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dc.creatorPacheco, Acácio de Andrade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0598285241075820por
dc.contributor.advisor1Zaú, André Scarambone-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9561885200662079por
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.referee2Vilani, Rodrigo Machado-
dc.date.accessioned2018-09-20T12:25:53Z-
dc.date.issued2017-07-06-
dc.identifier.citationPacheco, Acácio de Andrade. Mapas esquemáticos como técnica didática de ensino e reflexão sobre Áreas de Preservação Permanente (APP).. 2017. [79 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2458-
dc.description.resumoO Campus Rural de Marabá (IFPA-CRMB) do Instituo Federal de Ciências e Tecnologia do Pará (IFPA) oferece o Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, baseado na pedagogia da alternância, via tema gerador. Os estudantes deste curso estão inseridos em um contexto regional de conflitos agrários e ao evidente incentivo à pecuária como modelo de produção, tendo como consequências o desmatamento de Áreas de Preservação Permanente (APP). Este contexto apresenta-se expresso nas falas significativas que subsidiaram o tema gerador deste curso, a exemplo: (Espero que esse curso possa me capacitar para o mercado de trabalho. Acredito que os alunos vão resolver a falta de infraestrutura, mecanização e de assistência técnica que temos na região). Devido a necessidade de uma Educação do Campo contextualizada e compatível com realidades do campo, surge a necessidade de se desenvolver práticas de ensino que valorizem a investigação, o raciocínio e o modo de vida dos estudantes. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver, aplicar e avaliar o uso de mapas esquemáticos (croquis) como método pedagógico, para compreensão da situação e relevância de espaços territoriais protegidos definidos na Lei 12.651, particularmente, APP, dentro da perspectiva da Educação do Campo e da alternância pedagógica, via tema gerador. Tais procedimentos foram realizados numa perspectiva de estimular a produção de conhecimentos teóricos e práticos para um planejamento produtivo mais concreto das propriedades rurais. Participaram desta pesquisa 70 estudantes, divididos em dois grupos, participantes e não participantes. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, aplicando e avaliando o uso dos croquis como instrumento de ensino. Os resultados apontam que através do uso dos croquis os estudantes visualizaram com mais clareza as principais formas de uso e ocupação dos espaços da propriedade familiar, identificaram as áreas de APP, aplicaram conhecimentos de processos ecológicos e de legislação ambiental às diversas situações.por
dc.description.abstractThe Rural Campus of Marabá (IFPA-CRMB) of the Federal Institute of Science and Technology of the State of Pará (IFPA) offers the Technical Course in Agropecuária Integrated to High School, based on the pedagogy of alternation, via generator theme. The students of this course are inserted in a regional context of agrarian conflicts and the evident incentive to livestock as a model of production, having as consequence the deforestation of Areas of Permanent Preservation (APP). This context is expressed in the significant speeches that subsidized the theme of this course, for example: (I hope that this course can empower me for the job market.) I believe that students will solve the lack of infrastructure, mechanization and technical assistance That we have in the area). Due to the need for a field education that is contextualized and compatible with the realities of the field, there is a need to develop teaching practices that value students' research, reasoning and way of life. In this way, this research aimed to develop, apply and evaluate the use of schematic maps (sketches) as pedagogical method, to understand the situation and relevance of protected territorial spaces defined in Law 12.651, particularly APP, within the perspective of Field Education and pedagogic alternation, via the generating theme. These procedures were carried out with a view to stimulating the production of theoretical and practical knowledge for a more concrete productive planning of the rural properties. Seventy students participated in this study, divided into two groups, participants and non-participants. The methodology used was action research, applying and evaluating the use of sketches as a teaching tool. The results show that, through the use of the sketches, the students visualized more clearly the main forms of use and occupation of the spaces of family property, identified the APP areas, applied knowledge of ecological processes and environmental legislation to the different situations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2018-09-20T12:25:53Z No. of bitstreams: 1 2017 - Acácio de Andrade Pacheco.pdf: 3752604 bytes, checksum: 6a4159ce70935cfecb50ad2e683ac285 (MD5)eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Agrícolapor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectEnsino de Biologiapor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectAgricultural Educationeng
dc.subjectTeaching-Learningeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectBiology Teachingeng
dc.subjectField-Educationeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleMapas esquemáticos como técnica didática de ensino e reflexão sobre Áreas de Preservação Permanente (APP).por
dc.title.alternativeSchematic maps as pedagogical method in teaching and reflection on the importance of Permanent Preservation Areas (APP).eng
dc.typeDissertaçãopor
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