the analysis of the same. We also made a brief analysis of dissertations related in order to make a reading that was measured and developed by colleagues who studied the same order subject. For analyze the results, we gave our suggestions to create a conclusion about the topic
Keywords: História da matemática
Logaritmos
Livro didático de Matemática
History of mathematics
logarithms
Textbook of Mathematics
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: GOUVÊA, Diuliano Azeredo. O ensino dos logaritmos tendo como eixo norteador a historia. 2013. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2491
Issue Date: 17-Jul-2013
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Diuliano Azeredo Gouvêa.pdfDocumento principal3 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.