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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Biblioteca e saberes contra a pedagogia das fábricas no Instituto Federal do Amapá - Câmpus de Macapá
Other Titles: Library and knowledge against the pedagogy of the factories in the Federal Institute of Amapá - Câmpus de Macapá
???metadata.dc.creator???: MAGALHÃES, Fábio Luis Diniz de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Monteiro, Rosa Cristina
???metadata.dc.contributor.referee1???: Monteiro, Rosa Cristina
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ericeira, Ronald Clay dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee3???: Oliveira, Ivone Adelina de
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho discute a biblioteca escolar no processo de construção da escola unitária, tendo como pressuposto geral a definição da biblioteca como instrumento alternativo de poder e de liberdade podendo dar contribuições significativas no processo de educação. Tem como aporte teórico, na sustentação do argumento principal, as formulações teóricas de Antonio Gramsci, Pierre Bourdieu, Althusser e Luis Milanesi. Identificamos e demonstramos de que forma a biblioteca pode atuar no sistema de ensino do Instituto Federal do Amapá – câmpus Macapá, contrapondo-se à lógica de reprodução do sistema burguês, contribuindo para alterar o elemento de hegemonia política das classes dominantes. Realizamos uma análise do seu acervo, da sua estrutura e do seu universo de usuários e apresentamos métodos de atuação para que a biblioteca atue no apoio à pesquisa, à leitura, à formação de leitores e a formação geral e humanista dos educandos, assim como no processo de democratização de acesso à cultura e aos saberes construídos pela humanidade. Foi realizada a intervenção educativa da biblioteca através da pesquisa experimental que aplicou questionário aos alunos para verificar a sua visão social e compreensão em relação ao tema da reforma agrária; posteriormente foram disponibilizados aos alunos recursos informacionais: vídeos que foram produzidos pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem - Terra - MST e por pessoas e organizações que defendem a reforma agrária popular, assim como o texto com o título “A questão agrária no Brasil: um enfoque histórico e social” para levar a eles informações sobre o tema abordado; após o uso destes recursos, voltamos a submeter o questionário a fim de comparar os resultados da produção textual. O resultado da pesquisa experimental confirmou que a disponibilização aos alunos de informações por meio de atividades desenvolvida pela biblioteca escolar, pode influenciar na visão de mundo dos educandos e que esta prática educativa é capaz de contrabalançar a formação homogeneizada e homogeneizante praticada pelos aparelhos ideológicos de Estado, assim como diminuir o fosso entre as informações existentes e as informações que são negadas aos educandos pelos sistemas de ensino. Além disto, distribuímos formulários de redação aos educandos que teve por finalidade identificar qual a significação da biblioteca escolar para os educandos do IFAP – câmpus de Macapá. Percebemos que os educandos conseguem compreender muito bem a relação existente entre a biblioteca escolar e o seu processo de formação, vendo esta como um espaço multifacetado.
Abstract: The paper discusses the school library in the unit school construction process, with the general assumption the library definition as an alternative instrument of power and freedom can make significant contributions in the education process. Its theoretical framework in support of the main argument, the theoretical formulations of Antonio Gramsci, Pierre Bourdieu, Althusser and Luis Milanesi. We identify and demonstrate how the library can act in the Federal Institute of Amapá education system - campus Macapá, in contrast to the bourgeois system of reproduction logic, helping to change the political hegemony of the ruling classes’ element. We undertook a review of its assets, its structure and its universe of users and present performance methods for the library to act in support of research, reading, training players and the general and humanistic education of students, as well as democratization of access to culture and knowledge built by mankind. educational intervention of the library was performed by experimental research that applied questionnaire to students to check their social vision and understanding in relation to the issue of agrarian reform; They were later made available to students information resources: videos that have been produced by the Movement of Landless Rural Workers - Terra - MST and by people and organizations that defend popular agrarian reform, as well as the text with the title "The agrarian question in Brazil: a historical and social approach" to bring them information on the proposed theme; after the use of these resources, we return to submit the questionnaire in order to compare the results of textual production. The results of experimental research has confirmed that the availability to students, information through activities developed by the school library, can influence the worldview of students and that this educational practice is able to counteract the homogenized and homogenizing training practiced by the ideological apparatuses State, as well as bridge the gap between existing information and information that are denied to students by education systems. In addition, distributed forms of writing to students that aimed to identify the significance of the school library for students of IFAP - campus of Macapá. We realize that students can understand very well the relationship between the school library and its formation process, seeing this as a multifaceted space.
Keywords: Biblioteca
Educação
Biblioteca
Escola Unitária
Educação
Poder
Library
Education
Library
Unit Schoo
Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MAGALHÃES, Fábio Luis Diniz de. Biblioteca e saberes contra a pedagogia das fábricas no Instituto Federal do Amapá - Câmpus de Macapá. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2438
Issue Date: 14-Dec-2016
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

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