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dc.creatorSilva, Leandro Ferreira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3168041714940378por
dc.contributor.advisor1Damasceno, Allan Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120por
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.referee2Bernardino, Adriana Vasconcelos da Silva-
dc.date.accessioned2018-08-03T18:17:45Z-
dc.date.issued2017-08-03-
dc.identifier.citationSilva, Leandro Ferreira da. Políticas públicas de Educação Inclusiva: Interfaces da Educação Especial na Educação do Campo no município de Conceição do Araguaia-PA. 2017. [120 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2336-
dc.description.resumoTendo como base os dados de matrícula do Censo Escolar, esta pesquisa objetiva caracterizar a implementação de Políticas públicas de Educação Especial no âmbito da Educação Inclusiva, no que se refere às condições de escolarização de estudantes público-alvo da Educação Especial que vivem em projetos de assentamentos da reforma agrária localizados na região de Conceição do Araguaia/PA. Encontramos nos dispositivos legais a relação da Educação Especial na Educação do Campo que favorecem essa interface e nos permitem dialogar com essas duas modalidades. Em um contexto da Amazônia Paraense, a Educação Especial no campo tem uma grande relevância, principalmente por estar em uma região de perfil agrário, o município de Conceição do Araguaia localizado no sul do Pará, figura uma das cidades que possuem o maior número de assentamentos da reforma agrária no Brasil. São 37 (trinta e sete) projetos de assentamentos da reforma agrária, com 4.270 (quatro mil, duzentas e setenta) famílias assentadas. No que se refere a Educação do Campo, cerca de 38% do total de estudantes matriculados na rede municipal estão inseridos nas escolas do Campo. São 08 (oito) escolas do Campo vinculados ao Sistema Municipal de Ensino. No ano 2016, foram cadastrados 71 (setenta e um) estudantes público-alvo da Educação Especial no Censo Escolar no município lócus do estudo. Apesar dos dados oficiais apontarem a existência desta população, é escassa a produção cientifica que aborda essa relação, resultando num silêncio histórico entre essas duas modalidades. Os microdados do Censo Escolar nos ajudam analisar indicadores oficiais da Educação Básica acerca das matrículas dos estudantes público-alvo da Educação Especial que estudam nas regiões urbanas e rurais de Conceição do Araguaia-PA. Com a utilização do software SPSS (Statistics Syntax Editor), extraímos os dados estatísticoseducacionais que são divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Os resultados deste estudo, que foi realizado em uma Escola de Ensino Fundamental da rede pública inserida na maior área de assentamento do município de Conceição do Araguaia-PA, teve como sujeitos: um (1) membro da equipe gestora da escola lócus do estudo, um (1) professor atuante no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e um (1) professor de cada área do conhecimento, a seguir: Códigos e Linguagens; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e da Natureza; necessariamente atuantes em turmas em que estudantes, público-alvo da Educação Especial estejam incluídos. Sobre a fundamentação teórico-metodológico, a mesma se estrutura com base na Teoria Crítica da Sociedade. Nesse sentido recorremos ao pensamento de Theodor Adorno, que se constitui no próprio método da pesquisa, ou seja, os dados levantados dos indicadores oficias foram analisados e discutidos considerando o pensamento do filósofo citado. Nossos resultados apontaram que a Educação Especial em assentamentos do município de Conceição do Araguaia-PA se realiza em condições precárias e, por conseguinte há uma invisibilidade deste público, considerando que nenhuma das escolas do campo até 2016 oferecia o Atendimento Educacional Especializado para o público alvo da Educação Especial. Espera-se que este estudo possa fomentar o debate da construção de Políticas públicas que considerem o direito das pessoas com deficiência, e subsidiem propostas para a produção do conhecimento da região sul da Amazônia Paraense sobre a realidade das condições de vida dos estudantes com deficiência que vivem e estudam no campo.por
dc.description.abstractBased on the enrollment data of the School Census, this research aims to characterize the implementation of Public Policies of Special Education in the scope of Inclusive Education, regarding the conditions of schooling of students targeted by Special Education who live in settlement projects of agrarian reform located in the region of Conceição do Araguaia / PA. We find in the legal provisions the relation of Special Education in the Field Education that favor this interface and allow us to dialogue with these two modalities. In a context of the Paraense Amazon, Special Education in the Field has a great relevance, mainly for being in a region of agrarian profile, the municipality of Conceição do Araguaia located in the south of Pará, it is one of the cities that have the largest number of settlements of agrarian reform in Brazil. There are 37 (thirty-seven) agrarian reform settlement projects, with 4,270 (four thousand, two hundred and seventy) settled families. As far as Field Education is concerned, about 38% of the total number of students enrolled in the municipal network are included in the Campo schools. There are eight (8) Campo schools linked to the Municipal Education System. In the year 2016, 71 (seventy-one) students were registered as Special Education target in the School Census in the municipality of the study. Although official data point to the existence of this population, the scientific production that addresses this relationship is scarce, resulting in a historical silence between these two modalities. The microdata of the School Census help us to analyze official indicators of Basic Education about the enrollments of the special education target students who study in the urban and rural regions of Conceição do Araguaia-PA. With the use of SPSS (Statistics Syntax Editor) software, we extract statistical-educational data that are published by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). The results of this study, which was carried out at a Public School Elementary School located in the largest settlement area of the municipality of Conceição do Araguaia-PA, had as subjects: one (1) member of the management team of the study's locus school, One (1) teacher working in the Specialized Educational Service (AEE) and one (1) teacher from each area of knowledge, as follows: Codes and Languages; Human and Social Sciences; Exact Sciences and Nature; Necessarily acting in classes in which students, target audience of Special Education are included. On the theoreticalmethodological basis, it is structured based on the Critical Theory of Society. In this sense we refer to Theodor Adorno's thought, which is the very method of research, that is, the data collected from the official indicators were analyzed and discussed considering the philosopher's thinking. Our results pointed out that Special Education in settlements in the municipality of Conceição do Araguaia-PA is carried out in precarious conditions and therefore there is an invisibility of this public, considering that none of the rural schools offers specialized educational services for the target audience of Special Education. It is hoped that this study may foster the debate on the construction of Public Policies that consider the right of people with disabilities, and therefore subsidize proposals for the production of knowledge of the southern region of the Amazon Paraense on the reality of the living conditions of students with disabilities. Disabilities who live and study in the field.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2018-08-03T18:17:44Z No. of bitstreams: 1 2017 - Leandro Ferreira da Silva.pdf: 6749285 bytes, checksum: d92cb1b0240e706e2a58105923cd98d9 (MD5)eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectCenso Escolarpor
dc.subjectPolíticas Educacionaispor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectField Educationeng
dc.subjectSchool Censuseng
dc.subjectEducational Policieseng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titlePolíticas públicas de Educação Inclusiva: Interfaces da Educação Especial na Educação do Campo no município de Conceição do Araguaia-PApor
dc.title.alternativeInclusive Education Public Policies: Interfaces of Special Education in Field Education in the municipality of Conceição do Araguaiapor
dc.typeDissertaçãopor
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